7 benefícios de consumir água de gengibre com o estômago vazio

27 de julho de 2017
Apesar de ser conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também é muito adequado para apoiar nossa saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico.

A água de gengibre é um ingrediente natural que, desde a antiguidade, é valorizado por seu alto teor de nutrientes essenciais e poderosos compostos que melhoram muitos aspectos da saúde.

A raiz de gengibre costuma ser usada em muitas culturas com diversas finalidades culinárias, ainda que também seja um alimento que não pode faltar no catálogo de remédios naturais.

Conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que podem ser aproveitadas como complemento para aliviar vários tipos de doenças.

De fato, graças à sua alta concentração de substâncias antioxidantes, hoje é considerada um dos grandes aliados para inibir o dano celular e facilitar a expulsão das toxinas.

O mais interessante é que pode ser adicionada de muitas formas na dieta e suas propriedades são muito benéficas quando ingerida em jejum.

Compartilharemos agora, aqui em nosso espaço, 7 razões para tomar a água de gengibre e uma receita simples para aproveitá-la todos os dias.

1. Melhora a circulação sanguínea

Água de gengibre melhora a circulação sanguínea

O consumo de água de gengibre em jejum é um dos hábitos que contribuem para melhorar a circulação sanguínea quando ela apresenta dificuldades.

Seus teores de magnésio e zinco, além de potássio, ajudam a regular os processos inflamatórios que costumam causar problemas de circulação.

Também diminui a acumulação de colesterol nas artérias e, portanto, ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

Visite também o artigo: Bebidas saborosas para desobstruir as artérias

2. Promove a saúde digestiva

As pessoas que consomem esta bebida todas as manhãs costumam ter menos problemas de indigestão e prisão de ventre.

Isso se deve ao fato de que essa especiaria oferece pequenas quantidades de fibra, um nutriente que facilita o movimento intestinal para conseguir uma ótima eliminação dos rejeitos.

Seus ativos naturais ajudam a controlar o excesso de ácidos no estômago e a acumulação de gases intestinais.

3. Controla a retenção de líquidos

Água de gengibre combate a retenção de líquidos

As propriedades diuréticas e anti-inflamatórias da água de gengibre fazem com que ela seja uma opção natural e saudável para enfrentar a retenção de líquidos.

Seu consumo diário contribui para eliminar os líquidos acumulados nos tecidos e, de quebra, aumenta o nível de energia para impedir reações como a fadiga.

4. Fortalece o sistema imunológico

Tomar esta bebida todos os dias é uma forma simples de proporcionar um extra de nutrientes à saúde imunológica de nosso organismo.

Este hábito ajuda a manter as defesas ativas e, por sua vez, contribui para estimular a produção dos anticorpos que balanceiam os efeitos nocivos dos agentes perigosos.

Seu consumo com o estômago vazio pode prevenir:

  • Infecções urinárias.
  • Tosses e resfriados.
  • Gripe.
  • Infecções vaginais.
  • Doenças autoimunes.

5. Alivia as dores articulares

Água de gengibre alivia as dores articulares

Há centenas de anos o gengibre é usado como um remédio natural contra as dores que afetam os músculos e as articulações.

Seu princípio ativo, o gingerol, conta com efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que favorecem o alívio da região dolorida.

6. Evita as câimbras

As pessoas que costumam ter câimbras musculares podem encontrar um remédio natural e seguro na água de gengibre.

Isso se deve ao seu significativo teor de minerais essenciais que, depois de assimilados, ajudam a regular os eletrólitos do corpo para impedir este tipo de sintomas.

Quer saber mais? Leia: 6 remédios caseiros para combater as câimbras noturnas

7. Previne o envelhecimento precoce

Água de gengibre previne o envelhecimento precoce

Por sua alta concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais, a água de gengibre é uma bebida perfeita para amenizar os efeitos negativos dos radicais livres sobre os tecidos.

Estas substâncias inibem o dano celular e são determinantes na prevenção de doenças crônicas como o câncer, o Alzheimer e a artrite.

Além disso, visto que ajuda a desintoxicar o organismo, seus efeitos também beneficiam a saúde da pele.

Como preparar a água de gengibre em casa?

O preparo de água de gengibre é muito simples e não requer ingredientes caros ou difíceis de adquirir.

Inclusive, basta investir poucos minutos por dia para aproveitar seus benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada (10 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • O suco de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de mel orgânico (25 g)

Preparo

  • Rale a raiz de gengibre até conseguir a quantidade indicada e, a seguir, adicione-a em uma panela com três xícaras de água.
  • Deixe que ferva durante 15 minutos em fogo baixo e adicione o suco de limão.
  • Retire do fogo e, quando estiver a uma temperatura apta para o consumo, sirva e adoce com uma colher de sopa de mel.
  • Tome uma xícara em jejum e, se quiser, repita o consumo até 3 vezes por dia.

Você conhecia os benefícios do gengibre? Agora que sabe o quão bom ele pode ser para o seu corpo, não deixe de consumi-lo, ainda que não se sinta doente.

Recomendados para você