Conjuntivite: Tratamentos naturais

· 14 de agosto de 2013
Tratamentos naturais que podem remediar a conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção no olho que envolve a conjuntiva, ou seja, a membrana que cobre a região branca do olho. Seus sintomas incluem vermelhidão, coceira e sensibilidade à luz e também lacrimejo excessivo, ou fluxo espesso. Assim, essa infecção pode ser causada por vírus, fungos, bactérias ou por causas ambientais.

Os tratamentos caseiros e naturais a base de plantas podem apresentar resultados muito bons no alívio e cura da conjuntivite.

Plantas medicinais

Eufrásia

Pode ajudar a diminuir a vermelhidão e inflamação associadas à conjuntivite. Para isso, prepare uma infusão dessa planta e lave os olhos.

Você pode gostar:

5 remédios caseiros para a dor abdominal

Cúrcuma

Parente do gengibre, o extrato da raiz de cúrcuma pode ajudar a combater infecções e reduzir inflamações das pálpebras, devido aos seus componentes. Além disso, ele também pode reduzir a vermelhidão e irritação comuns à infecção.

Remédios naturais para conjuntivite alérgica e bacteriana

A conjuntivite alérgica pode ser resolvida sem tratamento algum, desde que a reação se produza quando a pessoa é exposta a um alergênico em particular.

Dessa forma, ainda que os sintomas não desapareçam de imediato, eles começarão a desaparecer com a diminuição da exposição à substancia provocadora da alergia.

Compressas úmidas

Molhar um pano com água fria ajuda a reduzir a inflamação das pálpebras e a irritação provocada tanto pela conjuntivite bacteriana quanto pela alérgica.

Além disso, é possível preparar uma infusão de camomila ou eufrásia e umedecer um pano limpo, colocando-o sobre os olhos depois que a infusão esteja fria, o que deve ajudar a reduzir o inchaço.

Você pode gostar:

5 formas de fazer um antitranspirante caseiro e natural

Se os olhos apresentarem uma secreção espessa, provocada pela infecção ou ao acordar com os olhos colados, é válido usar uma compressa úmida e quente sobre as pálpebras fechadas. Dessa forma, poderá eliminar toda a matéria seca e irritante para os olhos, mantendo-os limpos.

Conjuntivite viral

Pode afetar os dois olhos ou limitar-se a um só. Além disso, pode ser consequência de um resfriado ou infecção respiratória. As causas virais mais comuns são os adenovírus, mas ela também pode ser causada por um vírus da herpes simples.

A conjuntivite viral geralmente resolve-se sozinha em dez dias a um mês. Entretanto, se a causa é herpes simplex, é possível fazer uso de medicamentos antivirais. Outros vírus causadores da conjuntivite não respondem a medicamentos, no entanto.

Imagem oferecida por Petr Kratochvil