10 tratamentos de beleza que podem regenerar o colágeno da pele

Hoje existem meios para regenerar o colágeno da pele e conseguir uma aparência mais jovem. No entanto, o mais importante para prolongar a juventude é ter um estilo de vida saudável.
10 tratamentos de beleza que podem regenerar o colágeno da pele

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 09 agosto, 2022

A regeneração do colágeno na pele é a obsessão de mais de um cosmetologista e de algumas pessoas. Não poderia ser de outra forma, se tivermos em conta que este é um componente fundamental para manter a elasticidade e a firmeza da pele.

O problema é que o corpo gradualmente deixa de produzir essa substância. Em outras palavras, seu processamento interno fica mais lento com a idade. É por isso que se tornou tão importante encontrar e implementar novas estratégias para regenerar o colágeno na pele.

Tratamentos para regenerar o colágeno na pele

O colágeno é uma proteína que cumpre o papel de dar estrutura e força aos ossos, pele e outros tecidos. A partir dos 20 anos começa a se perder, a uma taxa de 1% ao ano. O resultado é uma pele mais marcada pelos sinais de envelhecimento.

Atualmente existem vários tratamentos para regenerar o colágeno da pele. Os seguintes são os mais conhecidos.

1. Terapia de luz vermelha

A luz vermelha é um tipo de energia cuja faixa espectral está entre 620 a 700 nanômetros. Isso é considerado útil para facilitar a cicatrização, reparo e promoção do rejuvenescimento da pele. Atinge uma profundidade de 8 a 10 milímetros, permitindo que penetre na derme.

Um estudo realizado em 2013 descobriu que a terapia de luz vermelha regenera o colágeno na pele. Especificamente, ele restaura os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção dessa substância. Também é considerado útil para reverter a queda de cabelo.

2. Microagulhamento

Trata-se de um tratamento realizado com aparelho dotado de minúsculas agulhas. Ele se move sobre a pele e causa pequenos furos na camada superior. Ao criar essas feridas, o corpo aumenta a produção de colágeno para repará-las.

Uma pesquisa publicada na Plastic and Reconstructive Surgery indicou que aqueles que se submeteram a este tratamento mostraram um aumento acentuado de colágeno e elastina após 6 meses. Também foram reduzidas cicatrizes, rugas e estrias.

3. Peelings químicos e a laser

Existem muitos tipos de peelings, tanto químicos como a laser. Eles são usados para tratar vários problemas de pele, especialmente rugas e hiperpigmentação.

A maioria deles causa secura, vermelhidão e irritação. Enquanto o corpo trabalha para resolver esses distúrbios, ele também trabalha para regenerar o colágeno da pele.

Peeling químico para regenerar o colágeno da pele.
Os peelings esfregam a camada superficial da pele, tirando alguns milímetros de espessura da epiderme.

4. Microcorrentes

O tratamento com microcorrentes também é uma forma de regenerar o colágeno da pele. No entanto, uma advertência deve ser feita.

Isso funciona melhor na pele que está começando a mostrar sinais de envelhecimento. Ele aumenta o nível de colágeno e aumenta a flexibilidade da pele. Na pele madura não causam um efeito maior.

5. Injeções de plasma

As injeções de plasma rico em plaquetas promovem o crescimento e a regeneração celular. O método consiste em colocar as plaquetas em pontos específicos, como as pálpebras inferiores ou as rugas da boca.

A partir de então, as plaquetas atuam nessas áreas como se fossem feridas. Portanto, eles promovem seu reparo. Ao mesmo tempo, essas injeções são ricas em fatores de crescimento, que estimulam a reprodução dos fibroblastos.

6. Cremes e soros

Um grande número de cremes inclui colágeno como um de seus componentes. Os soros prometem a regeneração dessa substância. Eles podem ser confiáveis? A resposta é sim.

De modo geral, você deve combiná-lo com um protetor solar. Também com retinóides, uma vez que cancelam a colagenase, uma enzima que destrói o colágeno.

7. Suplementos de colágeno

Os suplementos de colágeno mostraram alguma eficácia. No entanto, não tanto quanto é frequentemente elogiado.

Dois aspectos devem ser levados em consideração. A primeira é que você deve adquirir suplementos certificados e de excelente qualidade. A segunda é que não se devem esperar resultados extraordinários.

8. Mesoterapia facial

É um tratamento no qual são aplicadas vitaminas, ácido hialurônico e outras substâncias com o objetivo de rejuvenescer e restaurar a pele. A aplicação é feita com agulha muito fina, de forma que não haja dor. Cada sessão dura 20 minutos.

9. Atividade física

Embora a atividade física não seja um tratamento de beleza como tal, ela ajuda a regenerar o colágeno da pele. O ato de suar aumenta a produção do hormônio do crescimento. Isso, por sua vez, estimula os fibroblastos a produzir mais colágeno.

Um estudo publicado na PloS ONE observou que o treinamento de força e o treinamento intervalado parecem ser os mais eficazes. A prática do Yoga também contribui, pois reduz o estresse.

10. Fios de sustentação

Na verdade, existem muitos outros tratamentos para regenerar o colágeno da pele. Mencionaremos mais um que não pode ficar de fora deste relatório.

É sobre os fios de sustentação. A técnica consiste na implantação de pequenos fios de polidioxanona (PDO) na pele. Promovem a produção natural de colágeno, ao mesmo tempo que criam tensão na pele para dar a sensação de que não há rugas.

Levantamento com fios tensores.
Os fios de sustentação são colocados com técnica cirúrgica, seguindo as linhas naturais do rosto.

O colágeno e sua regeneração

O colágeno dá origem a fibras que são fortes e flexíveis e estão presentes em muitas áreas do corpo, incluindo a pele. Essas fibras são tensas, mas com o passar dos anos, elas se entrelaçam e perdem elasticidade. O resultado são rugas.

Os fatores que mais afetam esse processo são a exposição ao sol, alimentação inadequada, falta de hidratação, consumo de tabaco e álcool e estresse. O normal é que por volta dos 35 anos o impacto começa a ser visto no rosto.

Estima-se que uma mulher terá perdido cerca de metade de todo o colágeno aos 50 anos. Os homens tendem a ter menos perdas. Isso leva a uma diminuição da espessura da derme.

Os tratamentos para regenerar o colágeno da pele têm vários graus de eficácia. No entanto, eles são aprimorados quando acompanhados por um estilo de vida saudável.

O envelhecimento, com tudo o que isso acarreta, é inevitável. Mas esse processo pode ser retardado se os hábitos corretos forem adotados.

Pode interessar a você...
Óleo de tanaceto azul: usos para a beleza da pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Óleo de tanaceto azul: usos para a beleza da pele

O óleo de tanaceto azul é uma substância que vem ganhando muita popularidade, embora a ciência ainda não apoie todas as suas propriedades. Entenda!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Wunsch A, Matuschka K. A controlled trial to determine the efficacy of red and near-infrared light treatment in patient satisfaction, reduction of fine lines, wrinkles, skin roughness, and intradermal collagen density increase. Photomed Laser Surg. 2014 Feb;32(2):93-100. doi: 10.1089/pho.2013.3616. Epub 2013 Nov 28. PMID: 24286286; PMCID: PMC3926176.
  • Aust MC, Fernandes D, Kolokythas P, Kaplan HM, Vogt PM. Percutaneous collagen induction therapy: an alternative treatment for scars, wrinkles, and skin laxity. Plast Reconstr Surg. 2008 Apr;121(4):1421-1429. doi: 10.1097/01.prs.0000304612.72899.02. PMID: 18349665.
  • Sellami M, Dhahbi W, Hayes LD, Padulo J, Rhibi F, Djemail H, et al. (2017) Combined sprint and resistance training abrogates age differences in somatotropic hormones. PLoS ONE 12(8): e0183184. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0183184.
  • Schoenfeld, P. (2020). Colágeno: Rejuvenece tu piel, fortalece las articulaciones, y siéntete más joven gracias a la dieta que aumenta la producción y el consumo de colágeno. EDITORIAL SIRIO SA.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.