Tendinite: conheça tratamentos naturais
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Muitas pessoas sofrem de tendinite em lugares distintos do corpo, como no cotovelo, no calcanhar, no ombro ou no pulso, entre outros. No entanto, muitas pessoas afetadas pela tendinite só identificam uma dor e não sabem qual é sua causa nem seu tratamento.
A tendinite pode ser causada por uma lesão, como acontece normalmente com os atletas, ou por sobrecargas nos tendões pouco alongados. A seguir, apresentaremos alguns remédios para tratá-la de forma eficaz e natural.
Como identificar a tendinite
O principal sintoma da tendinite é a dor, a qual se localiza ao longo do tendão, geralmente próximo a uma articulação. Esta dor geralmente piora quando se realiza exercícios.
Se tivermos uma dor localizada em um tendão que se repete diariamente, devemos procurar um médico. Ele examinará e realizará os exames pertinentes.
Posto que geralmente o problema não melhore facilmente, a seguir, apresentamos alguns remédios naturais com efeitos anti-inflamatórios e sem efeitos colaterais.
Alimentação adequada
Existem alguns nutrientes imprescindíveis para tratar a tendinite naturalmente. Podemos consumi-los através dos alimentos e/ou através de suplementos naturais.
- Vitamina C: podemos consumir alimentos ricos em vitamina C (cítricos, kiwi, framboesa, morango, mamão) ou ingeri-la como suplemento.
- Magnésio: ajuda a criar colágeno, fundamental para o esqueleto, tendões e para as cartilagens. Pode ser consumido nos alimentos (cacau, verduras de folha verde, banana, frutos secos e sementes) ou como suplemento, em forma de citrato de magnésio ou cloreto de magnésio.
- Vitamina E: a vitamina E é um antioxidante que protege o tecido corporal do dano causado por substâncias chamadas radicais livres. É encontrada em vegetais de folha verde (brócolis, espinafre), sementes, no gérmen de trigo, na levedura de cerveja e na gema do ovo.
- Bioflavonóides: os bioflavonóides ou vitamina P atuam como antioxidantes já que ajudam a vitamina C a manter nossos níveis de colágeno equilibrados. Podemos encontrá-los nos cítricos, principalmente nas cascas, por isso recomendamos adicionar a casca de limões e laranjas ecológicas em saladas, sobremesas ou sucos.
Aprenda: 5 exercícios recomendados para prevenir a tendinite
Emplastros caseiros
Podemos preparar emplastros caseiros com ervas medicinais para aliviar os sintomas da tendinite. Usamos as seguintes plantas:
- Confrei (Symphitum Officinale): possui importantes efeitos benéficos sobre todo tipo de contusões e fraturas, já que é uma grande regeneradora de tecidos, mas deve ser sempre aplicada externamente, já que seu uso interno é tóxico.
- Cúrcuma (Curcuma Longa): possui importantes efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Também podemos consumi-la nas refeições.
- Arnica (Arnica Montana): um dos anti-inflamatórios naturais mais conhecidos.
Como usar essas plantas
- Essas plantas devem ser usadas preferencialmente frescas.
- As trituramos e aplicamos diretamente na área a ser tratada.
- Devem ser cobertas com uma gaze sem apertar.
- Se obtivermos elas secas, colocamos para cozinhar com pouquíssima água.
- Aplicamos igualmente na pele, cobrindo-as com um pano para que não pinguem.
Destas plantas destacamos especialmente a Arnica. É, possivelmente, a mais conhecida entre os atletas e as pessoas que sofrem de problemas inflamatórios devido ao seu amplo uso na medicina natural e homeopatia por seu poder anti-inflamatório.
Encontramos esta planta na forma de creme, tintura, homeopatia, etc.. Se optarmos por tomá-la, devemos procurá-la como Arnica Montana 9 CH:
- Tome três bolinhas debaixo da língua, três vezes ao dia, separadas das refeições, bebidas e sabores fortes e mentolados (chiclete, creme dental, etc.).
Leia também: 7 plantas medicinais para cuidar da saúde óssea
Cataplasmas de argila
Os cataplasmas de argila são um remédio antigo muito útil para aliviar dores causadas por inflamações. Podemos usar argila verde ou vermelha, que misturaremos com água morna até conseguir uma pasta untuosa.
Também podemos usar, ao invés de água, a infusão de alguma das plantas medicinais que comentamos anteriormente.
Aplique o cataplasma por pelo menos 20 minutos. Depois, lave bem com água morna.
Estes cataplasmas de argila devem ser feitos uma ou duas vezes por semana.
Imagens: Cortesia de Matt Lavin e DorteF.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Almekinders, L. C. (1998). Tendinitis and other chronic tendinopathies. The Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. https://doi.org/10.5435/00124635-199805000-00003
- Sharma, P., & Maffulli, N. (2005). Tendon injury and tendinopathy: Healing and repair. Journal of Bone and Joint Surgery – Series A. https://doi.org/10.2106/JBJS.D.01850
- Curtis, L. (2016). Nutritional research may be useful in treating tendon injuries. Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.nut.2015.12.039
- Xu Y, Murrell GA. The basic science of tendinopathy. Clin Orthop Relat Res. 2008;466(7):1528–1538. doi:10.1007/s11999-008-0286-4
- Xu Y, Murrell GA. The basic science of tendinopathy. Clin Orthop Relat Res. 2008;466(7):1528–1538. doi:10.1007/s11999-008-0286-4
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.