Tratamento para fortalecer os ossos e as articulações
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Para fortalecer os ossos e as articulações não é preciso recorrer à medicina de laboratório como único recurso. Felizmente, existem outras alternativas naturais. Elas podem ser utilizadas como complemento ou como tratamento principal, dependendo do caso.
Dado que os ossos e as articulações são o suporte do corpo, é importante dar atenção aos incômodos e dores que se apresentam neles para que não afetem o desenvolvimento de nossas atividades diárias e nem se prolonguem no tempo. Desta forma, evitamos as limitações e a redução de nossa qualidade de vida.
É preciso levar em conta que o organismo sofre uma deterioração progressiva conforme os anos avançam. Com frequência as dores nos ossos e articulações surgem como consequência de um processo inflamatório, infecções, traumatismos e uma ampla variedade de doenças crônicas.
Embora estes sintomas possam variar, o normal é que surjam em algum momento da vida. Quando isso acontece, após consultar um especialista, é possível recorrer a vários métodos para fortalecer os ossos e as articulações.
Tanto se você tem uma receita médica quanto nos casos em que não, a maioria das alternativas consistem na soma de bons hábitos de vida e remédios de origem natural, que ajudam a prevenir complicações.
Na natureza podemos encontrar diversas fontes muito benéficas para a saúde. Muitos dos remédios comerciais são baseados em ingredientes naturais ou, pelo menos, procuram incluir algum deles em sua composição. Este é o caso de plantas, sementes, óleos, etc.
Uma opção natural
A seguir, propomos uma opção de tratamento natural para fortalecer os ossos e as articulações que contém ingredientes anti-inflamatórios e antioxidantes que, após serem assimilados no organismo, fortalecem os ossos e minimizam dores nas articulações. Para isso, são combinadas as propriedades de certas sementes com ingredientes como: mel, uvas-passas e gelatina, que proporcionam uma fonte de nutrientes capazes de reduzir a inflamação e os incômodos.
Por outro lado, esta opção de tratamento natural se destaca por seu alto teor de enzimas naturais, fibras e aminoácidos, cuja absorção fortalece os ossos e as articulações e diminui a recorrência das dores. Também oferece os seguintes benefícios:
- Cálcio e magnésio, minerais essenciais que ajudam a manter a densidade óssea, sobretudo quando tendemos a sofrer desgastes.
- Oferece pequenas quantidades de potássio, um dos nutrientes que equilibra os níveis de sódio e ajuda a evitar a retenção de líquidos.
- Conta com uma quantidade importante de ácidos graxos ômega 3 que, como muitos sabem, ajuda a reduzir a inflamação dos tecidos e os problemas circulatórios.
- Suas proteínas de alto valor biológico, além de suas vitaminas e antioxidantes, ajudam a manter a produção de colágeno para proteger as articulações.
- Além disso, o tratamento natural é energizante quando se mantém uma ingestão regular e organizada. Desta forma, seu efeito ajuda a melhorar o rendimento físico e mental ao longo do dia.
Receita para fortalecer os ossos e as articulações
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de sementes de abóbora
- 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
- 2 colheres de sopa de gelatina sem sabor
- 5 colheres de sopa de sementes de linhaça
- 3 colheres de uvas-passas
- 1 xícara de mel
Preparo
- Em primeiro lugar, colocaremos as sementes dentro do liquidificador e acrescentaremos a gelatina sem sabor junto com as passas e o mel.
- Logo, ligaremos o liquidificador na velocidade máxima e processaremos todos os ingredientes durante 2 ou 3 minutos, até obter uma mistura homogênea, sem pedaços.
- Quando estiver pronta, coloque a mistura em um recipiente com tampa e armazene na geladeira.
Modo de consumo
- Tomar, preferivelmente, em jejum.
- Repetir a dose antes do almoço e, se quiser, também antes de jantar.
- Manter esta rotina por um período de tempo considerável para que faça efeito.
- Este remédio pode ser diluído em meia xícara de água morna para facilitar seu consumo.
- Conservar na geladeira (durante dois meses no máximo).
Outras recomendações
Para otimizar os resultados deste tratamento natural, é necessário manter bons hábitos alimentares. Neste sentido, também é aconselhável:
- Limitar o consumo de refrigerantes, fast food, sódio e açúcar.
- Aumentar as porções de frutas, vegetais, carnes magras e cereais integrais.
- Consumir leites vegetais (preferivelmente enriquecidos com cálcio e magnésio) para fortalecer os ossos e as articulações.
- Se você sofre de inflamação e retenção de líquidos, assegure-se de tomar muita água e bebidas diuréticas.
- Por último, e não menos importante, complemente a alimentação com um plano de exercícios físicos de acordo com a sua necessidade e capacidade física.
Você sente dor e peso nas articulações? Tem medo de sofrer de doenças ósseas? Anime-se a preparar este remédio natural em casa. Ele será um grande aliado para se manter forte e saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Moskowitz RW, “Role of collagen hydrolysate in bone and joint disease”, Semin Arthritis Rheum. 2000 Oct;30(2):87-99.
- Koitaya N, Sekiguchi M, Tousen Y, Nishide Y, Morita A, Yamauchi J, Gando Y, Miyachi M, Aoki M, Komatsu M, Watanabe F, Morishita K, Ishimi Y., “Low-dose vitamin K2 (MK-4) supplementation for 12 months improves bone metabolism and prevents forearm bone loss in postmenopausal Japanese women”, J Bone Miner Metab. 2014 Mar;32(2):142-50.
- Jennings A, MacGregor A, Spector T, Cassidy A, “Amino Acid Intakes Are Associated With Bone Mineral Density and Prevalence of Low Bone Mass in Women: Evidence From Discordant Monozygotic Twins”, J Bone Miner Res. 2016 Feb;31(2):326-35.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.