Tratamento da incontinência urinária com plantas
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
São muitas as pessoas que, por diferentes causas, sofrem de incontinência urinária. Esta condição, apesar de costumar ser tratada principalmente com medicina alopática e em alguns casos até cirúrgica, também pode ser melhorada com medicina natural.
Por isso neste artigo poderá descobrir 5 remédios naturais para aliviar sua incontinência urinária.
O que é a incontinência urinária?
A incontinência urinária se trata de um transtorno que acontece quando a pessoa é incapaz de controlar o escape da urina através da uretra, que é o conduto que permite que a urina saia do corpo a partir da bexiga. Isso pode acontecer em algumas ocasiões ou pode ser que em momento algum seja possível reter a urina. Há vários tipos de incontinência urinária:
Incontinência de esforço
Alguma vez já te aconteceu que ao tossir, espirrar, rir ou fazer exercício algumas gotas de urina escaparam? Se a resposta for afirmativa, pode se tratar de uma incontinência urinária de esforço. Esta acontece quando os músculos pélvicos se enfraquecem.
Este tipo de incontinência é mais comum nas mulheres que sofrem de prolapso da pelve ou que tiveram mais de um parto vaginal.
Incontinência imperiosa
A pessoa sente a necessidade urgente e repentina de urinar mas não tem tempo o suficiente de chegar ao banheiro porque a bexiga se contrai em momentos impróprios e a urina escapa.
Isso pode acontecer por problemas dos nervos do aparelho urinários, os músculos pélvicos e a capacidade da pessoa de responder diante da necessidade de urinar.
Incontinência por transbordamento
Há pessoas que sentem que não conseguem esvaziar a bexiga completamente quando urinam. Isso faz com que logo depois de urinar se apresente um gotejamento constante.
Ocorre uma sensação de ter a bexiga muito cheia, ainda que o volume de urina seja pequeno.
Incontinência mista
Se a pessoa apresenta mais de um tipo de incontinência urinária, se fala então de incontinência mista. Neste caso, as causas podem ser múltiplas e as formas nas quais se apresenta compreendem qualquer uma das mencionadas anteriormente.
Leia também: Incontinência urinária: hábitos para controlá-la
5 remédios com plantas para tratar a incontinência
Diante da crescente demanda de métodos alternativos de prevenção e tratamento de doenças e transtornos médicos, são cada vez mais os remédios caseiros que se recomendam.
1. Tanchagem
Esta é uma receita de baixo custo, que com certeza será de grande utilidade, principalmente no caso de incontinência urinária em crianças. Dependendo da idade, pode-se dar uma xicara, se for uma criança muito pequena, ou duas xícaras, se for uma criança maior.
Ingredientes
- 1/2 xícara de folhas de tanchagem frescas (55 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
- Mel ou algum outro adoçante (a gosto)
O que fazer?
- Primeiramente, esquente a água junto com as folhas de tanchagem em fogo baixo e deixe ferver.
- Em seguida, depois de 3 ou 4 minutos de cozimento, retire do fogo e deixe esfriar.
- Por fim, filtre e adoce com mel a gosto.
2. Cavalinha
A cavalinha é um arbusto cujas folhas têm propriedades medicinais. A planta tem usos altamente difundidos na medicina natural, pois suas propriedades depurativas e adstringentes aliviam o mal-estar das vias urinárias, dentre muitos outros benefícios.
Ingredientes
- 1/2 xícara de cavalinha (55 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
- Mel ou similar
O que fazer?
- Primeiramente, faça uma infusão com a planta em uma xícara de água quente durante 5 ou 10 minutos.
- Em seguida, filtre e deixe esfriar.
- Por fim, adoce a gosto e sirva.
3. Mistura de ervas
Podemos aproveitar as propriedades de diferentes plantas em uma única infusão para aliviar os sintomas desta doença. Além disso, pode-se adquiri-las facilmente e a um custo baixo. Recomenda-se uma xícara pela manhã, em jejum.
Ingredientes
- 2 xícaras de androsemo (ou mijadeira) (30 g)
- 2 colheres de sopa de milefólio (30 g)
- 1 colher de sopa de raízes de potentila (15 g)
- 2 colheres de sopa de cavalinha (30 g)
- 4 xícaras de água (1 litro)
- Mel ou estévia
O que fazer?
- Primeiramente, misture todas as ervas em um recipiente, adicione água fervendo e deixe infusionar durante 10 minutos.
- Por fim, após o tempo indicado, filtre e adoce com estévia ou mel.
Veja também: Câncer de bexiga: 7 sinais que devemos ficar atentos
4. Erva-doce
Esta planta favorece a expulsão de toxinas pela urina, assim como combate o mal-estar geral e as dores espasmódicas. Também pode ser muito boa no tratamento da incontinência urinária através de infusões.
Ingredientes
- 1 copo de leite quente (200 ml)
- 1 colher de sopa de sementes de erva-doce (15 g)
- 2 colherinhas de xarope de açúcar (10 ml)
Para preparar o xarope, dilua 4 colheres de açúcar em 1 copo de água.
O que fazer?
- Primeiramente, misture as sementes de erva-doce e o xarope de açúcar no leite morno.
- Em seguida, beba uma ou duas vezes ao dia para aliviar a incontinência.
5. Canela
As propriedades adstringentes da canela são muito adequadas para tratar a incontinência noturna. Antes de se deitar, pode ser de grande ajudar criar o hábito de mastigar um pedacinho de canela para prevenir a incontinência urinária. Também pode fazer uma infusão de canela.
Ingredientes
- 3 raminhos de canela pequenos
- 2 xícaras de água (500 ml)
- Mel ou estévia
O que fazer?
- Primeiramente, adicione na água os raminhos de canela em fogo baixo até que ferva.
- Em seguida, filtre e deixe esfriar.
- Por fim, adoce a gosto.
Antes de começar a se automedicar, é muito importante consultar um médico de confiança se suspeitar que tem incontinência. Lembre-se que o tratamento dependerá do tipo de incontinência urinária que possa estar sofrendo.
As soluções naturais são de grande ajuda para começar um processo de cura junto com o médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Robles, J. E. (2006). La incontinencia urinaria. Anales Del Sistema Sanitario de Navarra.
- Verdejo Bravo, C. (2010). Incontinencia urinaria. Revista Espanola de Geriatria y Gerontologia. https://doi.org/10.1016/j.regg.2010.05.004
- A. Schröder, P. Abrams (co‑presidente), K‑E. Andersson, W. Artibani, C.R. Chapple, M. J., & Drake, C. Hampel, A. Neisius, A. Tubaro, J. W. T. (presidente). (2009). Guía clínica sobre la incontinencia urinaria. European Association of Urology 2010.
- Chiang M, Susaeta C, Valdevenito S, Rosenfeld V. Incontinencia urinaria. Revista Médica Clínica Las Condes. 2013; 24(2): 219-227.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.