Tosse noturna em crianças: como tratá-la

A tosse em crianças é uma das condições mais consultadas pelos pais no pediatra. Portanto, aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas à noite.
Tosse noturna em crianças: como tratá-la

Última atualização: 17 Maio, 2021

A tosse noturna em crianças é muito comum. A criança leva sua vida diária sem tossir, mas quando a noite chega, uma tosse persistente a incomoda, não a deixa dormir, talvez até cause vômito. Diante disso os pais ligam o alerta.

A tosse é um reflexo fisiológico, isto é uma resposta involuntária do organismo, que por meio de uma expiração violenta tenta expulsar o muco, a poeira, ou outras partículas que estão nas vias respiratórias.

Uma criança em idade escolar saudável, sem história de infecções respiratórias, pode tossir até 34 vezes por dia. No entanto, a tosse é uma das causas mais frequentes na prática pediátrica diária, e geralmente não necessita de tratamento médico. Tudo isso é apontado neste artigo publicado na Revista Española de Pediatría.

Por que a tosse ocorre?

Infecção dos pulmões
As infecções respiratórias são comuns nessa idade.

Os receptores da tosse estão localizados no trajeto das vias aéreas, da laringe até os brônquios. Eles são estimulados pela presença dos seguintes fatores:

  • Infecções respiratórias de alto risco, como rinite, rinofaringite, laringite e resfriado.
  • Hiperreatividade brônquica.
  • Asma e alergias.
  • Doença do refluxo gastroesofágico.

Durante o dia, muitas crianças tossem de vez em quando, mas na hora de dormir não param. Isso porque durante o dia a criança está em pé e em movimento, de modo que o muco também está se movendo, e há menos tosse.

Mas quando deitam, as vias aéreas ficam mais congestionadas, pois o muco fica alojado no mesmo lugar. A congestão e a postura secam o muco e as vias aéreas, razões pelas quais a tosse não se detém.

Como tratar a tosse noturna nas crianças?

A tosse noturna nas crianças pode ser muito aflitiva quando persiste por muito tempo e pode indicar alguma doença mais séria. Tem um impacto negativo no sono, na atividade diária, e afeta a qualidade de vida da criança e de seus pais.

E isso é evidenciado por este estudo publicado na revista Cough. Mas geralmente pode ser aliviado em casa, seguindo algumas recomendações.

Evite um ambiente muito seco

Você tem que fornecer umidade para o quarto da criança. Os umidificadores são muito úteis, mas devem ser bem limpos e cuidados. Se você tiver aquecimento em casa, certifique-se de que não seja muito alto e coloque um recipiente com água em cima do radiador para adicionar umidade ao ambiente.

Ajude a diluir o muco para aliviar a tosse noturna em crianças

Para que o muco fique mais fluido e possa ser expelido com mais facilidade, é importante que o pequenino se hidrate. Conseguir isso é tão simples quanto dar a ele um copo d’água. Você também pode oferecer água de coco ou algumas combinações de suco de frutas.

Dormir semi-sentado

Como a posição horizontal ao dormir intensifica a tosse noturna nas crianças, você pode tentar fazê-las dormir semi-sentadas. Levante um pouco a cabeceira da cama, ou ponha algumas almofadas.

Melhorar a respiração nasal

Se houver muco espesso, pode-se fazer lavações com uma solução salina. Não é agradável para as crianças, mas é muito eficaz. Podem-se utilizar soluções ​​em spray ou gotas. Da mesma forma, você também pode massagear o peito da criança (desde que tenha mais de 2 anos) com uma mistura de óleos essenciais.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 10 gotas de óleo essencial de olíbano
  • ½ copo de óleo de amêndoa doce (100 ml)

O que deve fazer?

  • Misture bem todos os óleos em um recipiente.
  • Coloque uma pequena quantidade nas mãos e massageie o peito da criança para aliviar o congestionamento.

Aliviar a secura da garganta

Vários estudos, como este trabalho realizado por pesquisadores da Universidade Norbert Wiener, indicam que o mel acalma a tosse seca. Portanto, você pode dar ao seu filho uma colher de chá antes de dormir ou quando a tosse começar. Você também pode diluir em um pouco de leite morno.

Um remédio da vovó: a cebola

Cebola: remédio natural
Existem muitos remédios naturais, embora sua eficácia não seja comprovada.

É popularmente considerado que uma das formas eficazes de aliviar a tosse noturna em crianças é colocar uma cebola picada ao lado da cama.

Dizem que esse remédio é eficaz porque a cebola é rica em polifenóis, o anti-histamínico natural que pode aliviar os efeitos das alergias e desinflar as vias respiratórias, mas no momento não há evidências científicas suficientes para confirmar sua eficácia.

Evite automedicação

Em geral, a tosse noturna em crianças não requer o uso de drogas de qualquer tipo . Porém, se você tiver dúvidas, consulte o seu pediatra. Os medicamentos de venda livre nas farmácias são contra-indicados para crianças menores de dois anos, pois contêm codeína, dextrometorfano ou cloperastina, que podem ter efeitos colaterais em crianças.

Evite a automedicação

Geralmente, a tosse noturna nas crianças não requer o uso de medicamentos de qualquer tipo. Se você tiver alguma dúvida, consulte o pediatra. Medicamentos sem receita nas farmácias são contraindicados para crianças menores de dois anos de idade. Estes contêm codeína, dextrometorfano ou cloperastina, que podem ter efeitos colaterais prejudiciais.

Sobre tosse noturna em crianças

É muito comum que, quando a criança começa no jardim de infância ou pré-escola, surjam episódios de tosse decorrentes de infecções respiratórias. Do ponto de vista médico, a tosse é considerada crônica se persistir por mais de 4 semanas.

Se o pequeno, além de tossir, tiver dificuldades respiratórias e problemas para dormir, é preciso consultar o pediatra. Também é importante que os irritantes ambientais, como fumaça de cigarro e produtos químicos de limpeza, sejam removidos de casa.

Pode interessar a você...
Como curar a tosse seca em crianças   
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como curar a tosse seca em crianças  

Embora a tosse seja um mecanismo de defesa do corpo humano, se a tosse seca na criança for persistente e não diminuir, deveremos ir a um especialis...