Tosse noturna em crianças: como tratá-la

· 17 de novembro de 2018
Você sabia que algo tão simples como levantar a cabeceira da cama, ou colocar algumas almofadas para que durmam em posição semissentada, pode ajudar a aliviar a tosse noturna em crianças?

A tosse noturna em crianças é muito comum. A criança leva sua vida diária sem tossir, mas quando a noite chega, uma tosse persistente a incomoda, não a deixa dormir, talvez até cause vômito. Diante disso os pais ligam o pisca-alerta.

A tosse é um reflexo fisiológico, isto é uma resposta involuntária do organismo, que por meio de uma expiração violenta tenta expulsar o muco, a poeira, ou outras partículas que estão nas vias respiratórias.

Uma criança em idade escolar saudável, sem história de infecções respiratórias, pode tossir até 34 vezes por dia! No entanto, a tosse é uma das causas mais frequentes na prática pediátrica diária, e geralmente não necessita de tratamento médico.

Por que a tosse ocorre?

Os receptores da tosse estão localizados no trajeto das vias aéreas, da laringe até os brônquios. Eles são estimulados pela presença dos seguintes fatores:

  • Infecções respiratórias de alto risco, como rinite, rinofaringite, laringite e resfriado.
  • Hiper-reatividade brônquica.
  • Asma e alergias.
  • Doença do refluxo gastroesofágico.

Durante o dia, muitas crianças tossem de vez em quando, mas na hora de dormir não param. Isso porque durante o dia a criança está em pé e em movimento, de modo que o muco também está se movendo, e há menos tosse. Mas quando deitam, as vias aéreas ficam mais congestionadas, pois o muco fica alojado no mesmo lugar. A congestão e a postura secam o muco e as vias aéreas, razões pelas quais a tosse não se detém.

Leia este artigo: Alivie a tosse e o resfriado com uma infusão de tomilho, limão e mel

Como tratar a tosse noturna nas crianças?

A tosse noturna nas crianças pode ser muito aflitiva quando persiste por muito tempo e pode indicar alguma doença mais séria. Tem um impacto negativo no sono, na atividade diária, e afeta a qualidade de vida da criança e de seus pais. Mas, geralmente pode ser tratada em casa, seguindo as seguintes recomendações.

Evite ambientes muito secos: você deve fornecer umidade ao ambiente do quarto da criança. Os umidificadores são muito úteis, mas devem ser limpos e bem cuidados. Se usarmos aquecimento, devemos garantir que não seja muito forte, e sempre colocar um recipiente com água em cima do radiador, para fornecer umidade ao ambiente.

Fluidificar o muco

Como tratar a tosse noturna nas crianças?

Para que o muco seja mais fluido e possa ser expelido mais facilmente, é importante que a criança esteja hidratada. Conseguir isso é tão simples quanto tomar água. Você também pode dar água de coco, ou combinações ricas de sucos de frutas.

Dormir semi-sentado

Como a posição horizontal ao dormir intensifica a tosse noturna nas crianças, você pode tentar fazê-las dormir semi-sentadas. Levante um pouco a cabeceira da cama, ou ponha algumas almofadas.

Melhorar a respiração nasal

Se houver muco espesso, pode-se fazer lavações com uma solução salina. Não é agradável para as crianças, mas é muito eficaz. Podem-se utilizar soluções ​​em spray ou gotas.

Além disso, você também pode massagear o peito da criança (desde que tenha mais de 2 anos) com uma mistura de óleos essenciais.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 10 gotas de óleo essencial de incenso
  • ½ copo de óleo de amêndoa doce (100 ml)

O que deve fazer?

  • Misture bem todos os óleos em um recipiente.
  • Coloque uma pequena quantidade nas mãos e massageie o peito da criança para aliviar o congestionamento.

Não perca: Como tomar própolis ao sentir os primeiros sintomas de gripe e resfriado

Aliviar a secura da garganta

Dicas para tratar a tosse noturna nas crianças: use cebola

Está provado que o mel acalma a tosse seca. Você pode dar uma colher de chá para a criança antes que ela vá dormir, ou quando a tosse começar. Também pode diluir em um pouco de leite morno.

  • Outro remédio caseiro é cortar uma cebola branca ou vermelha e misturá-la com mel. Dentro de alguns minutos o mel terá sido diluído. A criança pode tomar este “xarope” diariamente.

Um remédio da vovó: a cebola

Uma maneira muito eficaz de aliviar a tosse noturna nas crianças é colocar uma cebola picada ao lado da cama. Este remédio antigo é eficaz porque a cebola é rica em polifenóis, um anti-histamínico natural, que alivia os efeitos das alergias e desinfla o trato respiratório.

  • Se você adicionar um pouco de açúcar às cebolas, seus aromas vão inundar toda a sala e seu filho vai parar de tossir.

Evite a automedicação

Geralmente a tosse noturna nas crianças não requer o uso de medicamentos de qualquer tipo. Se você tiver alguma dúvida, consulte seu pediatra. Medicamentos sem receita nas farmácias são contraindicados para crianças menores de dois anos de idade. Estes contêm codeína, dextrometorfano ou cloperastina, que podem ter efeitos colaterais prejudiciais.

Para finalizar

É muito comum que quando a criança começa na creche ou pré-escola, episódios de tosse por infecções respiratórias comecem a aparecer. Do ponto de vista médico, a tosse é considerada crônica se persistir por mais de 4 semanas.

Se a criança, além de tossir tiver dificuldades respiratórias e problemas de sono, consulte seu pediatra. Também é importante que componentes irritantes ambientais, como fumaça de cigarro e produtos químicos de limpeza, sejam removidos da casa.