Tintura de berinjela: fórmula natural para reduzir o colesterol?

Uma vez que a tintura é preparada com a casca da berinjela, acredita-se que ela possa fornecer os antioxidantes de que o corpo necessita para ser saudável e, assim, de certa forma, reduzir o colesterol alto.

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

A tintura de berinjela é uma bebida preparada com a casca deste vegetal misturada com um pouco de suco de limão (para dar um toque de sabor). Essa bebida pode auxiliar na hidratação e, assim, favorecer o cumprimento de múltiplos processos essenciais no organismo.

De acordo com algumas crenças, ela poderia ser útil para reduzir o colesterol. No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda é necessário aprofundar os estudos sobre o assunto, pois embora seja verdade que a casca do alimento contém uma substância com potencial antioxidante (nasunina), é necessário determinar em que condições ela pode trazer benefícios.

Os especialistas da Asociación 5 al día comentam o seguinte:

A berinjela, na sua casca, contém uma antocianina, a nasunina (delfinina-3-(p-coumaroilrutinosídeo))-5-glicosídeo, com ação antioxidante, que protege contra a oxidação dos lipídeos sanguíneos (envolvidos nas doenças cardiovasculares)”.

A seguir, vamos falar mais sobre a berinjela e seus benefícios para a saúde.

A berinjela, um alimento muito saudável

A berinjela é um alimento muito antigo, conhecido desde pelo menos 2000 a. C., na Ásia. Durante a sua expansão pelo mundo, teve momentos de má fama, já que é possível que não se soubesse consumi-la da maneira correta e isso causasse indigestão e outros problemas. Por esse motivo, ela sempre deve ser consumida bem cozida.

Para que a berinjela não oxide, é conveniente borrifar um pouco de suco de limão e uma pitada de sal.

De acordo com os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a berinjela é uma fonte de proteínas e flavonoides. É composta principalmente de água e fibras, embora possa fornecer uma certa quantidade de fósforo, potássio e cálcio. Ou seja, de modo geral, este é um alimento de baixa caloria.

Segundo Carlos Baixauli Soria, doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade Politécnica de Valência, a berinjela é um alimento que apresenta uma fibra vegetal de fácil digestão (quando bem cozida) e é um dos vegetais com maior atividade antioxidante, por causa do seu conteúdo de polifenóis e outros compostos. Por outro lado, ele comenta que esse alimento é considerado “laxante, diurético, estimula a secreção biliar, facilita a digestão e reduz o nível de colesterol no sangue”.

Melhorar a dieta é essencial para reduzir o colesterol

Uma vez que o colesterol alto leva, ao longo do tempo, ao entupimento das artérias e a outros problemas de saúde, as pessoas buscam reduzi-lo (se forem diagnosticadas com colesterol alto) ou preveni-lo, tudo isso por meio da prática de bons hábitos de vida.

A dieta desempenha um papel muito importante neste ponto. Ela deve ser elaborada da forma mais equilibrada possível, incluindo frutas e vegetais, leguminosas, peixes azuis, carnes magras, pães e cereais integrais, laticínios com baixo teor de gordura e óleos vegetais insaturados.

É preciso evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis, tais como doces, laticínios com alto teor de gordura, óleos ricos em gordura saturada, carne vermelha, embutidos e bebidas e alimentos industrializados.

Descubra: Por que é importante comer frutas e legumes de acordo com a OMS?

O fator de risco que deve ser considerado: o estresse

Por meio de uma boa dieta e hábitos de vida adequados em geral seria possível reduzir o colesterol e prevenir problemas como sobrepeso e obesidade. Isso também ajudaria a ter uma boa qualidade de vida.

No entanto, não devemos subestimar os danos causados pelo estresse crônico no nosso organismo. Entre eles, está a capacidade de aumentar os nossos níveis de colesterol. Isso explicaria porque muitas pessoas têm níveis elevados, apesar de se alimentarem de forma muito saudável ou de estarem seguindo um tratamento.

Tintura de berinjela

Ingredientes

  • Suco de 1 limão.
  • 1 berinjela (só a casca).
  • 2 copos de água (500 ml).

Modo de preparo e consumo

  • Primeiramente, lave bem a berinjela e descasque-a.
  • Coloque as cascas em uma tigela, juntamente com o suco de limão e os dois copos de água.
  • Tampe e deixe descansar durante 24 horas.
  • Quando esse tempo passar, coe a bebida e tome ao longo do dia, fora das refeições.
  • Nunca substitua nenhuma refeição principal por esta bebida. Trata-se de um complemento para a dieta, não um substituto.

Para reduzir o colesterol alto, seria necessário não apenas consumir a tintura de berinjela, mas também manter um conjunto de bons hábitos de vida. Portanto, é preciso cuidar da alimentação, mantendo-a equilibrada e variada.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O colesterol dos frutos do mar

Como outros produtos de origem animal, os frutos do mar contêm colesterol em sua composição. No entanto, isso não é algo preocupante.



  • Maldonado, O., Ramírez, I., García, J. R., Ceballos, G. M., & Méndez, E. (2012). Colesterol: Función biológica e implicaciones médicas. Rev Mex Cienc Farm.
  • Pérez-Jiménez, F., Ros, E., Solá, R., Godás, G., Pérez-Heras, A., Serra, M., … Pintó, X. (2006). Consejos para ayudar a controlar el colesterol con una alimentación saludable. Clínica e Investigación En Arteriosclerosis. https://doi.org/10.1016/S0214-9168(06)73670-1.
  • Pérez-Jiménez, F., Ros, E., Solá, R., Godás, G., Pérez-Heras, A., Serra, M., … Pintó, X. (2006). Consejos para ayudar a controlar el colesterol con una alimentación saludable. Clínica e Investigación En Arteriosclerosis. https://doi.org/10.1016/S0214-9168(06)73670-1.