Terapia de casal: o que é e como funciona
Muitas pessoas relutam em admitir quando têm problemas. No entanto, esse comportamento de negar um problema acaba causando impactos negativos, principalmente quando os conflitos envolvem uma segunda pessoa.
O aconselhamento conjugal, como também é conhecido, geralmente é visto como uma das medidas extremas que os parceiros buscam para tentar reparar os danos de seu relacionamento quando já se encontra em um estado crítico.
No entanto, é importante destacar que essa é uma ideia errada, pois a terapia de casal não serve somente para consertar problemas, mas também contribui para evitar que pequenas rusgas se transformem em um “incêndio”.
Todos os casais têm que lidar com situações que podem gerar conflitos (distribuição das tarefas domésticas, infidelidades, reações emocionais intensas de um dos parceiros, características e gostos diferentes, administração do dinheiro, contatos com a família de origem, sexualidade, padrões educacionais para os filhos, férias, relações com amigos etc.) e, por esse motivo, é normal que haja discussões.
Entretanto, a forma como eles são resolvidos e se acabam ou não se tornando um problema sério depende do casal.
Com a ajuda do profissional, é possível superar traumas, curar mágoas e promover o bem-estar para que a relação seja saudável e feliz.
Como a terapia de casal pode ajudar?
Quando estamos em um relacionamento há muito tempo, pode ser fácil cair na armadilha de não ouvir a outra pessoa ou de não comunicar claramente nossas necessidades. Às vezes, conversar com alguém que não tem qualquer vínculo com você ou com seu parceiro é tudo o que precisamos para ganhar perspectiva.
O que a terapia de casal oferece aqui é a oportunidade de conversar com alguém que não tem noções preconcebidas de quem vocês são como casal, com a vantagem adicional de ter habilidades e treinamento para orientá-los em suas preocupações e problemas.
Além de ser uma das áreas mais estudadas e desenvolvidas nos últimos tempos, a procura por melhorias e mudanças nas relações entre as pessoas também tem ganhado grande importância.
O objetivo geral da terapia de casal é ajudar seus membros a alcançar os seguintes objetivos:
- Entender como fatores externos, tais quais valores familiares, religião, cultura e estilo de vida, afetam o relacionamento.
- Refletir sobre o passado e como ele atua no presente.
- Comunicar-se de forma mais construtiva.
- Negociar e resolver conflitos sempre que possível.
Como acontece, na prática, a terapia de casal?
Como explicamos, a terapia de casal consiste em um tratamento em que há a participação de ambos, com o intuito de melhorar a interação do casal ou vencer dificuldades específicas do momento. O psicólogo atuará como uma espécie de mediador.
Com o auxílio do psicólogo especialista, os envolvidos na relação devem identificar as causas de seus conflitos e determinar quais mudanças devem acontecer para que ambos fiquem satisfeitos dentro da relação, seja na forma de se relacionarem, seja em suas mudanças pessoais.
A terapia não tem uma solução mágica para resolver todos os problemas entre o casal, mas pode mostrar o caminho para que os parceiros se entendam melhor e saibam como trabalhar as dificuldades ou problemas adequadamente.
O psicólogo utiliza uma série de abordagens, como recursos educacionais, componentes de mediação e técnicas de terapia individual – dependendo de quais sejam as dificuldades –, para que o casal aprenda a se comunicar, enxergar o ponto de vista do outro e interagir com respeito.
Os benefícios que a terapia de casal pode proporcionar são inúmeros e fundamentais para a relação, podendo variar de acordo com o perfil dos envolvidos.
Nas consultas, tudo o que envolve o casal, desde as famílias de origem e o ambiente em que costuma viver, será analisado.
O papel do terapeuta diante do casal é de ajudar ambos a entenderem quando e como as “dificuldades” começaram e como eles estão afetando a vida a dois, para, então, capacitá-los a analisar as situações e a encontrar formas de administrá-las.
Além disso, é preciso equilibrar as diferenças individuais, compreender as necessidades um do outro e, é claro, buscar resoluções efetivas.
Um aspecto fundamental é que o casal sinta empatia pelo psicólogo para que haja envolvimento no tratamento. Se apenas um dos dois se sentir à vontade, o processo não fluirá como deve ser.
Cada casal é diferente e, portanto, a escolha de buscar ajuda dependerá da natureza do problema que vocês estão enfrentando. Se você tiver preocupações relacionadas ao seu relacionamento (por qualquer motivo) e achar que não consegue chegar a uma conclusão por conta própria, é provável que se beneficie da terapia de casal.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.