Suco de beterraba para melhorar a saúde do cérebro

A beterraba é rica em antioxidantes que, além de combater os radicais livres, impedem o acúmulo de gordura. Por ser rica em açúcares, devemos evitar seu consumo se sofremos de diabetes
Suco de beterraba para melhorar a saúde do cérebro
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 30 julho, 2023

Segundo um trabalho publicado na revista Biology and Chemistry, o suco da beterraba melhora nossa saúde cerebral graças a componentes como o óxido nítrico.

Em nosso espaço falamos muito sucintamente dos grandes benefícios de tomarmos sucos naturais, esses que preparamos em casa com nossos liquidificadores e que não possuem nenhum elemento químico de nenhum conservante.

Um dos remédios naturais que deveríamos tomar durante a semana é, sem dúvida, o suco da beterraba. Melhora nosso processo cardíaco e, além disso, favorece a saúde do cérebro.

Incentivamos você a incluí-lo em seu café da manhã ou em sua janta. Descubra toda as informações a respeito dele a seguir.

Suco de beterraba: um aliado para nosso cérebro

Suco de beterraba: um aliado para nosso cérebro

De acordo com o estudo publicado na Biology and Chemistry e aceito por cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido), o consumo regular de beterraba repercute de forma positiva em nossa saúde e nos protege de doenças como o Alzheimer.

Vejamos agora os aspectos mais interessantes.

Beterraba, rica em antioxidantes e ácido nítrico

O poder do suco de beterraba para favorecer a saúde cerebral reside no seu alto nível de antioxidantes, vitamina C e, principalmente, do ácido nítrico. Se nunca ouviu falar desse componente, explicaremos como age:

  • O ácido nítrico reforça o sistema imunológico e ajuda a combater bactérias que atacam o cérebro e que destroem células e tecidos; destruição essa que favorece a aparição de demências.
  • Permite regular a pressão arterial mediante a dilatação das artérias. Graças a isso, reduz o desenvolvimento de acidentes cerebrovasculares.
  • O ácido nítrico permite reduzir a inflamação.
  • Além disso, melhora a qualidade do sono.
  • Potencializa sentidos como a visão e o olfato.

O suco da beterraba nos dá resistência e energia

Suco de beterraba

Algo que devemos levar em consideração é que o cérebro necessita quase de 20% da total energia que o organismo recebe.

  • Isso implica, por exemplo, que se não tomarmos café da manhã de maneira adequada o rendimento se reduzirá, a atenção decairá e podemos não ser tão produtivos. Aparece o cansaço, a dor de cabeça, etc.
  • Algo tão simples como começar o dia com o suco de beterraba natural, combinado com uma maçã ou umas uvas, aporta um adequado nível de energia para começarmos o dia, e nosso cérebro agradecerá.
  • Outro aspecto importante é que o ácido nítrico também oferece força e energia a nosso cérebro. Ainda que a energia que aporte por si só reduza ao longo de duas ou três horas; ao combinar com os antioxidantes, o efeito dura por mais tempo.

A beterraba é uma hortaliça muito medicinal.

O suco de beterraba combate a hipertensão

De acordo com um estudo feito no Connolly Hospital de Dublin (Irlanda), o consumo regular do suco da beterraba pode trazer os seguintes benefícios:

  • O ácido nítrico relaxa os vasos sanguíneos do organismo, e isso permite reduzir a hipertensão e desfrutar de uma melhor saúde cardíaca e cerebral.
  • O nitrato inorgânico presente na beterraba ajuda a regular a tensão arterial, algo que também é possível consumindo vegetais de folhas verdes como, por exemplo, o espinafre.

A beterraba permite reduzir a inflamação

O suco da beterraba e seu alto nível de antioxidantes permite combater a inflamação dos tecidos e protegê-los, não apenas dos ataques dos radicais livres, como também do acúmulo de gordura.

Além disso, reduz o efeito de determinados químicos nocivos no DNA ; que pode favorecer a aparição de tumores.

Os melhores sucos de beterraba para começar o dia

Suco de beterraba, cenoura e maçã

Suco de beterraba, cenoura e maçã
Ingredientes
  • 1 beterraba
  • 1 maçã verde
  • 1 cenoura
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

É muito simples de preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater a beterraba cozida, a maçã verde cortada em pedaços pequenos, a cenoura e o copo de água.

Assim, obterá um líquido bem homogêneo que deve ser bebido em jejum. É um remédio que melhorará a saúde. Vale a pena experimentar!

Suco de beterraba e limão

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • O suco de 1 limão
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

Em suma, este suco natural é muito adequado para limpar o organismo, para fortalecer a saúde hepática e para aumentar a imunidade.

Para prepará-lo será necessário obter, primeiramente, o suco do limão e levá-lo ao liquidificador junto com o copo de água e a beterraba cortada em pequenos pedaços.

Assim, conseguirá uma bebida homogênea e de uma cor atraente que deve ser desfrutada no café da manhã.

Cabe lembrar que a beterraba é um dos tubérculos com maior quantidade de açúcar, por isso, caso sofra com diabetes, é melhor consultar um médico ou nutricionista antes.

Pode interessar a você...
7 recomendações para ter um cérebro jovem
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 recomendações para ter um cérebro jovem

O cérebro precisa ter uma atividade como acontece com o resto do corpo. Se você quiser ter um cérebro jovem, leia o seguinte artigo onde daremos di...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gutiérrez-Rodríguez, M., Miguel-Chávez, R. S., Aristeo-Cortés, P., & Larqué-Saavedra, A. (2003). Efecto del dimetilsulfóxido en el peso fresco de rábano y betabel. Agrocencia.
  • FEN. (2014). Remolacha. Verduras y Hortalizas.
  • Infoagro. (2012). El cultivo de la remolacha azucarera.I. Infoagro.Com. https://doi.org/10.1006/jcat.2001.3193
  • Casierra-Posada, F., & Pinto-Correa, J. R. (2011). Crecimiento de Plantas de Remolacha (Beta vulgaris L. var. Crosby Egipcia) Bajo Coberturas de Color. Rev. Fac. Nal. Agr. ….
  • Álvarez, M. J. M., Matos, A. V., & Belén C, D. R. (2002). Degradación de betalainas en remolacha (Beta vulgaris L.) estudio cinético. Revista Cientifica de La Facultad de Ciencias Veterinarias de La Universidad Del Zulia.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.