Sorvetes de frutas para aproveitar os dias quentes
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Embora muitos sorvetes de frutas, sobremesas e doces sejam extremamente deliciosos, eles também contêm níveis muito altos de gorduras e açúcares refinados. Assim, longe de ajudar-lhe com a sensação de calor durante os períodos quentes, o que eles fazem é deixar você cansado, e se converterem em colesterol ruim (LDL), que é prejudicial ao seu organismo.
Por outro lado, as frutas naturais, mais precisamente o suco delas, são perfeitas para fazer estes sorvetes. Elas são quase isentas de gordura, fáceis de preparar e uma alternativa ideal à água, ou a uma bebida similar.
No entanto, sorvetes de frutas também podem ser armazenados em sua geladeira, e você pode fazê-los de todas as frutas que gostar. Como pode ver, você encontrará valores altos de vitaminas, minerais e proteínas, nestas simples e práticas preparações.
3 opções para fazer sorvetes de frutas1
1. Sorvete cremoso de cereja
Sem dúvida alguma, esta receita mantém o sabor doce e conhecido das cerejas, e em qualquer supermercado ou fornecedor você pode encontrar o seu suco, para combiná-lo com os outros ingredientes que irão ajudá-lo naqueles dias terrivelmente quente. Você também pode adicionar um toque de xarope ou mel para adoçá-lo naturalmente.
Leia também: Prepare estes deliciosos biscoitos caseiros e surpreenda as suas visitas
Ingredientes
- 1 ½ xícara de suco de cereja congelado (375 g)
- 2 copos de gelo triturado (400 g)
- 2 colheres de licor de conhaque (30 ml)
- 4 colheres de sopa de suco de limão (60 ml)
- 2 colheres de sopa de mel (30 ml) (opcional)
Preparo
- Definitivamente, este é um dos melhores sorvetes de frutas que você pode fazer e também tem um sabor de contraste, graças ao licor de conhaque. No entanto, por conter álcool não é adequado para as crianças.
- Em primeiro lugar, coloque o suco de cereja congelado no copo do liquidificador, e adicione um pouco de água ao seu gosto.
- Lembre-se, você pode aproveitar tanto como picolé, como raspadinha ou congelado.
- Logo em seguida, adicione o suco de limão, o conhaque e o mel.
- Então, comece a bater tudo por cerca de 40 segundos.
- Também, dependendo da viscosidade do sorvete e do seu sabor, você pode adicionar os copos de gelo e torná-lo mais granizado, ou deixá-lo como está.
- Consuma-o instantaneamente, ou refrigere para mais tarde.
2. Sorvete de amora
Ao contrário de outros sorvetes de frutas, a amora pode ser feita tanto com o suco comprado em uma loja, quanto com a fruta congelada.
A diferença é que, com a fruta inteira, você obtém menos vitaminas, porque estas precisam passar por um processo de congelamento. Seja qual for a sua escolha, ambas lhe fornecerão uma alternativa deliciosa e fácil de fazer no calor.
Ingredientes
- 1 ¼ xícaras de amoras (200 g)
- 3 colheres de sopa de açúcar (45 g)
- 2 xícaras de gelo (300 g)
- 4 colheres de sopa de suco de limão (60 ml)
- 1 pitada de açúcar (opcional)
Preparação
- Em primeiro lugar, encha o copo do liquidificador com o gelo, quase até o topo.
- Por outro lado, coloque a tampa, e triture-o até obter uma espécie de raspadinha.
- Além disso, adicione as colheres de limão e incorpore os copos com as amoras.
- Assim, continue batendo no liquidificador e observe muito bem a consistência que o sorvete adquire. Vai depender de como você preferir o sorvete, mas é recomendável que tenha um aspecto de neve.
- Finalmente, prove-o. Se necessário, adicione açúcar.
- No entanto, se você perceber que perdeu um pouco de volume, adicione mais gelo e volte a bater no liquidificador novamente.
Veja também: Plano detox de uma semana com sucos verdes para se renovar por dentro e por fora
3. Sorvete de manga
O suco desta fruta é incrivelmente doce e, em geral, não é necessário adicionar nenhum tipo de açúcar na preparação. É perfeito para aqueles dias de calor escaldante e, literalmente, você não vai demorar mais de 10 minutos na sua elaboração.
Ingredientes
- 4 fatias de manga madura sem semente
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha (30 ml)
- 1 ¼ de xícara de gelo (200 g)
- ½ copo de leite líquido (100 ml)
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional) (15 g)
Preparo
- Em primeiro lugar, pegue o liquidificador e prossiga colocando os seguintes ingredientes: leite, gelo, açúcar, e manga.
- Então, ligue-o e processe até que os ingredientes estejam integrados. A ideia é que não fiquem grumos, e a mistura seja mais homogênea quanto possível. O leite e gelo servem para esse propósito.
- Finalmente, ao obter o sorvete, com a consistência adequada (semelhante ao sorvete), adicione a essência da baunilha e, se desejar, o açúcar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yeomans, M. R. (2017). Adverse effects of consuming high fat–sugar diets on cognition: implications for understanding obesity. Proceedings of the Nutrition Society, 1–11. https://doi.org/10.1017/S0029665117000805
- Kelley DS, Adkins Y, Laugero KD. A Review of the Health Benefits of Cherries. Nutrients. 2018;10(3):368. Published 2018 Mar 17. doi:10.3390/nu10030368
- Chai SC, Davis K, Zhang Z, Zha L, Kirschner KF. Effects of Tart Cherry Juice on Biomarkers of Inflammation and Oxidative Stress in Older Adults. Nutrients. 2019;11(2):228. Published 2019 Jan 22. doi:10.3390/nu11020228
- Solverson PM, Rumpler WV, Leger JL, et al. Blackberry Feeding Increases Fat Oxidation and Improves Insulin Sensitivity in Overweight and Obese Males. Nutrients. 2018;10(8):1048. Published 2018 Aug 9. doi:10.3390/nu10081048
- Kaume, L., Howard, L. R., & Devareddy, L. (2012). The blackberry fruit: A review on its composition and chemistry, metabolism and bioavailability, and health benefits. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 60(23), 5716–5727. https://doi.org/10.1021/jf203318p
- Burton-Freeman, B. M., Sandhu, A. K., & Edirisinghe, I. (2017, September 1). Mangos and their bioactive components: Adding variety to the fruit plate for health. Food and Function. Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/c7fo00190h
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.