Sopa espanhola, um prato simples e saboroso

· 10 de março de 2019
A sopa espanhola é uma receita simples que podemos fazer doce ou salgada, dependendo de nossas preferências e dos ingredientes que adicionarmos. É recomendado consumi-la quente.

A sopa espanhola é um prato muito simples que combina um ótimo sabor com poucos ingredientes. E esta é uma preparação cuja origem está nas cozinhas mais humildes da península. Muitos afirmam que é uma variante simplificada da sopa castelhana. No entanto, tem um sabor único.

A contribuição nutricional dessa sopa está principalmente nos ovos. Lembre-se de que estes contêm uma baixa quantidade de calorias e fornecem uma quantidade elevada de nutrientes, entre os quais se destacam:

  • Proteínas
  • Vitaminas B12, B2, A, D, niacina, biotina e ácido pantotênico
  • Minerais (selênio e fósforo)

Ingredientes

  • Pão duro (a quantidade necessária)
  • 4 xícaras de caldo de carne caseiro (1 litro)
  • ½ xícara de migalhas de pão (50 g)
  • 3 ovos médios
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado (100 g)
  • Sal (a gosto)
  • Opcional: salsa fresca, pimenta (preta, vermelha e branca)

Preparação da sopa espanhola

  1. Em primeiro lugar, rale o pão duro e misture com o queijo parmesão ralado. Reserve.
  2. Logo, em uma tigela, bata os ovos com a ajuda de um mixer de mão.
  3. Por outro lado, em uma panela em fogo médio, aqueça o caldo de carne e, após cerca de 2 ou 3 minutos, adicione os ovos, o pão e o queijo ralado.
  4. Posteriormente, mexa constantemente para que todos os ingredientes fiquem bem integrados.
  5. Abaixe o fogo e deixe a sopa descansar por cerca de 5 minutos.
  6. Além disso, adicione uma pitada de sal e experimente. Coloque mais se você considerar que é necessário. Por outro lado, veja se a sopa adquiriu a consistência desejada e, no caso de não estar bem incorporada, adicione um pouco de fubá (caso faça isso, deixe a sopa cozinhar por mais cinco minutos).
  7. Opcionalmente, você pode adicionar uma pitada de pimenta (preta, vermelha ou branca) e um raminho de salsa fresca.
  8. Finalmente, sirva quente e aproveite. Bom apetite!

É muito importante que você saiba que pode preparar uma versão vegetariana da sopa espanhola se substituir o caldo de carne por vegetal.

Vegetais para a sopa espanhola

Por outro lado, outras variantes brincam com os ingredientes; por exemplo, algumas não levam o ovo inteiro mas apenas a clara, outras adicionam mais ingredientes (presunto, chouriço, bacon, tomate ou pimentão, entre outros).

Outras versões estão mais próximas da receita que apresentamos, mas recorrem ao pão como elemento principal. Então, ele pode ser apresentado ralado, em cubos e assim por diante.

Outra opção é adicionar um pão caseiro. Caso decida prepará-lo, você deve saber que existem duas apresentações, uma doce e outra salgada. Recomendamos que você opte pela opção salgada para a sopa espanhola.

Não deixe de ler: Arroz com frango ao estilo espanhol

Sopa espanhola com pão duro

Ingredientes

  • Pão duro (500 g)
  • ½ copo de água (50 ml)
  • 1 envelope de fermento (10 g)
  • 4 ovos médios
  • 3 colheres de sopa de manteiga com sal (60 g)
  • 1 ½ xícaras de leite integral (375 ml)

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Logo, corte o pão em pedaços pequenos (o máximo que puder). Você também pode ralar, se achar mais confortável.
  3. Por outro lado, em uma panela, aqueça o leite em fogo médio. Antes de começar a ferver, adicione a manteiga, os pedaços de pão e o fermento. Mexa e adicione os ovos.
  4. Logo depois de alguns minutos mexendo a mistura, abaixe o fogo e deixe descansar por mais 5 ou 6 minutos.
  5. Posteriormente, unte um molde com manteiga ou óleo vegetal e despeje a mistura, pouco a pouco. Depois, leve ao forno por 45 minutos.
  6. Assim que o tempo de cozimento terminar, insira um palito para verificar se o bolo de pão está pronto. Se ainda estiver cru por dentro, ele pode ser reintroduzido no forno por mais 2 ou 5 minutos.
  7. Finalmente, o pão deve ser coberto com um pano enquanto esfria um pouco à temperatura ambiente antes de adicioná-lo à sopa.
Acompanhe a sopa espanhola com pão

Em conclusão, a sopa espanhola pode ser servida quente, como entrada ou como prato principal. Geralmente é servido como um jantar durante os meses frios, pois ajuda a aquecer o corpo rapidamente. Por outro lado, pode ser acompanhado com alguns cubos de pão, naturais ou torrados.

Confira também: Delicioso polvo galego, receita caseira

Vá em frente e experimente, você não vai se arrepender!