Sobre depilação feminina: depilar a área do biquíni?

Conheça os reais motivos para depilar a área do biquíni e os métodos existentes para cada tipo de mulher
Sobre depilação feminina: depilar a área do biquíni?
Isbelia Esther Farías López

Escrito e verificado por o filósofo Isbelia Esther Farías López.

Última atualização: 27 maio, 2022

Na hora de depilar a área do biquíni, muitas mulheres podem decidir aprender mais sobre os diferentes métodos de depilação feminina que existem. Principalmente porque esse tema geralmente causa diversas dúvidas.

Um grande número de mulheres está de acordo quanto à necessidade de remover os pelos de certas áreas (como a virilha, por exemplo) não apenas por motivos estéticos, mas também por higiene.

Conforme se aproximam as férias, uma consulta ginecológica ou um encontro íntimo, o primeiro pensamento que vêm à cabeça de muitas mulheres é a necessidade de se depilar para não parecer desleixada. Assim, fica evidente que há uma certa tendência de associar a depilação com a higiene.

Por que é preciso depilar a área do biquíni?

A seguir, vamos revisar os principais motivos que podem levar uma mulher a querer depilar a área do biquíni.

1. Estética

Depilar a área do biquíni é algo que pode ser feito principalmente por motivos estéticos. Ter o púbis coberto de pelos é interpretado como um sinal de negligência ou falta de cuidados pessoais. Talvez isso não tenha uma verdadeira relação com a higiene pessoal em muitos casos, mas, de fato, por questões culturais, a presença de pelos geralmente é associada a uma má aparência e à falta de higiene.

2. Sensualidade

Uma vez que muitas pessoas podem achar bastante sensual que a parceira esteja com a menor quantidade de pelos possível, muitas mulheres decidem se depilar para ter uma aparência atraente e provocante. Mas atenção: isso nem sempre acontece para agradar a outra pessoa. Muitas vezes, a depilação é uma forma de aumentar a autoconfiança e a autoestima. Assim, tudo depende de cada um.

3. Saúde

Décadas atrás, a depilação era uma forma de prevenir certos problemas como, por exemplo, a infestação por piolho-da-púbis durante os encontros sexuais. Por esse motivo, depilar a área do biquíni era uma medida altamente recomendada pelos médicos.

Algumas das consequências de manter a área íntima infestada e mal cuidada em linhas gerais eram: irritação, coceira e desconforto que atrapalhavam o cumprimento da rotina diária. Então, a solução era muito simples: depilar a área do biquíni.

Métodos para depilar a área do biquíni

De acordo com as características do tipo de pele de cada pessoa, é possível optar por diferentes métodos de depilação feminina. Veremos quais são os mais utilizados.

1. Com lâmina

Uma das formas mais difundidas de depilação é a que se faz com uma lâmina ou navalha. Pode ser feita de forma muito simples e rápida, a qualquer momento, e não é necessário nada além de uma boa lâmina.

Porém, é importante passar a lâmina na mesma direção dos pelos, para evitar cortes e outras lesões.

2. Cremes depilatórios

Podem ser encontrados em qualquer farmácia ou centro de estética e são muito fáceis de usar. É preciso aplicá-los na área a ser depilada, deixá-los agir durante os minutos indicados e então removê-los com bastante água.

Os cremes cortam o pelo, mas não o removem desde a raiz. Assim como no método anterior, a sua durabilidade depende da velocidade de crescimento dos pelos de cada mulher.

3. Cera

Aprenda a preparar creme depilatório.

A cera é outro dos métodos mais escolhidos pela maioria das pessoas. Ela remove o pelo desde a raiz e faz com que ele enfraqueça progressivamente. Além disso, também permite dar um descanso à pele, pois retarda o crescimento dos pelos.

Porém, assim como nos casos anteriores, as características do tipo de pele sempre devem ser levadas em consideração. Afinal, existem métodos que podem, por exemplo, causar danos às peles mais sensíveis.

Por outro lado, para que a depilação seja realmente eficaz, é recomendável deixar o pelo crescer o máximo possível antes de realizar o procedimento.

4. Laser

A depilação a laser é uma das opções mais populares atualmente. Geralmente é feita em várias sessões e, além de remover os pelos, também ajuda a remover manchas de algumas áreas (tais como as axilas), que tendem a escurecer por causa do uso prévio da lâmina.

Durante a primeira sessão, há uma avaliação do tom de pele e do tipo de pelo. Assim, de acordo com o contraste e a quantidade, serão indicados diferentes números de sessões.

Para terminar

Existem muitas razões pelas quais uma pessoa pode decidir depilar a área do biquíni (ou também outras áreas do corpo). Porém, fica claro que sempre pode haver um conceito estético por trás da decisão.

Por fim, é importante escolher o método de depilação mais adequado ao seu tipo de pele (para isso, consulte o seu dermatologista). Caso contrário, vários tipos de problemas podem ser experimentados.

Pode interessar a você...
Prevenção dos pelos encravados
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Prevenção dos pelos encravados

Os pelos encravados são aqueles que, em vez de crescerem normalmente, voltam a crescer, porém por baixo da pele. Veja as dicas a seguir