Sintomas de uma infecção nos rins em mulheres

· 9 de março de 2015
Quando temos uma infecção nos rins, vamos ficando sem forças pouco a pouco e experimentando um cansaço progressivo.

A infecção nos rins é uma condição razoavelmente comum, que afeta mais as mulheres do que os homens. É fundamental ter atenção aos sintomas, já que, se não for tratada corretamente, pode evoluir e até se tornar fatal.

Se acaso for detectada no início de seu desenvolvimento, a infecção pode ser tratada com antibióticos e costuma ser facilmente curada sem maiores complicações.

Nosso objetivo é mostrar quais são suas causas e listar seus principais sintomas. Dessa forma você poderá conhecer os primeiros sinais e poderá buscar ajuda médica.

Causas da infecção nos rins

Infecção nos rins

Em primeiro lugar, não há como falar de infecção nos rins sem antes entendermos como funciona o trato urinário. Trata-se do sistema composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e quando qualquer parte dele se infecciona, chama-se de infecção do trato urinário.

A maioria das infecções nos rins surge devido a uma complicação de uma infecção em uma dessas estruturas, como a cistite, por exemplo, que não é nada mais do que a bexiga infeccionada.

O mais comum é que bactérias que vivem no intestino entrem em contato com a região genital, passando pela uretra e chegando até a bexiga, os ureteres e, por fim, aos rins.

Além disso, leia também: Como depurar naturalmente sua bexiga?

As infecções urinárias são muito mais comuns em mulheres, pois elas possuem uma uretra menor do que a dos homens. Além disso, ela está localizada mais próxima do ânus, assim as bactérias do intestino têm mais facilidade em alcançá-la.

Em cerca de 5% dos casos, a infecção nos rins pode ser causada por bactérias provenientes de outras partes do corpo, e não do trato urinário, sendo transportadas através da corrente sanguínea.

A chance de desenvolver uma infecção nos rins é maior em pessoas que possuem diabetes e doenças que comprometem o sistema imunológico, ou que apresentam algum tipo de obstrução no trato urinário, como pedras nos rins.

O risco é maior durante a gravidez, já que o útero aumentado pressiona os ureteres, que podem ser parcialmente obstruídos.

Sintomas da infecção nos rins

Dor na parte inferior das costas é um sintoma de infecção nos rins

Fique atenta a estes sintomas e procure um médico se estiver sofrendo com eles. Mesmo que seja somente uma infecção urinária, não vale a pena arriscar e deixar que ela evolua.

  • Dor, desconforto e sensibilidade exagerada na região dos flancos, em um dos lados do abdômen, onde estão localizados os rins (geralmente só um deles é infeccionado, portanto sentiremos dor em um dos lados)
  • A dor também pode atingir um dos lados do inferior das costas, e a região da virilha
  • Febre, tremores e calafrios, fortes indicadores de que o organismo está sofrendo com alguma infecção
  • Sensação de enjoo e náusea constante, que pode inclusive causar vômitos. Este é um sintoma que costuma ser um pouco mais avançado e indicar que a infecção nos rins está dificultando o processo digestivo do organismo
  • Fraqueza e cansaço exagerado, diferente do que estamos acostumados a experimentar no dia-a-dia. Costuma ser progressivo e piorar com o passar do tempo, não tendo relação com o estresse e nossas atividades diárias.
  • Perda de apetite e desinteresse por tudo o que estiver relacionado à comida. No entanto, a infecção pode causar bastante sede
  • Batimentos cardíacos acelerados, como consequência da febre e da luta contra a infecção
  • Confusão mental, que costuma ser observada somente em pessoas de idade

Sintomas específicos

Há também alguns sintomas específicos, relacionados a alterações observadas na urina. Eles podem indicar somente uma infecção na bexiga (cistite), mas também costumam ocorrer no caso de infecção nos rins:

  • Sensação constante e muito urgente da necessidade de urinar, mesmo que tenhamos acabado de fazê-lo. A impressão é de que a vontade de urinar nunca acaba;
  • Dor aguda e intensa, desconforto ou sensação de queimação quando estamos urinando;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Urina com um cheiro forte e ruim, diferente da normal;
  • Alteração da cor da urina, que fica com um aspecto turvo e nebuloso.

Sendo assim, leia também: O que diz a cor da urina sobre a sua saúde?

Dessa forma, se você estiver convivendo com algum destes sintomas, consulte um médico assim que possível.

Um simples teste poderá dizer se se trata de um caso de infecção nos rins, e quanto antes o tratamento com antibióticos for iniciado, melhor. Por isso, nunca ignore os sinais do seu corpo, afinal, não vale a pena brincar com a nossa saúde.