10 dicas para conter as náuseas

As náuseas e o vômito estão entre os sintomas mais desagradáveis ​​de desconforto físico que uma pessoa pode sentir.
10 dicas para conter as náuseas

Última atualização: 13 Janeiro, 2021

Palidez, fraqueza, gases, tontura e náusea são os principais sintomas que precedem o vômito e que, juntos, fazem com que a pessoa se sinta incapaz de realizar suas atividades de forma normal.

As náuseas são aquela sensação de querer expelir os alimentos pela boca. Já a tontura é a sensação de instabilidade percebida na cabeça e no estômago. Então, o vômito é a expulsão dos alimentos pela boca, de forma violenta e repentina.

O vômito é um mecanismo de defesa do organismo, para evitar danos ao estômago. As causas do seu aparecimento podem ser muito variadas: desde uma indigestão a uma doença.

O que pode causar o vômito?

Existem diversos motivos que podem causar o vômito, por exemplo:

  • Refluxo.
  • Alergias.
  • Apendicite.
  • Gravidez.
  • Infecções.
  • Ingestão de medicamentos.
  • Obstrução intestinal.

Dicas para conter as náuseas

Se a pessoa vomitar mais de 3 vezes ao dia, em um período de 48 horas, é aconselhável procurar o médico o mais rápido possível para uma avaliação física adequada. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais medidas adequadas podem ser aplicadas para tratar o desconforto.

As dicas a seguir podem ser aplicadas caso a pessoa fique com muita tontura ao viajar em veículos ou ao realizar determinadas atividades, a fim de evitar o vômito. Elas não devem ser encaradas como tratamento exclusivo em caso de doença.

1. Respirar profundamente

Mulher com vontades de vomitar no avião

Caso a pessoa fique tonta e sinta que vai vomitar, é aconselhável respirar profundamente pelo abdômen. Concentrar-se em inspirar e expirar lentamente não apenas reduzirá o desconforto, mas também relaxará a pessoa.

Quando respiramos profundamente, comprimimos o estômago pressionando com o diafragma, de modo que o conteúdo do estômago dificilmente poderá subir à boca. Por outro lado, se possível, a pessoa também pode ser levada para perto de uma fonte de ar fresco, como uma janela.

2. Chá de gengibre

Entre as bebidas naturais mais saudáveis ​​para prevenir o vômito, o chá de gengibre se destaca. Seus componentes, juntos, conseguem aliviar as náuseas e as tonturas.

É altamente recomendado para combater as náuseas durante a gravidez e também é aconselhável bebê-lo 15 minutos antes de viajar para evitar o mal-estar.

3. Chá de camomila

Por outro lado, a infusão de camomila tem propriedades muito favoráveis ​​à saúde do sistema digestivo. Também relaxa e reduz a inflamação. Portanto, pode ser usado tanto para prevenir as náuseas quanto para aliviar o estômago quando ocorrer o vômito. Recomenda-se beber em pequenos goles.

4. Chá da hortelã

A infusão ou chá de hortelã costuma ser consumido após uma refeição para facilitar a digestão e prevenir as irritações intestinais, os espasmos e o refluxo gástrico. No entanto, também pode ser usado para prevenir as náuseas.

Caso não seja o caso das opções mencionadas acima, pode ser usado para conter as náuseas.

Para viajar, há quem leve consigo algumas folhas de hortelã fresca em um saco lacrado ou um pedaço de limão fresco. Assim, quando ficam mareadas e se sentem mal, elas o cortam ao meio e o colocam perto do nariz, para cheirar e assim amenizar o desconforto.

5. Água de arroz

A água de arroz ajuda a parar o vômito

A água do arroz pode ajudar a conter as náuseas. Para prepará-la, basta ferver um litro de água junto com uma xícara de arroz por 20 minutos, depois coar e beber morna. Pode ser bebido aos poucos, várias vezes ao dia, como tratamento coadjuvante, nunca como substituição ao tratamento prescrito pelo médico.

6. Gelo

Um remédio simples e de efeito imediato para prevenir as náuseas consiste em chupar pequenos cubos de gelo. Esse remédio é muito útil, embora seu efeito não dure muito. O frio faz com que as contrações no estômago fiquem mais lentas, tornando mais difícil vomitar.

7. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã para conter as náuseas

Na esfera popular, acredita-se que enxaguar a boca com um pouco de vinagre de maçã diluído em meio copo de água pode ajudar a conter as náuseas e refrescar o hálito.

Seria muito importante não aproximar o vinagre do nariz, pois o aroma forte e penetrante desse ingrediente pode facilmente induzir ao vômito.

8. Compressas de água

Outro remédio popular consiste em colocar compressas de água quente e fria na barriga, durante intervalos de aproximadamente 2 a 5 minutos. Isso vai ajudar a relaxar o estômago, aliviar as contrações e, portanto, prevenir as náuseas.

9. Consumir alimentos fáceis de digerir

Para parar o vômito ingira alimentos leves

Embora o vômito possa causar perda de apetite, em certos casos alguns alimentos macios e fáceis de digerir podem ser usados ​​para aliviar o desconforto generalizado do estômago. Também é necessário evitar a todo custo alimentos gordurosos (como frituras) e todos que tiverem potencial para causar gases.

10. Evite deitar0se

Se a pessoa sentir tonturas, náuseas e estiver perto de vomitar, o ideal é colocá-la em uma posição ligeiramente reclinada, com as costas apoiadas e a cabeça erguida e não deitada. Colocar o corpo completamente na horizontal, em vez de evitar o vômito, seria benéfico para induzi-lo.

O que fazer se o vômito e o mal-estar persistirem?

Caso as náuseas e os vômitos se tornem sintomas persistentes, após 48 horas o ideal é consultar um médico o mais rápido possível. Como o vômito pode desidratar rapidamente o organismo, é importante tentar manter a pessoa hidratada.

Pode interessar a você...
Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar

Para ajudá-lo a combater este problema, selecionamos alguns dos remédios naturais ideais para aliviar a vontade de vomitar. Conheça-os!