Logo image
Logo image

10 sintomas de doenças mentais que você deve conhecer

4 minutos
Certos transtornos relacionados ao comportamento, ao estado de ânimo ou à capacidade de se relacionar com outras pessoas podem indicar a presença de uma doença mental. Esses sintomas devem ser tratados o mais rápido possível.
10 sintomas de doenças mentais que você deve conhecer
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López

Última atualização: 10 dezembro, 2022

Os sintomas de doenças mentais podem passar despercebidos no início. Eles podem ser quase invisíveis para as pessoas que sofrem delas e até mesmo para as pessoas ao seu redor. Eles costumam ser temporários, no entanto, quando persistem com o tempo, podem ser uma indicação de um transtorno mais sério.

Alguns destes sintomas podem ser detectados precocemente, o que permite tratar o problema com relativa rapidez e assim evitar seu desenvolvimento. No entanto, em outras ocasiões isso não acontece, o que dificulta o tratamento.

Leia também: Como reconhecer uma doença mental em crianças

Sintomas de doenças mentais

Some figure
Alguns comportamentos e hábitos podem indicar a presença de disfunções mentais.

Veja a seguir alguns sintomas que podem ser indicativos da existência de uma doença mental.

1. Transtornos do sono

A incapacidade de ter um sono reparador é um dos sintomas mais frequentes. Isso inclui os diferentes extremos, como a insônia ou a sensação constante de sono. Além disso, podem se manifestar através de sonambulismo ou pesadelos.

2. Fobias

Entre os sintomas de doenças mentais, as fobias ocupam um lugar muito importante. As mais conhecidas incluem o medo de sair de casa, de interagir com outras pessoas ou de estar em meio a multidões. Existem também fobias específicas por algum animal, objeto ou situação.

Cabe ressaltar que as fobias afetam diretamente os comportamentos e a capacidade de se adaptar ao ambiente.

3. Mudanças de humor sem sentido aparente

Experimentar emoções como a tristeza, a ansiedade, o nervosismo, a irritabilidade ou a alegria de maneira extrema é outro sintoma importante a ser considerado. Passar de uma emoção para outra de forma exagerada pode ser indicar que algo não está certo.

4. Distorção da realidade

As pessoas que sofrem de uma doença mental podem ver uma realidade diferente daquela percebida pelo resto das pessoas. Não se trata de diferenças políticas, sexuais ou religiosas, mas de uma verdadeira disfunção, conforme aponta o Dr. Selvini.

Um exemplo mais extremo disso são os delírios e as alucinações. Algumas pessoas, como as que sofrem de esquizofrenia, podem apresentar esses episódios.

5. Alterações nos hábitos alimentares

Some figure

Os transtornos alimentares também se enquadram nas doenças mentais. Algumas pessoas começam a comer sem limites, mesmo que isso prejudique seu corpo e sua saúde.

Outras, por outro lado, deixam de se alimentar por considerarem que estão sempre acima do peso, o que pode levar ao surgimento de problemas como a anorexia.

6. Vícios

Outro sintoma de doença mental é o abuso incontrolado de substâncias ou outras atividades. Nessa categoria se enquadram o tabagismo, o vício em drogas, o alcoolismo, o jogo compulsivo, etc. Felizmente, os vícios podem ser revertidos com apoio psicológico. No entanto, é muito difícil que o próprio viciado tome consciência de sua disfunção ou transtorno

7. Desejos sexuais

A diminuição do desejo sexual pode estar relacionada com algumas doenças, como a depressão, conforme afirma a Fundação ANAED (Assistência Nacional para Pessoas com Depressão).

Além disso, existem outros sinais relacionados com os hábitos sexuais que também podem indicar uma possível doença. Os mais recorrentes são as chamadas parafilias.

8. Deficiências cognitivas ou de memória

A dificuldade de entender ou relacionar tarefas, pessoas ou situações também é um sinal de alerta. Isso também vale para a perda progressiva de memória.

Alguns pacientes começam a esquecer as luzes acesas, a não se lembrar de pessoas conhecidas, etc. É um sintoma que deve ser tratado com rapidez para evitar acidentes e um dano mental mais grave.

9. Hostilidade e raiva excessivas

Some figure
As emoções relacionadas à raiva e à raiva são lógicas e naturais, mas não podemos permitir que elas nos controlem.

A incapacidade de lidar com situações de estresse causa uma raiva incontrolável. Assim, são maiores os surtos de raiva, podendo terminar em atos de violência.

Se os impulsos não são dominados, acabam causando sérias consequências nas relações pessoais, sociais e trabalho.

10. Pensamentos suicidas

O desejo recorrente de acabar com a própria vida é um dos sintomas mais claros. A angústia, a sensação de inutilidade ou a impossibilidade de adaptação atraem a ideia do suicídio. Nesse caso, é importante pedir ajuda e não se isolar.

Não deixe de ler: Como evitar obsessões mentais?

Considerações finais sobre as doenças mentais

Existem alguns fatores de risco que podem influir nos sintomas, mas não são determinantes:

  • Experiência de situações traumáticas
  • Ambiente de violência ou abandono
  • Doenças mentais prévias
  • Uma lesão que tenha provocado dano cerebral
  • Situações estressantes

As doenças mentais são mais comuns do que você imagina. Elas podem aparecer em qualquer idade, classe social, profissão ou cultura.

Portanto, se você estiver sofrendo de uma doença mental, recomendamos que você procure um psicólogo. Ele fornecerá todas as orientações, o suporte e os conselhos que você precisa para lidar com estes problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Héctor González Prado, Marino Pérez Álvarez. La invención de enfermedades mentales. Extraído de: http://www.asmi.es/arc/doc/La_invencion_de_enfermedades_mentales.pdf
  • Carolina Raheb. Universidad Autónoma de Barcelona. Conceptos de enfermedades mentales. Extraído de: http://www.paidopsiquiatria.cat/files/sistemas_clasificacion_dsm-iv_cie-10.pdf
  • Fundación ANAED. https://www.fundacionanaed.es/index.php/interesa-t/articulos-de-interes/89-articulos-de-interes/431-sexo-y-depresion-una-relacion-intima
  • Selvini, Matteo. (1996).Perturbaciones mentales graves y distorsión de la realidad. http://www.redesdigital.com.mx/index.php/redes/article/view/110

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.