Shikanji, o mojito ayurvédico: o que é e como prepará-lo

Você já ouviu falar de Shikanji? Contamos a você os benefícios dessa bebida e como prepará-la em casa.
Shikanji, o mojito ayurvédico: o que é e como prepará-lo
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por a nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 04 julho, 2023

Shikanji, também chamado de Shikanjabeen ou Nimbu Shikanji, é uma bebida à base de limão e especiarias, típica da Índia e norte do Paquistão. No Ocidente é conhecido como “o mojito ayurvédico”, por ser comparado ao coquetel tradicional.

No entanto, não contém álcool e seus ingredientes estão associados a alguns benefícios à saúde. Além disso, é considerada uma boa opção para matar a sede, pois hidrata e refresca ao mesmo tempo. Como se prepara?

O que é Shikanji?

Shikanji é conhecido por alguns como ‘Limonada com especiarias indianas’, ‘Limonada ayurvédica’ ou ‘Mojito ayurvédico’. Isso porque é uma bebida à base de limão, na qual também são adicionadas especiarias como cominho em pó, pimenta-do-reino, hortelã, gengibre ou chaat masala (um tempero indiano).

De fato, em seus países de origem, Índia e Paquistão, é preparado um pó caseiro chamado Shikanji Masala, que é adicionado a essa bebida. Para isso, várias especiarias são torradas e moídas, como sementes inteiras de coentro, sementes de cominho e grãos de pimenta-do-reino inteiros.

Em seguida, é combinado com chaat masala, sal preto e sal comum. Além disso, utiliza-se água mineral ou algum refrigerante gaseificado e cubos de gelo. O resultado? Uma bebida refrescante, cheia de sabor, que também fornece alguns nutrientes.



Potenciais benefícios do Shikanji

Como uma bebida tradicional, o Shikanji está associado a uma variedade de benefícios à saúde. No entanto, é importante observar que até o momento não há pesquisas científicas que comprovem suas propriedades. Os efeitos atribuídos a ela vêm em grande parte da literatura popular e de dados anedóticos.

Nesta ordem de ideias, diz-se que serve para:

  • Perda de peso.
  • Estimulação da digestão.
  • Saúde cardiovascular.
  • Prevenção de infecções.
  • Saúde da pele e cabelos.

No entanto, alguns de seus efeitos são baseados no valor nutricional contido em seus principais ingredientes. O limão, por exemplo, se destaca por seu conteúdo abundante em vitamina C, fibras alimentares, potássio, vitaminas do complexo B, magnésio e cálcio.

Um estudo compartilhado pela BMC Chemistry mostra que também contém flavonóides, alcalóides, cumarinas, limonóides e óleos essenciais que são benéficos para o corpo. Atribuem-se efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, digestivos e imunomoduladores.

Por sua vez, as especiarias ayurvédicas possuem micronutrientes e antioxidantes valorizados na medicina tradicional. Uma revisão publicada na Current Cardiology Reviews afirma que seu conteúdo calórico é baixo e representa uma fonte interessante de antioxidantes e compostos bioativos.

Para ser mais precisos, observou-se que eles têm potencial anti-inflamatório, antiproliferativo e anti-hipercolesterolêmico. De acordo com esta publicação, eles são úteis para promover a saúde do coração.

De qualquer forma, deve-se considerar que essas qualidades foram avaliadas nos ingredientes Shikanji separadamente. Não há estudos que avaliem especificamente os efeitos dessa bebida. Além disso, você deve considerar que contém açúcar, o que pode ser contraproducente em algumas pessoas, como aquelas com síndrome metabólica.

O Shikanji ajuda na perda de peso?

Os ingredientes usados nesta bebida indiana são considerados úteis no apoio à perda de peso. No entanto, isso não é inteiramente verdade. Embora o limão e as especiarias sejam considerados saudáveis, a receita inclui adição de açúcar.

Segundo informações da revista Nutrients, o consumo de açúcares predispõe ao aumento da adiposidade, aumento do peso corporal e, em última instância, sobrepeso e obesidade.

Isso não significa que consumir Shikanji como tal leva ao ganho de peso. Desde que seja consumido com moderação, ele poderá ser incluído na dieta. Mesmo assim, se você está seguindo um plano de emagrecimento, é melhor evitá-lo.

O Shikanji é uma boa opção para hidratação?

O Shikanji pode não ajudar na perda de peso, como alguns afirmam. No entanto, é considerada uma boa opção para hidratação. Por combinar sal, especiarias (que fornecem micronutrientes), água e açúcar, ajuda a repor os líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor e pela urina.

Como preparar Shikanji em casa?

Neste momento, a receita Shikanji tem várias versões. Como mencionamos, alguns são feitos com o pó caseiro de Shikanji Masala, que pode ser preparado ou comprado pronto no mercado. Outros métodos usam as especiarias em sua forma natural. Propomos esta última versão. Mãos à obra!

Ingredientes

  • 2 limões
  • 500 mililitros de água
  • 1/2 colher de sopa de cominho em pó (2 gramas)
  • 1 pitada de pimenta-preta em pó
  • 1/2 colher de sopa de sal (2 gramas)
  • 1 colher de sopa de açúcar (15 gramas, opcional)
  • 1 pitada de raspas de gengibre
  • 50 gramas de gengibre em pó
  • 4 folhas de hortelã.
  • Gelo

Passo a passo

  • Para começar, esprema o suco de dois limões em uma jarra. Em seguida, adicione a água.
  • A seguir, introduza o sal, os cominhos, a pimenta, o açúcar, a hortelã picadinha e as raspas de gengibre.
  • Mexa bem os ingredientes até que estejam bem integrados.
  • Adicione gelo a gosto e sirva.
  • Você pode decorar com rodelas de limão e folhas de hortelã.

[/atomik-recipe-instructions][/atomik-recipe]

Obs: você pode omitir o uso de açúcar para deixar a bebida mais saudável ou caso não possa consumi-lo por algum motivo.

Shikanji, refrescante e hidratante

Shikanji é uma bebida de origem ayurvédica que combina o sabor do limão com várias especiarias saudáveis. Ingerida em quantidades moderadas, pode ser uma boa opção para se hidratar e matar a sede nos dias quentes.

A receita original contém açúcar adicionado, por isso não é adequado para pessoas com diabetes, sobrepeso, obesidade ou qualquer condição associada à síndrome metabólica. Mesmo assim, pode ser preparado sem esta adição.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.