Sempre que puder, seja uma pessoa boa
É difícil, às vezes, ser uma boa pessoa. Talvez porque, em nossa mente, pensamos que isso implica em que os outros nos encarem como “idiotas”.
Por isso, é conveniente recalcar que é importante que esbanje bondade sempre que possível, pois sabemos que, em ocasiões, se torna bastante difícil.
Porém, quando você é uma boa pessoa, concorda que isso faz com que se sinta bem? Você não tenta causar dano gratuito a ninguém. E mais, trabalha em prol do seu bem.
Isso, sem dúvida alguma, enche você de bem-estar e alegria.
Ser uma boa pessoa não implica em ser idiota
Confundimos o fato de ser uma boa pessoa com sermos idiotas. Isso nos leva a equívocos, como pensar que temos que atuar da mesma forma com quem nos trata bem e com quem nos trata mal.
Porém, não é a realidade. Por isso, daremos alguns conselhos para que ninguém se aproveite de você.
- Trate assim como tratam você. Se alguém o maltrata, é normal que continue tratando essa pessoa bem? Às vezes, evitamos denunciar agressões ou escapar de alguém porque tendemos a ser bons com todos.
Cuidado! Fazer isso não significa que seja ruim, mas justo e correto.
- Não e deixe manipular por pessoas tóxicas. Aguentar situações nas quais não está confortável só para fazer os outros se sentirem bem, não o favorece.
Pode ser que esteja sob o julgo de manipuladores que querem causar verdadeiros danos.
- Não se transforme em um mártir. É possível que acredite que ser uma boa pessoa implique em sofrer e sofrer certas situações das quais você não gosta. Porém, não é um muro das lamentações, nem alguém que deva carregar com problemas dos outros.
Não deixe que as pessoas lhe causem dano por querer ser bom com todas elas. Você também merece respeito, amor e cuidados.
Seja uma boa pessoa consigo mesmo
Ser uma boa pessoa não é uma atitude orientada só para com os demais, mas você também tem que se preocupar em se tratar bem.
Sempre nos disseram que para amar a alguém, primeiro, devemos amar a nós mesmos. Pois neste caso acontece exatamente o mesmo.
Por isso é tão importante o primeiro ponto em que tocamos. Se você quiser evitar que se aproveitem de você e que o encarem como idiota, é preciso que seja bom consigo mesmo.
Isso implica em se valorizar e se respeitar acima de tudo, que o salvará primeiro antes dos demais.
Esta não é uma atitude egoísta, mas sim a que nós merecemos. Nos fizeram acreditar a vida toda que pensar em nós mesmos é algo negativo, que devemos antes nos doar aos demais
Porém, isso não é certo e nem é bom.
Você acabará se cansando das humilhações, que mintam para você, o manipulem e o amem só quando é conveniente.
Somos humanos e, no fim, acabará se transformando em uma vítima ou ao contrário, em uma boa pessoa.
Todos terminamos cansando de que outros se aproveitem de nós.
Ser uma boa pessoa não é o que lhe contaram
Estamos muito errados com o que acreditamos ser bom e correto. Lembre-se de que os erros não são negativos, mas sim positivos. Nesse caso acontece a mesma coisa.
Por isso, vamos tocar alguns pontos que abrirão seus olhos diante da verdadeira realidade do que significa ser uma boa pessoa.
Quando for necessário, vá
Acreditamos que não abandonar aos demais, aos que estão nos machucando, é o adequado. Porém, se você se sentir mal, se estiverem manipulando você e não estiver confortável, então o que deve fazer é ir embora.
Você tem o direito de dizer o que pensa
Dizer o que os demais querem ouvir irá contra tudo o que você pensa e diria de verdade. Não minta para si mesmo e nem para os demais.
Seja sempre sincero, ainda que isso não seja bem recebido e doa em algumas pessoas.
Você pode dizer “não” sempre que quiser
Dizer “não” não nos torna pessoas ruins, pois também temos nossas obrigações e problemas. Assim, não é necessário que sacrifique seu tempo pelos outros se você não pode ou, simplesmente não quer.
Você não precisa ser perfeito
As boas pessoas não têm que ser corretas em tudo, pois cometem erros, assim como todas as outras. Aprenda com tudo isso e não negue e nem rejeite isso.
É o que o tornará melhor do que você crê.
Lembre-se de que ser bom não significa ser vítima e nem permitir que se aproveitem de você. Valorize-se, ame-se e aprenda com seus erros todos os dias.
As boas pessoas não são perfeitas, mas também não são idiotas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Antoni Martinez, “Saber decir no: claves de la asertividad”, en webpsicologíaenpositivo
- Romi Arellano, Manuel J. Cuando digo no, me siento culpable. Nuevas ediciones de bolsillo, 2003.
- Castanyer, Olga. La asertividad. Expresión de una sana autoestima. Bilbao: Descleé de Brouwer, 1996. 348 pp.
- «Técnicas para conductas asertivas». www.fundacioncadah.org.
- Branden, N. (1995). Los seis pilares de la autoestima. Barcelona: Paidós.
- Ferreras, E. (2007). La autoestima. Anales de Mecánica y Electricidad, 54–60.
- Branden, N. (1989). Cómo mejorar su autoestima. Círculo de Lectores., 1–64. https://doi.org/10.1186/cc1474
- San Martín, J. L., & Barra, E. (2013). Autoestima, apoyo social y satisfacción vital en adolescentes. Terapia Psicologica, 31(3), 287–291. https://doi.org/10.4067/S0718-48082013000300003
- Antonio, P. J. (2000). Yo, Autoestima , Autoconcepto. Plan de Acción Tutorial: Gabes, 1, 288.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.