Amar alguém comprometido: erros que cometemos

Se a pessoa que amamos foi infiel com sua parceira ou seu parceiro conosco, por que ela não nos enganaria também se a ocasião surgir?
Amar alguém comprometido: erros que cometemos

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

O amor é caprichoso e não escolhemos por quem nos apaixonamos. Às vezes olhamos para alguém por quem sentimos cumplicidade e acreditamos que essa pessoa tem tudo o que procuramos. No entanto, ela já está comprometida.É uma situação complicada e temos que ser cautelosos e conscientes do que isso acarreta.

Muitas vezes o amor nos cega de tal forma que cometemos erros que nem sequer percebemos. Nesse caso, algumas possibilidades devem ser consideradas, pois podemos causar muitos danos a terceiros e também a nós mesmos.

Hoje, vamos descobrir alguns erros que cometemos quando nos encontramos na situação de amar alguém comprometido. Isso já aconteceu com você?

Erros que cometemos quando amamos alguém comprometido

Esperar que o outro relacionamento termine

Quando amamos alguém comprometido, às vezes ouvimos a promessa de que a pessoa vai acabar o outro relacionamento para ficar conosco. Com essas afirmações, ficamos esperando que isso aconteça para iniciar um relacionamento com aquela pessoa que amamos.

Se esse for o caso, não devemos pressionar. Situações desse tipo não são fáceis e, além disso, deve-se levar em consideração o tipo de relação existente: se a pessoa é casada, está namorando ou tem filhos.

Caso a pessoa oculte os sentimentos ou diga claramente que não pretende deixar a parceira ou o parceiro atual, não faria sentido esperar nada. Nós é que decidiríamos aceitar sermos “os outros” ou romper com o relacionamento.

Normalmente, é o primeiro caso que mais acontece. Contudo, temos que estar cientes de que, se depois de alguns meses a situação não mudar, a espera estará sendo em vão.

Muitas pessoas passam anos esperando que a pessoa por quem são apaixonadas rompa seu relacionamento. No entanto, dado o prolongamento no tempo, é claro que isso não acontecerá, não importa o quanto a pessoa jure que fará isso. Portanto, é importante não cometer o erro de esperar por algo que não vai chegar, mesmo que nos digam as palavras que queremos ouvir.

Tentar machucar a pessoa comprometida

É possível que estejamos inconscientemente tentando machucar a pessoa. De que maneira? Pode ser que o nosso desejo de que a pessoa pela qual estamos apaixonada rompa o seu relacionamento nos faça falar mal de seu atual parceiro ou parceira.

Frases como “Se ele/ela age desse jeito, não te ama mais, está usando você” ou “talvez ele/ela também esteja tendo um caso“. São exemplos de como podemos tentar fazer a pessoa por quem estamos apaixonada romper com seu parceiro anterior.

Desse modo, não permitimos que a outra pessoa tome suas decisões por si mesma. Além disso, enchemos sua cabeça com pensamentos prejudiciais que irão levá-la a duvidar e, com certeza, discutir com seu parceiro ou parceira.

Isso não faz nada além de prejudicar e provocar sofrimento. Não estamos sendo sinceros e também não estamos dando a oportunidade à pessoa de quem gostamos de agir livremente. Estamos tentando manipular a situação para que a pessoa tome uma decisão a nosso favor.

Acreditar que a pessoa que amamos será fiel a nós

Esse é um dos erros que mais podem chamar nossa atenção. Vamos imaginar que a pessoa que amamos rompa seu relacionamento: esperamos de verdade que ela será fiel a nós? Talvez seja verdade, mas devemos ter em mente que essa pessoa estava sendo infiel com seu parceiro ou parceira conosco. Portanto, houve uma falta de respeito nesse relacionamento.

Percebemos que tipo de valores a pessoa com quem estamos agora tem? Esperamos que ele ou ela aja de forma diferente conosco? Temos que ter muito cuidado com as expectativas que colocamos na pessoa que amamos. Se ela traiu um parceiro anterior, por que seria fiel a nós?

Amar alguém comprometido é uma situação delicada que pode nos desgastar se esperarmos um rompimento que nunca virá. Também podemos prejudicar a outra relação. Portanto, antes de agir pense bem se realmente vale a pena. Nosso cérebro é atraído por coisas proibidas, então você deve ser racional.

Como você acha que se deve agir em tal circunstância?

Pode interessar a você...
O amor não se procura, é encontrado
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O amor não se procura, é encontrado

Certamente você já ouviu que amor não se procura, mas o tempo passa e você acaba sentindo ansiedade porque essa pessoa ainda não chegou à sua vida.



  • McDaniel BT, Drouin M, Cravens JD. Do you have anything to hide? Infidelity-related behaviors on social media sites and marital satisfaction. Comput Human Behav. 2017;
  • Russell VM, Baker LR, McNulty JK. Attachment insecurity and infidelity in marriage: Do studies of dating relationships really inform us about marriage? J Fam Psychol. 2013;
  • Demaris A. Distal and proximal influences on the risk of extramarital sex: A prospective study of longer duration marriages. J Sex Res. 2009;