As sementes de chia, um remédio natural contra a prisão de ventre
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
É possível dizer que as sementes de chia estão “na moda”. Temos ouvido falar bastante sobre esse superalimento que, apesar do seu tamanho, carrega uma grande quantidade de nutrientes e benefícios para a nossa saúde.
A chia pode nos ajudar de diferentes formas, mas uma delas, que não costuma ser muito conhecida pelas pessoas, é o combate à prisão de ventre.
Se você sofrer com este problema, que costuma afetar principalmente as mulheres e é muito comum na atualidade, saiba que a chia pode se tornar a sua maior aliada para acabar com a prisão de ventre.
Conheça mais sobre o tema neste artigo e não deixe de experimentar esta semente tão benéfica para a saúde e o bem-estar.
Os benefícios das sementes de chia
Nutricionalmente, as sementes de chia são ricas em proteínas e gorduras saudáveis. Elas são fonte de minerais como o cálcio, magnésio, ferro, zinco, fósforo e manganês.
Além disso, surpreendentemente, são pobres em calorias, sendo portanto uma ajuda inestimável em dietas para a redução de peso de forma saudável.
As sementes de chia também proporcionam uma sensação duradoura de saciedade, evitando exageros alimentares que podemos cometer devido à ansiedade ou a problemas do dia a dia que acabam sendo descontados na comida.
A chia também ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL), por isso vale a pena incluí-la na dieta se seus níveis estiverem altos demais.
Estas pequenas sementes também são a fonte vegetal mais rica em ácidos graxos ômega 3, e também contêm ômega 6. Ambos são importantes para a saúde e o funcionamento ótimo do cérebro.
Elas também são ricas em antioxidantes e diversos aminoácidos essenciais, sendo portanto uma fonte completa de proteínas.
Todos estes são benefícios importantes, mas o fator principal presente na chia sobre o qual queremos falar neste artigo são as fibras, fundamentais para combater a prisão de ventre.
Sementes de chia contra a prisão de ventre
Se você sofrer com a prisão de ventre, sabe o quanto ela pode ser incômoda e reduzir a nossa qualidade de vida, atrapalhando até as atividades corriqueiras do dia a dia.
Uma chave para acabar com a prisão de ventre é a presença de fibras na dieta, e é aí que as sementes de chia podem se tornar as nossas maiores aliadas.
Como comparação, 3 colheres de sopa de chia possuem a mesma quantidade de fibras de 100 g de aveia, alimento que já é considerado rico em fibras.
A chia é muito rica em fibras, oferecendo uma combinação de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Elas ajudam a melhorar o processo digestivo, o trânsito intestinal, e ainda limpam o intestino.
As fibras solúveis absorvem água e permitem que ela se mantenha junto às fezes, tornando-as mais macias e maiores, sendo movidas com mais facilidade pelo intestino.
Já as fibras insolúveis contribuem para aumentar a quantidade de material fecal, favorecendo o trânsito e prevenindo a constipação.
Dessa forma, fazer das sementes de chia uma parte da sua dieta pode ajudar, e muito, a reduzir o problema da prisão de ventre e ter um processo digestivo e de evacuação muito mais saudável.
Recomendamos a leitura: Melhore a digestão de alimentos gordurosos
Como consumir as sementes de chia
Mesmo sabendo tudo a respeito dos benefícios das sementes de chia, muitas pessoas ficam com dúvida em relação a como consumi-las.
Devido ao seu alto teor de fibras, alguns cuidados devem ser observados para que o organismo não estranhe este novo alimento, e para que possamos aproveitar da melhor maneira todos os seus benefícios.
1. Comece devagar
A consistência gelatinosa das sementes é algo novo ao qual o organismo vai precisar se adaptar, por isso a recomendação é começar devagar.
A quantidade recomendada costuma variar entre 2 a 6 colheres de sopa diárias de chia, mas o ideal é começar com apenas uma e ir aumentando a quantidade gradualmente, deixando que o seu corpo se acostume.
2. Aumente o consumo de água
Uma maior ingestão de fibras pede um maior consumo de água, caso contrário, elas podem ter o efeito contrário ao que queremos e complicar ainda mais o problema da prisão de ventre.
Por este motivo, não se esqueça de ingerir pelo menos dois litros de água todos os dias.
Leia também: Não beber água suficiente pode causar muitos problemas
Evite também bebidas que contenham cafeína, já que elas podem prejudicar a hidratação do organismo.
3. Deixe as sementes de chia de molho
Para aproveitar todos os benefícios das sementes de chia, o ideal é deixá-las de molho antes do consumo. Desta maneira, elas irão absorver a água antes de serem ingeridas, prevenindo que elas absorvam água em excesso quanto entrarem no sistema digestivo.
O tempo mínimo para deixá-las de molho é de 15 minutos.
4. Ideias para o consumo
Você pode incorporar as sementes de chia a vitaminas e batidas de frutas e vegetais, sucos, doces, bolos e massas em geral e na tapioca.
Elas também combinam bem com iogurtes, cereais, aveia e frutas, podendo fazer parte de um café da manhã muito saudável. Algumas pessoas também as consomem em saladas.
Escolha a sua forma preferida e aproveite tudo o que a chia tem a oferecer para a nossa saúde!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jaramillo Garcés, Y. (2013). La chía (salvia hispanica L.), una fuente de nutrientes para el desarrollo de alimentos saludables. Corporación Universitaria Lasallista.
- Beltrán, O., & Romero, M. . (2003). La chía, alimento milenario. Industria Alimentaria (México, D.F.).
- Garda, M., Alvarez, S., Lattanzio, B. M., Ferraro, C., & Colombo, M. E. (2012). Rol de los hidrocoloides en semillas de chía y lino en la optimización de panificados libres de gluten. DIAETA. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.116.027134
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.