Semente de ojoche: propriedades e benefícios

Se quiser um substituto do café, não pode faltar a bebida feita com sementes de ojoche, um vegetal que possui muitos minerais em seu interior.
Semente de ojoche: propriedades e benefícios
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 14 outubro, 2022

A semente de ojoche é um alimento comum em países como México, ela pode ser fonte de nutrientes de alta qualidade. Alguns a consideram um superalimento, termo que geralmente não é apreciado pelos especialistas em nutrição.

Antes de começar, devemos comentar que as hortaliças que crescem no sul do continente americano geralmente se caracterizam por concentrar antioxidantes em grandes quantidades em seu interior.

Esses elementos ajudam a neutralizar a formação de radicais livres, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de certas patologias complexas. Afinal, controlar o equilíbrio redox é fundamental para evitar que o estado de saúde piore com o passar dos anos.

Nutrientes da semente de ojoche

A semente de ojoche pode ser usada para fazer uma bebida que funciona como substituto do café. Não possui elementos tóxicos em seu interior ou substâncias alergênicas.

Também não é afetado por aflatoxinas, algo considerado muito positivo do ponto de vista da segurança alimentar. Os hidratos de carbono que concentra têm um baixo índice glicémico e são fonte de minerais e vitaminas essenciais.

Cafeína e álcool em algumas bebidas
Com a semente de ojoche você pode preparar uma infusão semelhante ao café. 

Acima de tudo, devemos destacar a presença de cálcio, ferro e vitaminas A, B, C e E dentro deste vegetal. Além disso, é uma fonte de proteína, por isso ajudará a atender às necessidades diárias. Pode ser incluído sem muitos problemas no contexto de uma dieta hipocalórica com o objetivo de perder peso.

Benefícios da semente de ojoche

Do ponto de vista dos benefícios, a semente de ojoche ajudará a prevenir situações de anemia por deficiência de ferro. É claro que este mineral tem uma baixa disponibilidade. No entanto, quando administrado com uma quantidade significativa de vitamina C, a absorção é aumentada. Isso é evidenciado por uma pesquisa publicada na revista Annals of the New York Academy of Sciences.

Café moído para manter lesmas e caracóis longe do seu jardim
Você quer desistir do café? Que tal substituir sua xícara diária por uma bebida ojoche?

A própria vitamina C é capaz de melhorar a função imunológica, tanto inata quanto adaptativa. Um estudo publicado na Nutrients comprova isso. Mesmo mantendo os níveis desse elemento em faixas ótimas, contribuirá para um melhor manejo dos sintomas em caso de desenvolvimento de uma doença infecciosa. Por este motivo, recomenda-se uma alimentação extra quando for detectado o início de um problema deste tipo.

A tudo isto devemos acrescentar o teor de potássio do vegetal, mineral que tem uma ação antagónica à do sódio ao nível do controlo da pressão arterial. Por isso, será decisivo garantir uma contribuição suficiente e contínua para evitar episódios de hipertensão que podem ser prejudiciais. Um artigo publicado no Journal of the American Heart Association confirma isso.

Como consumir a semente de ojoche?

Em termos gerais, a semente de ojoche é utilizada para fazer uma bebida semelhante ao café, especialmente em termos de características organolépticas. De qualquer forma, também é possível fervê-la até formar uma pasta e depois fazer panquecas que podem ser recheadas com vários ingredientes. Ela até foi usada como substituto do milho em algumas culturas.

Tem um sabor de noz, por isso pode melhorar o resultado final de muitos pratos e bebidas diferentes.

Semente de ojoche, um produto de alta qualidade

Como você viu, a semente de ojoche contém vitaminas, minerais e antioxidantes de alta qualidade que podem ser incluídos na dieta para reduzir o risco de adoecer ao longo do tempo.

Esses elementos são necessários para que a fisiologia do corpo funcione com eficiência. É claro que, para experimentar efeitos positivos, será necessário garantir que seja introduzido no contexto de uma dieta variada e equilibrada.

Para finalizar, deve-se notar que o consumo excessivo de antioxidantes em algumas situações pode ser prejudicial. Por exemplo, ao se exercitar, não é aconselhável um suprimento extra desses elementos por meio de suplementação.

Caso contrário, as vias de comunicação celular podem ser inibidas, afetando negativamente a hipertrofia e os ganhos de força muscular. Claro, uma quantidade através dos alimentos deve estar presente para otimizar os processos de recuperação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lynch SR, Cook JD. Interaction of vitamin C and iron. Ann N Y Acad Sci. 1980;355:32-44. doi:10.1111/j.1749-6632.1980.tb21325.x
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017;9(11):1211. Published 2017 Nov 3. doi:10.3390/nu9111211
  • Filippini T, Naska A, Kasdagli MI, et al. Potassium Intake and Blood Pressure: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. J Am Heart Assoc. 2020;9(12):e015719. doi:10.1161/JAHA.119.015719

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.