O que causa os sangramentos vaginais irregulares?

3 de dezembro de 2019
Se você apresentar sangramentos vaginais entre os períodos menstruais, não hesite em procurar um ginecologista, já que, muitas vezes, a causa pode ser detectada através de exames. Esta é maneira mais eficaz de evitar complicações.

De acordo com um estudo realizado pelo Hospital Virgen del Camino, em Pamplona, ​​na Espanha, os sangramentos vaginais intermenstruais são denominados metrorragias. Trata-se de sangramentos fora dos dias correspondentes à menstruação.

Muitas pessoas acreditam que a metrorragia é causada por uma irregularidade menstrual, mas este nem sempre é o caso. Os sangramentos vaginais entre os períodos de menstruação podem ser causados por vários problemas. Embora sejam em sua maioria benignos, indicam que algo não está certo no corpo e que é necessário consultar um médico.

A seguir, apresentamos as causas que costumam estar associadas ao sangramento vaginal fora dos ciclos menstruais.

Causas dos sangramentos vaginais intermenstruais

Existem muitas causas que podem levar ao surgimento deste sintoma. No entanto, os ginecologistas as dividem em três principais:

  • Vaginais
  • Uterinas
  • Ováricas

Leia também: O sangramento durante a gravidez e seu significado

1. Anticoncepcionais

Causas dos sangramentos vaginais intermenstruais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade dos Andes, as pílulas anticoncepcionais, e especialmente o dispositivo intrauterino (DIU), podem ser os causadores dos sangramentos irregulares. Isso pode ser devido à quantidade de hormônios contidos na fórmula do medicamento ou, no caso do DIU, devido à uma má prática ou a um erro em sua colocação.

Se você começou algum tratamento contraceptivo e está sofrendo de sangramentos irregulares, converse com um ginecologista para que ele avalie a situação. O mais provável é que ele indique outro tratamento.

Lembre-se de que os tratamentos de contracepção afetam o ciclo menstrual, o que pode condicionar episódios caracterizados por um fluxo muito abundante ou, pelo contrário, extremamente escasso.

2. Problemas hormonais

O estrogênio e a progesterona são os hormônios que regulam o ciclo menstrual. A alteração de seus valores normais pode ser a origem de irregularidades tanto no período como entre uma menstruação e outra. Este tipo de desequilíbrio geralmente causa menstruações muito dolorosas, fluxo abundante ou sangramento vaginal intermenstrual.

Tal desequilíbrio pode ser causado por:

3. Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

As doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a gonorreia e a clamídia, podem causar sangramentos vaginais

De acordo com um estudo da Universidade de Valência e por uma pesquisa da Clínica Las Condes, no Chile, as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a gonorreia e a clamídia, podem causar sangramentos vaginais. O contágio ocorre principalmente após manter relações sexuais sem proteção.

Entre outros sintomas das DST estão:

  • Febre
  • Ardor ou dor ao urinar
  • Dor durante relação sexual
  • Sangramento vaginal

Alguns desses sintomas, ou todos eles, podem vir acompanhados de sangramentos abundantes entre os períodos menstruais.

É muito importante consultar imediatamente um médico no caso de apresentar esses sintomas para que ele realize os exames pertinentes. Somente assim você poderá evitar situações que comprometeriam ainda mais sua saúde. Além disso, é recomendável evitar a automedicação, já que pode ser contraproducente.

4. Infecções

Esta é uma das causas mais comuns dos sangramentos vaginais. Entre elas, estão as próprias infecções na vagina ou também na uretra, como afirma um estudo realizado pela Clínica Alemã de Santiago, no Chile. Ao ficarem inflamadas, essas partes ficam irritadas e podem ocorrer sangramentos, mesmo que em sua maioria sejam bem leves.

Algumas das causas das inflamações são:

Também pode aparecer durante a conhecida menopausa iminente. É quando se apresentam ligeiras manchas ou um sangramento bem leve durante o processo da menopausa. Às vezes, mesmo com a atividade dos ovários parado, muitas mulheres continuam apresentando um fluxo amarronzado. Essas mancham se assemelham bastante a sangue.

Pode te interessar: Irregularidades na menstruação, quais as causas?

5. Pólipos no útero

Muitas pessoas acreditam que a metrorragia é causada por uma irregularidade menstrual, mas este nem sempre é o caso

Estes crescimentos anormais do tecido que recobre a cavidade uterina também podem ser a causa dos sangramentos vaginais, como destaca uma pesquisa realizada pelo Hospital Las Higueras, em Talcahuano, no Chile.

As câimbras abdominais podem ser outro sinal da existência desta anomalia uterina. No entanto, muitas mulheres não percebem diferenças além dos sangramentos vaginais.

6. Fibromas

Segundo um estudo realizado pelo Hospital Geral da Universidade Vladimir Ilich Lenin, em Cuba, os fibromas podem causar infertilidade, mas são tumores benignos, isto é, não cancerígenos. Se formam no útero e geralmente são detectados por um ginecologista.

Seus sintomas costumam ser claros:

Além disso, os fibromas também são gerados nos ovários e se desprendem logo após a liberação do óvulo. Este rompimento, como consequência, gera câimbras, dores no baixo ventre e sangramentos vaginais.

Neste artigo, apresentamos as causas mais comuns dos sangramentos vaginais entre os ciclos menstruais. No entanto, é indispensável procurar um ginecologista caso você tenha incômodos.