11 possíveis causas da dor na relação sexual

· 2 de agosto de 2016
Para que a vida em casal seja plena, se tivermos dor na relação sexual, é fundamental buscarmos sua origem o quanto antes. Assim, poderemos solucioná-la sem afetar a relação ou o bem-estar de ambos.

A dor na relação sexual é bastante comum e pode se tornar um problema para a plenitude sexual e a vida de casal. A seguir, listaremos possíveis origens deste incoveniente, que afeta muitas pessoas ao redor do mundo.

De acordo com dados apresentados no Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, 3 em cada 4 mulheres sexualmente ativas tiveram esse desconforto em algum momento de suas vidas.

A sensação de desconforto e dor geralmente ocorre na vulva ou outras áreas ao redor da abertura da vagina. Também afeta frequentemente a região lombar, a região pélvica e até mesmo o útero e a bexiga.

Essa condição faz com que a mulher mude completamente quanto ao seu desempenho sexual, e isso acaba gerando reações emocionais. Suas causas são diversas, mas estão relacionadas a várias condições ginecológicas e com a falta de excitação e desejo. Aqui, vamos ver as mais comuns.

Causas da dor na relação sexual

1. Problemas de pele

Os distúrbios dermatológicos, como as úlceras, na pele delicada da vulva são uma causa muito comum de dor. Também são comuns a dermatite por contato e as reações alérgicas devido ao desequilíbrio do pH na flora vaginal. Deve-se ter cuidado com o uso de sabonetes perfumados e lubrificantes, já que alguns podem causar esse desconforto.

Leia também: 4 remédios caseiros para balancear o ph vaginal

2. Lesão durante a relação sexual

Durante o sexo, podem ocorrer lesões internas que provocam dor e dificuldades para manter a relação sexual. Essas dores se devem à distensão do fundo vaginal e, às vezes, a pequenos traumas. Se a dor persistir e levar a outros sintomas, o melhor é consultar o ginecologista o quanto antes.

3. Ressecamento vaginal

Causas da dor na relação sexual

O ressecamento vaginal pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum durante a menopausa e no período que a antecede. É causado pela diminuição dos níveis do hormônio feminino conhecido como estrogênio.

O desequilíbrio tem efeitos sobre a lubrificação vaginal e, como resultado, pode provocar irritação e ardor durante o sexo. Nesses casos, o melhor é optar pelos lubrificantes vendidos nas farmácias ou por determinados remédios caseiros para controlar o desnível hormonal.

4. Vaginite

A vaginite é uma inflamação da vagina causada por uma infecção fúngica ou bacteriana. Ela não só se provoca desconforto durante a relação sexual, como também corrimento vaginal e ardor.

5. Vaginismo

O vaginismo é uma das causas de dor na relação sexual

O vaginismo é uma doença caracterizada pela contração involuntária dos músculos perivaginais, o que dificulta a penetração. É uma das maiores causas de dor na relação sexual; em certas ocasiões, envolve a presença de cicatrizes ou tumores no interior da vagina.

No caso caso do vaginismo, o tratamento ginecológico é complementado pela prática contínua de exercícios musculares pélvicos.

6. Episiotomia

O corte feito na vagina durante o parto ou o rasgo no períneo também pode causar dor na relação sexual nos meses seguintes. Os médicos aconselham fisioterapia, medicação e, em casos especiais, cirurgia.

7. Alergia ao preservativo de látex

A alergia ao preservativo de látex é uma das causas de dor na relação sexual

Um grupo reduzido de mulheres tem reações alérgicas a certos lubrificantes ou ao látex utilizado na fabricação dos preservativos. Esse desconforto leva à coceira e muitas vezes impede o prazer total na relação sexual.

8. Problemas emocionais

A saúde emocional desempenha um papel importante no prazer na relação sexual. Sentimentos como medo, culpa, vergonha e estresse, impedem que se consiga o relaxamento necessário para alcançar a excitação. Como consequência, o desejo sexual diminui e a dor pode ser sentida na relação sexual, principalmente na penetração.

9. Dificuldades no relacionamento

As dificuldades no casal pode causar dor na relação sexual

Embora a maioria das pessoas ignore, as dificuldades que surgem no relacionamento podem interferir no desejo sexual. A falta de comunicação, os problemas sexuais ou a infidelidade podem ter efeitos negativos no momento íntimo.

10. Certos medicamentos

As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais podem ter uma diminuição da libido como efeito colateral. Isso também acontece com o consumo excessivo de analgésicos e antibióticos, que alteram a lubrificação natural da vagina.

Recomendamos a leitura deste artigo: 6 hábitos que prejudicam a saúde vaginal

11. Cistite

A cistite pode provocar dor na relação sexual

A inflamação da bexiga devido a infecções bacterianas causa desconforto ao fazer sexo. O desejo contínuo de urinar e o ardor vaginal causam dor na relação sexual e perda da libido.

Como mulheres, é importante atender a todas essas condições para evitar que afetem o âmbito sexual com o parceiro. Com uma consulta ginecológica, poderá ser determinada qual é a causa e qual tratamento deve ser seguido.