Salada de grão-de-bico e berinjela

21 Maio, 2020
O grão-de-bico é uma leguminosa e, como tal, um alimento básico que deve ser incluído em qualquer tipo de dieta. A berinjela é um vegetal com inúmeros benefícios para a saúde e um teor calórico mínimo.
 

Muitos de nós associamos as leguminosas a pratos quentes, como ensopados e cozidos. No entanto, também podemos apreciá-las em saladas, como nesta salada de grão-de-bico e berinjela que propomos hoje.

Trata-se de uma salada nutritiva, deliciosa e adequada para qualquer época do ano… Não perca!

Salada de grão-de-bico e berinjela

Quando o verão chega, a simples ideia de um prato pesado e quente à base de leguminosas nos leva a evitar consumi-las neste momento. Por esse motivo, deixamos de lado um dos alimentos básicos mais nutritivos e necessários. Você já pensou em consumi-las na salada?

Em nossa receita de hoje, oferecemos uma salada de grão-de-bico e berinjela, cuja combinação perfeita lembra a tradição e a “comida caseira”. Além disso, o alto teor nutricional dos seus ingredientes faz com que seja um prato ideal, satisfatório e saboroso, perfeito para qualquer época do ano.

Primeiro, vamos aprender um pouco mais sobre seus principais ingredientes e os seus benefícios para a saúde:

Grão-de-bico

Salada de grão-de-bico e berinjela
O grão-de-bico se destaca por seu alto valor nutricional. Ele é uma fonte de proteínas, minerais, antioxidantes e fibras de alto valor biológico.

O grão-de-bico é uma leguminosa e, portanto, um alimento básico que deve ser incluído em todos os tipos de dietas. De fato, o grão-de-bico tem um alto teor de proteínas de origem vegetal e é uma fonte de cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo.

 

Além disso, ele é rico em vitamina E, tiamina, niacina e folato. Ele também contém grandes quantidades de fibra, que promovem o trânsito intestinal e proporcionam uma sensação de saciedade.

Fornece 19,4 gramas de proteína em cada 100 gramas, e apenas 5 gramas de gorduras ou lipídios.

A berinjela

Berinjelas
O sabor amargo da berinjela desaparece se a deixarmos de molho em água e sal por um tempo antes de cozinhar.

A berinjela é um vegetal que oferece inúmeros benefícios. Ao seu alto teor de fibras, minerais e vitaminas, também devemos adicionar a sua versatilidade na cozinha. Tudo isso a torna perfeita para o consumo em todos os tipos de dietas, principalmente para aquelas pessoas que desejam perder ou manter o peso.

A berinjela é pobre em calorias (38 em cada 100 gramas), uma vez que é composta por quase 93% de água. Também fornece cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro. Além disso, é rica em flavonoides e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e a função cardíaca.

Em relação ao seu conteúdo vitamínico, destaca-se a sua contribuição de tiamina, riboflavina, vitamina B6, ácido ascórbico (vitamina C), vitamina A e carotenos.

É preciso ter em mente que devemos evitar comer berinjela crua. Este vegetal contém uma substância alcaloide, a solanina, que é tóxica se consumida crua, mas é inativada quando cozida.

 

Portanto, é recomendável sempre lavar bem a berinjela e deixá-la com sal por um tempo. Dessa maneira, o próprio vegetal removerá parte da água e o sabor amargo que a solanina lhe confere. Depois disso, ela deve ser cozida.

De qualquer forma, o conteúdo dessa substância alcaloide não é suficiente para causar envenenamento, mesmo se consumida crua. No entanto, seu sabor amargo estará presente se não a cozinharmos, por isso é melhor prepará-la antes do consumo.

Receita de salada de grão-de-bico e berinjela

Receita de salada de grão-de-bico e berinjela
Esta salada pode ser consumida fria ou quente, portanto, dependendo das suas preferências, você pode deixá-la esfriar por mais ou menos tempo.

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 pimentão vermelho
  • Vinagre
  • 1 cebola ou cebolinha
  • 1 dente de alho
  • Azeitonas pretas fatiadas
  • 1 lata ou pote de grão-de-bico cozido
  • Sal
  • Manjericão
  • Azeite

Preparação

  • Primeiro, lave bem o grão-de-bico. Ele costuma ser conservado em potes ou latas em um líquido cuja textura pode estragar a salada mais tarde. Portanto, devemos lavá-lo com água em abundância e deixar escorrer bem.
  • Depois, refogue a berinjela e os pimentões. Especialmente em relação às berinjelas, é preciso salgá-las e deixá-las escorrer bem. Assim, você será capaz de eliminar parte do sabor amargo que elas têm em sua forma crua.
 
  • Em seguida, misture o vinagre e o manjericão, batendo bem.
  • Em uma panela, refogue todos os ingredientes, exceto o grão-de-bico.
  • Quando tudo estiver dourado, retire os ingredientes da panela e deixe esfriar. Esta salada pode ser consumida fria ou quente; isso vai depender do gosto de cada um.
  • Então, depois que esfriar, adicione o grão-de-bico. Em seguida, adicione o vinagrete e misture tudo muito bem.
  • A salada está pronta!
  • Nergiz Gürbüz Öztürk, Nergiz & Uluisik, Selman & Frary, Anne & Frary, Amy & Doganlar, Sami. (2018). Health benefits and bioactive compounds of eggplant. Food Chemistry. 268. 10.1016/j.foodchem.2018.06.093.
  • Jukanti AK, Gaur PM, Gowda CL, Chibbar RN. Nutritional quality and health benefits of chickpea (Cicer arietinum L.): a review. British Journal of Nutrition. 2012 Aug;108(S1):S11-26.
  • Gupta RK, Gupta K, Sharma A, Das M, Ansari IA, Dwivedi PD. Health Risks and Benefits of Chickpea (Cicer arietinum) Consumption. J Agric Food Chem. 2016 Dec 23;65(1):6-22.
  • Das S et al. “Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L)”, Food Funct. 2011 Jul;2(7):395-9. doi: 10.1039/c1fo10048c. Epub 2011 Jun 10″,