Saiba mais sobre o "objeto de transição" usado por Zyan - é para não se sentir sozinho

Descubra o que é um objeto de transição e por que ele é importante para bebês como Zyan, filho de Giovana Ewbank.
Saiba mais sobre o "objeto de transição" usado por Zyan - é para não se sentir sozinho

Última atualização: 21 março, 2022

A atriz Giovanna Ewbank publicou um vídeo cheio de fofura de seu filho mais novo, Zyan, de apenas um ano. A criança aparecia deitada e interagindo com a mãe, e Giovana chamou a atenção para o bichinho de pelúcia que ele estava segurando, dizendo que Zyan só consegue dormir e se acalmar com ele. Esse tipo de brinquedo com o qual a criança tem um apego emocional é denominado como objeto de transição que, de acordo com a ciência, é fundamental no desenvolvimento infantil.

O bichinho é um bode de pelúcia, o brinquedo preferido da criança.

“Esse bodinho dele, gente… Sério. Eu preciso, inclusive, comprar outro, porque se perder, ferrou. Se perder esse bodinho o bebê não dorme, o bebê não acalma…”, ela fala, enquanto grava o filho abraçado à pelúcia.

O que é um objeto de transição?

O apego de alguns bebês por algum objeto específico, que pode ser uma coberta, um bichinho de pelúcia, um pano, etc, é algo bastante comum. Esses itens têm um papel fundamental no desenvolvimento emocional da criança e as ajuda a dormirem sozinhas, oferecendo conforto.

Segundo pontos de vista amplamente difundidos na pediatria, as crianças entendem que com esse objeto não estão sozinhas. Elas experimentam esse apego a um objeto como uma forma de apoio para enfrentar todas as mudanças pelas quais está passando.

A presença desse apoio deixa a criança mais tranquila e segura, o que auxilia na adaptação às transições, que são várias durante a primeira infância.

Por essa questão de apego tão profundo, é normal que os bebês reclamem quando esse objeto é substituído ou até limpo. No entanto, é fundamental que tais objetos sejam higienizados com frequência, a fim de prevenir doenças.

Pode interessar a você...
Livro sensorial para bebês: características e benefícios
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Livro sensorial para bebês: características e benefícios

Os livros sensoriais estimulam os sentidos do bebê, favorecendo o desenvolvimento e a aquisição de habilidades. A seguir ensinaremos em que eles co...