3 remédios naturais para eliminar as varizes rapidamente

· 13 de fevereiro de 2018
As varizes podem causar muitos desconfortos se forem negligenciadas, causando desde uma aparência física ruim a cãibras e hematomas.

Quanta atenção você dá à parte de trás do seu corpo? Devido à sua localização é difícil ver essa área, por isso não é incomum que você descubra as tão temidas veias dilatadas e pronunciadas um dia. Caso tenha percebido que elas estão se tornando um problema, experimente estes remédios naturais para eliminar as varizes.

O que são as varizes?

Médico fazendo tratamento de varizes

Antes de falar sobre os remédios naturais para eliminar as varizes, é importante saber que as mesmas são vasos capilares dilatados que costumam adquirir uma tonalidade vermelha ou azul. Elas podem aparecer em uma área muito pequena ou podem estar presentes em grandes partes no corpo.

Costumam aparecer mais regularmente nos lados das pernas e panturrilhas. Você também pode encontrar algumas no seu rosto.

Normalmente, você não sentirá nenhum sintoma e elas não representarão um risco grave para a saúde. No entanto, quando as varizes são muito grandes ou estão em grande quantidade, podem causar coceira e queimação.

Quais são as causas das varizes?

O aparecimento de varizes depende muito da sua herança genética, mas você pode tomar medidas para reduzir a probabilidade de desenvolvê-las. Os fatores que você deve ter sob controle são:

  • Sobrepeso e falta de atividade física
  • Obesidade
  • Ingestão de contraceptivos orais
  • Histórico de coágulos sanguíneos
  • Uso de roupas muito justas
  • Problemas de circulação

Tendo isso em mente, você já deve ter uma ideia geral dos remédios naturais para eliminar as varizes. Em todo caso, aqui estão eles:

Remédios naturais para eliminar as varizes

1. Faça exercício de baixa intensidade para melhorar a circulação das pernas

Exercícios físicos

Manter a circulação correta nas pernas com exercícios fáceis é o primeiro e mais simples dos remédios naturais para se livrar das varizes e hematomas. Consiga isso realizando exercícios de baixa intensidade diariamente. Se você não sabe por onde começar, experimente as seguintes sugestões:

  • Dê um passeio com o seu cão de manhã e outro à tarde
  • Faça um exercício em uma bicicleta ergométrica por 25 minutos ao dia
  • Realize tarefas domésticas que a obriguem a caminhar
  • Suba e desça dois andares de escadas pela manhã e à noite

Além de evitar as varizes, esses exercícios irão ajudá-la a permanecer saudável por muitos anos.

2. Use meias de compressão

Mulher usando meia-calça e sapato alto

O segundo dos remédios naturais para se livrar das varizes é perfeito se elas já forem um problema visível.

As meias de compressão melhoram a sua circulação, mantendo a forma natural das pernas e proporcionando suporte. Você pode encontrar meias de compressão alta, baixa e média em qualquer loja de departamento. Para escolher a sua, siga as seguintes considerações:

  • Baixa compressão. Elas são ideais se você tiver varizes muito pequenas e em pouca quantidade. Estas meias são muito semelhantes às comuns usadas no dia a dia. Você pode usá-las durante algumas horas ou até o dia inteiro, pois você se sentirá confortável.
  • Compressão média. Recomendamos que você a utilize se as varizes forem perceptíveis à primeira vista, mas não muito grandes. Use-a por ao menos 6 horas, principalmente quando você ficar de pé por um tempo prolongado ou não fizer muita atividade física.
  • Alta compressão. Você deve usá-la se já possuir varizes muito visíveis e tiver notado hematomas sem motivo. Tente usá-la o maior número de horas possível por dia.

Você pode sentir algum desconforto nos primeiros dias, principalmente com a meia de alta compressão. Se preferir, você pode começar a usá-la por duas horas e aumentar o tempo a cada semana até se sentir confortável.

Para comprar essas meias, não é necessário receita médica e seus cuidados são iguais aos de qualquer outra meia em termos de precisar ser lavada a mão e com sabão neutro. Seu custo pode ser ligeiramente superior ao normal, mas ela é projetada para ser mais durável, então vale a pena.

Se você não quiser comprar as meias, mas deseja o mesmo efeito, experimente passar uma bandagem nas pernas. Este é um método mais barato, mas menos prático e confortável.

3. Eleve as pernas ocasionalmente

Colocar as pernas para cima para combater as varizes

Outra maneira de ativar a circulação das pernas é elevá-las por alguns minutos. Para fazer isso, você pode:

  • Deitar-se na sua cama e inclinar as pernas na parede ou em dois ou três travesseiros
  • Deitar na poltrona e descansar as pernas no apoio de braços
  • Sentar-se no chão e descansar os pés no banco de uma cadeira

É importante que você mantenha suas pernas nessa posição por um máximo de 20 minutos e, em seguida, abaixe-as lentamente para evitar sentir dor . Você nunca deve dormir a noite toda nesta posição, porque quando você abaixar as pernas, pode sentir dor quando o sangue começar a circular para baixo.

Tente fazer esse exercício ao menos uma vez por dia. Idealmente, você deve realizá-lo três vezes por dia se as varizes forem muito grandes.

O que você achou desses remédios naturais para eliminar as varizes? Coloque-os em prática e mantenha suas pernas bonitas sem complicações.