Remédios naturais para combater a cistite intersticial

4 de agosto de 2019
Superar a cistite intersticial não é fácil e pode causar muito desconforto e frustração para a quem sofre. Descubra esses remédios naturais que acalmam seus sintomas.     

Combater a cistite intersticial não é fácil e pode causar muito desconforto e frustração para quem a sofre. Ainda se desconhece sua causa e não existe tratamento que garanta sua eficácia.

O tratamento desta patologia também inclui mudanças no estilo de vida, bem como um controle do estresse que pode atuar como um gatilho. Por este motivo, neste artigo compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar seus sintomas.

O que é a cistite intersticial? 

cistite intersticial é uma doença crônica que causa desconforto e dor na bexiga, e faz com que a pessoa urine com frequência. Os sintomas podem variar um pouco dependendo da pessoa, mas o que é geral é que esta afeta mais as mulheres.

Essa patologia afeta muito a qualidade de vida das mulheres. Também pode causar dor durante a relação sexual e distúrbios do sono, além dos sintomas principais da bexiga. E, por fim, geralmente afeta o humor e causa ansiedade, estresse ou depressão.

Leia também: Mau humor e apatia crônica: a depressão encoberta que você precisa conhecer

Remédios naturais para superar a cistite intersticial 

O tratamento natural para superar a cistite intersticial baseia-se, acima de tudo, em algumas propostas na dieta e no controle do estresse. Além disso, a fisioterapia também pode ser eficaz, mas sempre sob a supervisão médica.

Por outro lado, recomenda-se a ajuda psicológica para ajudar em casos de ansiedade e depressão. Uma opção é a terapia comportamental cognitiva, bem como terapias que ajudam a relaxar.

1. Mirtilos vermelhos

Bebida para combater a cistite

Em primeiro lugar, para ajudar a superar a cistite intersticial podemos recorrer ao suco, ou aos comprimidos de mirtilo vermelho. Especialmente para aquelas pessoas que sofrem de maneira recorrente.

Os benefícios desta fruta vermelha contra a cistite se devem ao seu conteúdo em antocianidinas. Estas substâncias ajudariam a evitar que as bactérias se liguem à parede da bexiga.

Confira ademais: 6 sinais que indicam que você tem dificuldades para controlar a bexiga

2. Extrato de semente de toranja 

Em segundo lugar, o extrato de semente de toranja é um tesouro da natureza cada vez mais popular para combater infecções. Em particular, pode nos ajudar a superar a cistite intersticial sem os efeitos colaterais dos antibióticos convencionais.

As sementes deste cítrico, além de serem antioxidantes, possuem propriedades antimicrobianas que reduzem o desenvolvimento de bactérias e fungos. Por isso, podem ser um complemento para fortalecer nosso sistema imunológico.

3. Bearberry ou uva ursina

Em terceiro lugar, a bearberry ou uva ursina é um remédio natural eficaz para prevenir e combater a cistite intersticial, assim como infecções do trato urinário em geral. No entanto, recomenda-se tomar nos estágios iniciais da infecção, e sempre sob supervisão médica.

Ao ideal seria combinar as folhas de uva ursina com outros remédios naturais. Além disso, podemos tomá-la como uma infusão ou em cápsulas ou comprimidos, em cujo caso consumiremos a dosagem indicada pelo fabricante.

Beber ou não beber água? O que é mais conveniente?

Para combater a cistite intersticial, beba bastante água

Finalmente, aqueles que sofrem de cistite intersticial sofrem por ter que urinar com frequência. Por isso, alguns optam por reduzir a ingestão de líquidos, o que poderia ajudá-los a reduzir algum desconforto.

No entanto, beber bastante água ao longo do dia também ajuda a diluir as toxinas na urina, que seriam mais molestas em maiores  concentrações. Além disso, a manutenção da hidratação favorece um bom trânsito intestinal, uma vez que a constipação também pode agravar os sintomas.

Últimas dicas para superar a cistite intersticial 

Finalmente, não devemos esquecer as duas últimas dicas que são dadas regularmente nestes casos. Primeiro, escolha roupas íntimas de materiais naturais, como algodão. E em segundo lugar, faça uma higiene adequada da área íntima quando for ao banheiro. Ou seja, sempre da frente para trás (em direção ao ânus).

Agora conhecemos alguns remédios e dicas que nos ajudarão a superar a cistite intersticial ou, pelo menos, melhorar nossa qualidade de vida. Vale a pena experimentá-los, já que não representam nenhum risco para a saúde.

  • Bosch, P. C., & Bosch, D. C. (2014). Treating interstitial cystitis/bladder pain syndrome as a chronic disease. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4080853/
  • Abascal, K., & Yarnell, E. (2008). Botanical Medicine for Cystitis. Alternative and Complementary Therapies. https://doi.org/10.1089/act.2008.14203
  • Trill, J., Simpson, C., Webley, F., Radford, M., Stanton, L., Maishman, T., … Moore, M. (2017). Uva-ursi extract and ibuprofen as alternative treatments of adult female urinary tract infection (ATAFUTI): Study protocol for a randomised controlled trial. Trials. https://doi.org/10.1186/s13063-017-2145-7