Remédios naturais para controlar a hipertensão

15 Janeiro, 2020
A hipertensão ou pressão arterial alta pode ser um risco para a saúde se não for controlada. Um plano de alimentação adequado, e outras mudanças de hábitos, podem controlar sua pressão.
 

A pressão arterial alta ou hipertensão é um dos problemas cardiovasculares mais frequentes entre a população mundial. Geralmente, os pacientes não têm conhecimento de que possuem a doença até surgir uma emergência médica. Por isso ela também é conhecida também como a “assassina silenciosa”.

De acordo com dados revelados pela Organização Mundial de Saúde publicados em setembro de 2015, mundialmente, pelo menos um em cada cinco pessoas adultas sofre de pressão arterial elevada, um transtorno que causa aproximadamente a metade de todas as disfunções por acidente vascular cerebral ou cardiopatia. Por isso, a alta taxa de diagnósticos acendeu um alerta.

Após obter um diagnóstico, é necessário seguir todas as indicações do médico e se informar melhor sobre a doença. Estar consciente dos riscos que a hipertensão traz será uma das primeiras medidas para evitar se expor a eles.

Não seguir as orientações do médico pode afetar a sua qualidade de vida e elevar os riscos de sofrer um ataque cardíaco.

Médico medindo pressão

Produtos naturais que podem ajudar a controlar a hipertensão

Existem planos de alimentação para diminuir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol. Isso reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.

 

Essas dietas focam em:

  • Comer verduras, frutas e grãos integrais, produtos lácteos baixos em gordura ou sem gordura, peixes, nozes e óleos vegetais.
  • Evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, bebidas com açúcar ou doces.

A seguir, te damos algumas sugestões de alimentos que podem contribuir para o controle da pressão alta.

Amêndoas cruas

Amêndoas para hipertensão

Um punhado de amêndoas cruas todos os dias, uma porção de azeite de oliva adequada em alguns pratos e o consumo de peixes azuis podem ser muito bons para a saúde do coração.

Os ácidos graxos ômega 3 ajudam a reduzir os níveis e colesterol e, por sua vez, contribuem para a função cardíaca. Eles estão presentes em diversos alimentos, como os que mencionamos aqui.

Também podemos encontrar os mesmos ácidos graxos em sementes de linhaça, sementes de chia, nozes e óleo de canola.

Recomendamos também: Amêndoas tostadas e alecrim para melhorar a memória

Aveia

Tigela de aveia
 

Valorizada por seu alto teor de fibras e nutrientes essenciais, a aveia é outro remédio natural que pode ajudar a reduzir a pressão arterial alta.

Estima-se que o consumo regular de aveia pode ajudar a reduzir em até 5% os níveis de colesterol. É por esse motivo que se recomenda incluir esse cereal em uma dieta responsável e balanceada.

Cúrcuma

Ainda que se deva fazer mais pesquisas sobre o assunto, alguns estudos feitos com ratos apontam que a cúrcuma pode ser um ingrediente positivo para a saúde e talvez por isso deva ser consumida em maior frequência.

Segundo os pesquisadores, tem ação antioxidante e efeito anti-inflamatório, o que pode ser um benefício em caso de pressão arterial alta ou outros problemas cardiovasculares.

Acredita-se que a chave desses benefícios seja a curcumina, seu composto ativo. Quando a cúrcuma é consumida juntamente com a pimenta-do-reino, ela pode ter um efeito vasodilatador, ideal para melhorar a circulação e manter as paredes arteriais limpas.

Algumas evidências também sugerem que ela atua como um anticoagulante natural, o que contribui para a regulação do fluxo sanguíneo.

Suco de limão e salsinha

batida-para-hipertensao
 

Ainda que esse suco seja um remédio caseiro, a crença popular o considera um apoio para a dieta. Dado que os ingredientes são ricos em água, poderiam estimular a micção e assim contribuir para diminuir a pressão arterial.

Tanto o limão como a salsa contêm nutrientes importantes que facilitam a eliminação de líquidos e o excesso de sódio, que estão associados ao aumento da pressão.

É recomendado tomar um limão com salsinha e um copo de água. Para tanto, corte em várias partes o limão com sua casca e coloque-o no liquidificador junto com a salsa e o copo de água. Processe por alguns segundos, coe e beba.

Banana

Essa fruta é consumida em vários países do mundo. É rica em fibra e fonte de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial, assim como apoia o funcionamento dos músculos.

Consumir uma banana com regularidade ajudaria a saciar o apetite e, além disso, regular a pressão arterial. No entanto, deve-se ter em mente que sempre será necessário manter outros hábitos de vida positivos.

Quer saber mais? Leia: 16 maneiras de usar a casca da banana

Suco de limão

Beber suco de limão não vai regular a pressão arterial por si só. No entanto, os especialistas da Fundação Española do Coração afirmam que quando utilizamos o limão para substituir o sal na preparação de receitas, ele pode ser útil para esse fim.

Prevenir a hipertensão

Lembre que a hipertensão é uma causa importante de doenças cardiovasculares e de AVC, mas que podemos preveni-la.

 

Isso quer dizer que ao controlar a hipertensão reduziremos os riscos de sofrer de problemas cardiovasculares e neurológicos.

É possível trabalhar na diminuição da pressão arterial através de um plano alimentar adequado e da melhora de certos hábitos de vida.

Fazer exercícios diariamente, comer de forma saudável e evitar o consumo de tabaco e álcool serão algumas das medidas básicas para qualquer paciente.