5 remédios herbais para aliviar a cistite
Existem alguns remédios à base de ervas que podem ajudar a aliviar os sintomas da cistite. Embora não sejam um tratamento de primeira linha contra essa condição, podemos considerá-los um coadjuvante para promover a sensação de alívio caso o médico autorize.
O que é a cistite?
A cistite é uma inflamação da bexiga urinária. É uma condição geralmente causada por uma infecção bacteriana, embora também se origine como uma reação do corpo a alguns agentes irritantes.
Acomete com frequência as mulheres, pois sua uretra é mais curta e facilita a passagem de microrganismos. No entanto, em menor medida, pode afetar os homens.
Os sintomas podem variar em cada paciente, dependendo do nível de gravidade. Em geral, manifesta-se com sensação de queimação ao urinar e desconforto na região abdominal inferior.
De acordo com informações publicadas em American family physician, a maioria dos casos é leve e costuma cicatrizar em pouco tempo, mesmo sem medicação. Apesar disso, é importante prestar atenção, pois pode se tornar um problema maior se atingir os rins.
Portanto, caso você apresente esses sintomas, é importante consultar o médico e seguir suas recomendações. Muitas vezes, o profissional sugere tomar medicamentos como: fosfomicina, nitrofurantoína e trimetoprima/sulfametoxazol.
Por outro lado, existem remédios de origem natural que, aparentemente, podem contribuir para a sensação de alívio. No entanto, eles não são um substituto para o tratamento médico e devem ser usados com cautela. No espaço a seguir, vamos compartilhar 5 soluções de ervas.
Remédios herbais para aliviar a cistite
Uma publicação em Alternative and Complementary Therapies, observa que a medicina herbal tem sido usada por centenas de anos para prevenir e tratar a cistite. Embora seja um tema que ainda requer pesquisas, são remédios que podem servir de complemento contra esse problema.
Em linhas gerais, o que se propõe a seguir são bebidas naturais que podem auxiliar a hidratação diária e promover a diurese.
1. Equinácea para aliviar a cistite
De acordo com uma publicação em Journal of Biomedicine and Biotechnology, a equinácea é uma das plantas com propriedades antibióticas e antivirais que podem ser utilizadas para aliviar as infecções do trato urinário.
De fato, seus compostos aumentam as defesas do corpo contra bactérias e, graças a isso, aceleram o processo de recuperação.
Ingredientes
- 1 colher de chá de equinácea (5 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Coloque uma colher de chá de equinácea em uma xícara de água e leve para ferver.
- Quando ferver, retire a bebida do fogo, deixe descansar por 10 minutos e coe.
Modo de consumo
- Tome 2 ou 3 xícaras do chá de equinácea por dia.
- Repita o tratamento até aliviar a cistite.
Nota: essa bebida não deve ser misturada com cafeína. Evite consumi-la em excesso, pois pode desencadear alergias.
Leia também: Hábitos importantes para prevenir a cistite
2. Dente-de-leão
A bebida de dente-de-leão é um remédio natural recomendado para a cistite acompanhada de micção reduzida e dolorosa. Um estudo publicado em Journal of Alternative and Complementary Medicine conclui que ela tem ação diurética.
Por isso, é um bom complemento para estimular a produção de urina e ajudar na eliminação das bactérias do trato urinário.
Ingredientes
- 1 colher de chá de dente-de-leão (5 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Em primeiro lugar, adicione uma colher de chá de dente-de-leão em uma xícara de água fervente.
- Por fim, cubra a bebida, espere que ela descanse durante 10 a 15 minutos e coe.
Modo de consumo
- Tome 2 xícaras de chá diariamente, até que os sintomas sejam aliviados.
3. Manjerona para aliviar a cistite
Não há evidências de que essa planta ajude no tratamento da cistite. No entanto, na cultura popular, tem sido usada para esse fim. Aparentemente, ela estimula a produção de urina e ajuda a combater a inflamação.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de manjerona (5 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Primeiro, adicione a manjerona em uma xícara de água fervente e cubra a bebida.
- Depois, espere liberar seus extratos por 10 minutos e coe.
Modo de consumo
- Tome a bebida diante do primeiro sintoma de cistite.
- Repita por 2 ou 3 vezes ao dia.
4. Tomilho
O tomilho é uma erva terapêutica com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a limpar a bexiga em caso de cistite.
Um estudo publicado em Journal of Applied Microbiology determinou que compostos, como o timol, ajudam a reduzir o crescimento bacteriano.
Ingredientes
- 1 colher de chá de tomilho (5 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Adicione uma colher de chá de tomilho em um copo de água e coloque para ferver.
- Quando ferver, cubra a bebida e deixe descansar por 10 minutos.
- Após este tempo, coe e sirva.
Modo de consumo
- Tome uma xícara de chá diante de qualquer sinal de infecção.
- Repita o tratamento 2 vezes ao dia.
Nota: evite este remédio se você tiver síndrome do intestino irritável ou se estiver grávida.
5. Malva para aliviar a cistite
A malva é uma planta rica em taninos e antocianinas, compostos que ajudam a reduzir a inflamação da bexiga em caso de infecção.
De acordo com uma pesquisa publicada em Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology, essas substâncias e suas mucilagens atenuam o desconforto provocado pela cistite e também promovem alívio ao urinar.
Ingredientes
- 1 colher de chá de flores secas de malva (5 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Primeiramente, adicione as flores secas de malva em um copo de água e coloque para ferver.
- Em seguida, quando atingir a fervura, diminua o calor ao mínimo e deixe por 3 ou 5 minutos.
- Após esse tempo, desligue o fogo, cubra a bebida e espere que descanse por mais 10 minutos.
Modo de consumo
- Apenas coe a preparação e tome 2 vezes por dia.
Conclusão
Você sente uma necessidade constante de ir ao banheiro? Você urina em pequenas quantidades e sente uma queimação? Esses sintomas são típicos da cistite. Escolha um desses remédios herbais para aliviá-la e siga as recomendações do seu médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Abascal, K., & Yarnell, E. (2008). Botanical medicine for cystitis. Alternative and Complementary Therapies. https://doi.org/10.1089/act.2008.14203
- Hudson JB. Applications of the phytomedicine Echinacea purpurea (Purple Coneflower) in infectious diseases. J Biomed Biotechnol. 2012;2012:769896. doi:10.1155/2012/769896
- Clare BA, Conroy RS, Spelman K. The diuretic effect in human subjects of an extract of Taraxacum officinale folium over a single day. J Altern Complement Med. 2009;15(8):929–934. doi:10.1089/acm.2008.0152
- Lee, J. H., Kim, Y. G., & Lee, J. (2017). Carvacrol-rich oregano oil and thymol-rich thyme red oil inhibit biofilm formation and the virulence of uropathogenic Escherichia coli. Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1111/jam.13602
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.