7 benefícios do dente-de-leão que você provavelmente não conhecia

· 6 de novembro de 2017
Embora seja conhecido por suas propriedades diuréticas, o dente-de-leão também se destaca pela contribuição de nutrientes que nos ajudam a combater a anemia, e até mesmo melhorar a nossa saúde ocular.

Você sabe quais são os benefícios do dente-de-leão? Muitas pessoas sabem da existência desta planta, mas não sabem como podem aproveitar suas propriedades no dia a dia.

Também conhecido como chicória amarga, é uma planta pertencente à família Asteraceae.

É considerada uma “erva daninha”, embora tenha sido usada na medicina alternativa por suas múltiplas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde.

Ele cresce facilmente em jardins, estradas e pastagens, embora muitos a cultivem de propósito, para aproveitá-la na preparação de remédios naturais.

Embora muitos ignorem seus benefícios, é um ingrediente ao qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e antioxidantes.

Seu consumo, especialmente em infusão, evita o desenvolvimento de algumas doenças e ajuda a otimizar o funcionamento de vários sistemas corporais.

Como sabemos que muitos ainda não sabem quais são, queremos compartilhar em detalhes seus 7 usos principais.

Não perca!

Principais benefícios do dente-de-leão

1. Combate a retenção de líquidos

O dente-de-leão ajuda a combater a retenção de líquidos

Devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o dente-de-leão foi utilizado como suplemento para estimular a eliminação de líquidos retidos no corpo.

Os seus recursos naturais melhoram a função renal e ajudam a remover o excesso de fluidos através da produção adequada de urina.

  • Para este efeito, pode ser consumido em infusão 2 ou 3 vezes por dia.

2. Melhora o funcionamento do fígado

A raiz do dente-de-leão é um protetor conhecido do fígado, não só porque ajuda a otimizar seu funcionamento, mas porque evita problemas inflamatórios e regula o fluxo da bile.

Seus antioxidantes ajudam a remover as toxinas que são retidas nos tecidos e, como se não fosse suficiente, evitam distúrbios como o fígado gorduroso.

  • É conveniente consumi-lo pelo menos 3 vezes por semana, preparado em infusão.

3. Combate o intestino preguiçoso

Mulher sentindo cólicas intestinais

Esta planta tem um ligeiro efeito laxante que ajuda a melhorar os movimentos intestinais, para conseguir a eliminação ideal dos resíduos que se acumulam no interior dos intestinos.

Contém quantidades elevadas de fibra dietética e antioxidantes que, em conjunto, apoiam as funções do trato gastrointestinal para evitar a digestão lenta.

Também é recomendado em caso de indigestão e gases, pois ajuda a neutralizar o pH ácido, sem afetar a atividade das bactérias saudáveis.

  • Consumir uma xícara em infusão, 2 horas antes de ir para a cama.

4. Combate a anemia

Devido à sua contribuição significativa de ferro, magnésio e cálcio, esta planta saudável também é um bom complemento para acelerar a recuperação de episódios de anemia e fadiga.

Sua absorção no organismo auxilia na formação de glóbulos vermelhos e brancos, ajudando, entre outras coisas, a fortalecer o sistema imunológico.

  • Prepare um litro dessa infusão e beba 3 ou 4 vezes por dia.

5. Protege a saúde dos olhos

O dente-de-leão protege a saúde ocular

Devido ao seu conteúdo essencial de nutrientes, outro dos benefícios do dente-de-leão é o fato de que ele pode ajudar a proteger a saúde ocular.

Contém luteína e zeaxantina, dois componentes que minimizam o risco de catarata, degeneração macular e outras condições relacionadas ao desgaste da idade.

  • Consumir uma xícara de infusão diariamente, pelo menos 3 vezes por semana.

6. Combate problemas cutâneos

O consumo e a aplicação externa do dente-de-leão são uma solução natural contra os principais problemas que afetam a saúde da pele.

Suas propriedades antioxidantes ajudam a limpar o sangue, removendo toxinas que afetam a gravidade da acne e eczema.

Tem efeitos anti-inflamatórios e curativos que promovem a cicatrização de feridas superficiais e alergias.

  • Em infusão, ingerir 2 ou 3 vezes ao dia para curar doenças da pele.
  • Externamente, aplique com compressas ou adicione em unguentos.

7. Alivia a inflamação

Mulher com ombro inflamado

Esta planta contém ácidos graxos, betacarotenos e minerais essenciais que, quando assimilados no corpo, ajudam a restaurar o equilíbrio de seus processos inflamatórios.

A absorção dessas substâncias promove o alívio de doenças comuns, como dores de cabeça, e além disso, facilita o tratamento de doenças crônicas, como artrite e osteoartrite.

  • Use-o se você sofre de cólicas noturnas ou dores nas articulações.
  • Tome 2 ou 3 xícaras de infusão por dia para preveni-la e tratá-la.
  • Opcionalmente, prepare a infusão e aplique com compressas quentes na área dolorosa.
  • Deixe agir por 10 minutos, e repita o seu uso todos os dias.

Tenha em mente que, apesar dos benefícios do dente-de-leão mencionados aqui, esta planta é contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Suas tinturas contêm altos níveis de álcool, o que pode ser prejudicial. Tampouco deve ser administrada em pacientes com problemas de cálculos biliares ou vesícula biliar.