Remédio natural para o abdômen inchado

· 13 de dezembro de 2013
Comece a incluir em sua dieta mais frutas e mais verduras. As frituras e os refrigerantes são os piores inimigos da barriga chapada.

O abdômen inchado é algo muito habitual: acabar de comer e sentir-se enormemente pesado e com uma volumosa “pança” que em nada se assemelha a que temos normalmente.

O que aconteceu? Engordamos rápido? Quanto tempo durará essa incômoda imagem e sensação? Sem dúvida é algo realmente chato, como também pode ser causado por vários fatores.

Felizmente, pode-se aliviar o abdômen inchado com algumas simples dicas alimentares. Fique ligado!

O que causa o abdômen inchado?

Comer muito rápido

Pense que ao comer rápido você não conseguirá saciar-se rapidamente, pelo contrário, continuará com fome devido ao fato de que a sensação de saciedade demorará a chegar ao cérebro (ela leva entre 20 e 25 minutos).

Além disso, tragamos mais ar, que se armazena no abdômen de modo doloroso e incômodo.

Se você não mastiga bem, as enzimas salivares não serão introduzidas na comida. Desse modo, as enzimas não se misturarão adequadamente com os carboidratos e esses não serão fermentados como deveriam no intestino.

O que posso fazer para não comer tão depressa?

Por exemplo, comece suas refeições servindo os pratos um por um, primeiro com as saladas.

Muitas frituras na alimentação? Evite!

Empanados, salgados, batatas fritas, ensopados e refogados incluem muito óleo em sua preparação.

Esses óleos são gorduras que não são bem digeridas; ficam em nosso estômago nos inchando depois de cada refeição.

Soluções: Cozinhe os alimentos na chapa, forno ou a vapor alternado com as frituras.

Pense, por exemplo, que o azeite de oliva impregna menos nos alimentos, e que sempre é melhor deixar repousar as frituras em papel absorvente de cozinha para que retire o excesso de óleo.

Leia também: Qual o óleo mais saudável para fritar?

Você toma muitas bebidas com gás?

Tomar refrigerantes incha o abdômen, é óbvio.

Além disso, se contêm açúcar, ingerimos as chamadas “calorias vazias” que adicionam energia e contribuem para o ganho de peso.

A água com gás, ainda que não contenha calorias, também pode provocar essa sensação de barriga inchada. Ainda aumenta se tomarmos durante as refeições.

Fibra na medida certa

Se comermos pouca quantidade de fibras pode-se sofrer com a prisão-de-ventre, mas comer mais que o organismo aceita também é negativo.

O melhor é consumir de modo equilibrado, porque comer muita fibra provoca diarreia e inchaço abdominal.

Saiba mais: Prisão de ventre: remédios imediatos

Cuide de suas enzimas digestivas

Comer todos os alimentos com farinhas não integrais, como por exemplo, os cereais do café-da-manhã, o pão, os biscoitos, o macarrão e o próprio arroz faz com que as enzimas digestivas que o nosso sistema digestivo produz se esgotem; pois os alimentos ingeridos não as contém.

Isto reduz nossa força digestiva, o que causa o inchaço abdominal e os gases.

Consuma alimentos integrais

As contribuições nutritivas dos alimentos integrais são insuperáveis: vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Além disso, oferecem enzimas com efeitos positivos no aparelho digestivo ajudando no combate ao abdômen inchado.

Dieta recomendada para evitar o abdômen inchado

melancia

  • A fruta fresca é muito digestiva, contém fibra e uma grande quantidade de água; além disso seu conteúdo de gordura é muito baixo, tornando-se assim uma excelente opção para uma salada de frutas.
  • Coma frutas variadas se possível, não é bom consumir somente um tipo.
  • As saladas que combinam, por exemplo, alface, espinafre e frutas como o abacaxi e o mamão, são excelentes para a digestão.
  • Germinados de soja, alfalfa, lentilhas: São alimentos muito saudáveis, carregados de vitaminas e minerais e pobres em gorduras.
  • Chucrute” ou couve fermentada: Sua fibra dietética é muito benéfica, graças ao processo de fermentação do alimento, tornando-o muito mais digestivo. Combine-o com saladas e o excesso de sal pode ser aliviado adicionando água antes de servir.  
  • Orchata: Não contem lactose e é servida sem açúcar e fria. Uma bebida muito agradável e propícia para consumir e evitar o inchaço abdominal.