Como preparar um remédio de mel e cebola para acalmar a tosse

Ao combinar as propriedades do mel e da cebola em uma única mistura, conseguimos um remédio ideal para fortalecer a imunidade e acalmar a tosse e outros incômodos relacionados.
Como preparar um remédio de mel e cebola para acalmar a tosse

Última atualização: 23 agosto, 2022

Saiba como acalmar a tosse, um dos mecanismos de defesa que ativa o sistema imunológico diante da presença de substâncias estranhas ou agente patogênicos que interferem na saúde respiratória.

Ela se caracteriza por um esvaziamento explosivo de ar dos pulmões. Este, no geral, vem acompanhado de irritação das vias respiratórias e muco.

Não é uma doença em si, mas se origina como sintoma de infecções do sistema respiratório, incluindo o resfriado e a bronquite.

Embora seja muito comum e possa acelerar o processo de recuperação, muitos preferem tratá-la para reduzir a severidade com a qual se apresenta.

Felizmente, além dos xaropes e medicamentos comerciais, existem receitas 100% naturais que continuam vigentes como alternativa para acalmar a tosse.

Entre eles encontramos um remédio medicinal de mel e cebola. Este, além de favorecer a expectoração, fortalece o sistema imunológico.

Você gostaria de experimentá-lo?

Remédio natural de mel e cebola para acalmar a tosse

A mistura medicinal de mel e cebola é um antigo tratamento para limpar as vias respiratórias. Por seu efeito, serve como complemento para diminuir os episódios de tosse crônica e congestão.

Seus compostos mucolíticos e expectorantes ajudam a remover o excesso de fleuma que obstrui as vias respiratórias. Por sua vez, umectam a garganta e reduzem a irritação dos brônquios.

Benefícios do mel

Os benefícios do mel

Por seu efeito antibiótico e antiviral, o mel é um dos ingredientes naturais usados como solução alternativa contra as infecções que afetam a saúde pulmonar.

  • Contém enzimas naturais, compostos anti-inflamatórios e potentes antioxidantes. Ao serem assimilados no organismo, favorecem a expulsão das partículas prejudiciais que irritam as vias respiratórias.
  • Seu alto teor de vitaminas, minerais e aminoácidos melhora a função imunológica e aumenta a resposta dos anticorpos contra as bactérias e os vírus.
  • Tem um leve efeito expectorante que contribui para expulsar as secreções mucosas.
  • Seu poder hidratante suaviza a garganta e acalma a irritação derivada das crises de tosse.

Benefícios da cebola

Benefícios da cebola para acalmar a tosse

A cebola é um ingrediente tradicional no tratamento das doenças respiratórias. Seu alto teor de nutrientes essenciais fortalece as defesas e ajuda a deter o ataque de micro-organismos infecciosos.

  • Está cheia de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que protegem os dutos respiratórios contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
  • Tem uma poderosa ação expectorante que, através da tosse, favorece a expulsão dos vírus e bactérias que se acumulam no sistema.
  • Ajuda a diminuir a congestão nasal, a dor de garganta e outros sintomas que, com frequência, aparecem junto com a tosse.
  • Não causa reações colaterais indesejadas. Em vez disso, impulsiona a eliminação de toxinas que interferem na saúde imunológica e pulmonar.

Como preparar este remédio caseiro para acalmar a tosse?

Mel e cebola para acalmar a tosse

Esta mistura medicinal é apta tanto para adultos quanto para crianças. Não contém químicos adicionados e seus ingredientes são suaves para o sistema digestivo.

É indicado para acalmar a tosse, embora também seja recomendado como remédio para fortalecer a imunidade e prevenir infecções.

Ingredientes

  • 2 cebolas
  • 1 xícara de mel orgânico (335 g)

Utensílios

  • Faca e tábua para picar
  • Frasco com tampa

Preparo

  • Descasque as cebolas, coloque-as sobre a tábua e pique-as com a faca em vários pedaços pequenos ou lâminas.
  • Coloque a cebola picada em um frasco de vidro e, em seguida, cubra com o mel orgânico.
  • Tampe a mistura e deixe repousar em um lugar fresco e escuro, durante 8 a 10 dias.
  • Passado este tempo, coe e armazene.

Modo de consumo

  • Em caso de tosse, tome uma colher de remédio a cada 2 ou 3 horas.
  • Como preventivo, tome uma colher de remédio em jejum todos os dias.
  • De modo opcional, você pode diluir o xarope em um pouco de água morna para facilitar o consumo.

Leve em conta que, embora tenha propriedades calmantes, este remédio não oferece efeitos imediatos. Consuma-o continuamente seguindo as recomendações dadas para obter bons resultados.

Há muitos fatores que podem desencadear a tosse. Por este motivo, se o sintoma persistir ou se agravar, é importante consultar um médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.