3 dicas para recuperar o desejo no relacionamento

A rotina e a monotonia são dois dos maiores inimigos do desejo sexual, por isso é importante aprender a inovar e sair da zona de conforto.
3 dicas para recuperar o desejo no relacionamento

Última atualização: 09 Outubro, 2020

Às vezes, são muitos os problemas que duas pessoas precisam enfrentar em um relacionamento. Um deles é recuperar o desejo que tiveram um dia e que, há muito tempo, parece que se dissolveu.

Muitos casais se queixam de que “não se relacionam mais como antes”, “nos primeiros anos isso não acontecia”, “será que ele (ou ela) deixou de me desejar?”, “talvez não goste mais de mim como antes”.

Todas estas queixas têm um desencadeante. A rotina, o cotidiano, a responsabilidade, os filhos, que vão se transformando em desculpas para não se esforçar para reavivar um desejo que acreditavam que sempre estaria ali, mesmo se não fosse cuidado.

Conselhos para recuperar o desejo no relacionamento

A seguir, hoje queremos dar 3 dicas essenciais que não admitem pretexto algum. São passos que é preciso dar para voltar a recuperar o desejo que foi perdido.

1. Autoconhecimento

Muitas pessoas acham que conhecem a si mesmas quando, na realidade, não conhecem. Isso se comprova quando estão em um relacionamento e não sabem como recuperar o desejo.

O que me excita? O que me dá tesão? Quais das minhas relações sexuais anteriores me marcaram? Quero provar algo novo, mas tenho vergonha? Todas essas perguntas precisam ser respondidas com sinceridade, já que isso vai levar ao ponto do qual falaremos a seguir.

Se não soubermos do que gostamos, não vamos conseguir recuperar o desejo porque não saberemos por onde começar nem conseguiremos nos comunicar com nosso parceiro sobre o que pode nos excitar.

Por isso, é muito importante tomar um tempo para refletir, deixando de lado medos, crenças absurdas e pensamentos que estão prejudicando o relacionamento e impedindo que você desfrute das relações sexuais com seu parceiro.

2. Comunicação com o parceiro

Casal abraçado se olhando na cama

Depois de descobrir do que gostamos, é o momento de falar disso com nosso parceiro abertamente. Sem máscaras, sem vergonhas e sem se limitar.

Parece mentira que tenhamos a confiança de nos mostrar nus e manter relações com alguém, mas que sintamos uma vergonha imensa de dizer ao nosso parceiro do que gostamos, onde pode nos tocar ou o que pode fazer para nos excitar.

Em um relacionamento a confiança ocorre em todos os sentidos, e isso inclui o terreno sexual. Não podemos esperar que o outro leia nossa mente porque isso não vai acontecer.

É o momento de parar de brincar de adivinho e falar de maneira clara. Para recuperar o desejo no relacionamento, devemos ser sinceros. Do que gostamos ou o que queremos provar? Do que não gostamos e o que queremos mudar?

3. Hora de agir!

Tudo o que foi dito antes é válido para recuperar o desejo, mas não serve de nada se não passarmos à ação, ao que dará a faísca novamente ao relacionamento. Isso é o mais divertido pois se trata de sair da zona de conforto e explorar outros terrenos que nos façam vibrar novamente.

Você se lembra do frio na barriga que sentia no início do relacionamento? Da tensão sexual que surgia às vezes? Tudo isso pode ser recuperado, sempre que haja vontade por parte dos dois.

Aquela incógnita de não saber o que poderá acontecer naquele encontro ou sonhar com o que pode acontecer. Tudo isso vai aumentar o desejo, vai nos fazer desejar de novo o outro e querer estar com a pessoa dessa maneira.

Quebrar a rotina e recuperar o desejo

A rotina é uma zona de conforto muito cômoda que vai exigir grande esforço e vontade para poder sair dela. Muitas dessas dicas podem dar preguiça ou nos fazer pensar que é inútil colocá-las em prática. Não podemos deixar isso nos atingir.

É normal que o impulso sexual mude ao longo dos anos. As mudanças emocionais e físicas às vezes podem fazer o desejo sexual desaparecer.

A maioria dos casais passa por essa redução ou até falta de apetite sexual. Se esse for o seu caso, não deixe de procurar ajuda de um sexólogo ou psicólogo de casais. É hora de recuperar o desejo no relacionamento!

Pode interessar a você...
5 razões pelas quais o sexo não é satisfatório
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 razões pelas quais o sexo não é satisfatório

Quando a confiança está faltando, assim como uma boa comunicação entre o casal, o sexo fica comprometido e pode não ser satisfatório.