Quer ter cílios longos? Conheça receitas naturais

· 2 de junho de 2014
Não retirar a maquiagem antes de dormir debilita os cílios e pode fazer com que eles caiam. Para fortalecê-los e estimular o seu crescimento, devemos escová-los diariamente.

Com o passar do tempo, devido a um processo de perda e regeneração, os cílios podem ficar finos e curtos. No entanto, para as mulheres, o ideal ter cílios longos e abundantes.

Por isso, existem muitos tratamentos no mercado para ter cílios ideais. Graças aos nutrientes de alguns elementos caseiros pode-se facilmente obter os mesmos resultados em casa.

Contudo, é necessário que se tenha um cuidado especial: não abuse do rímel, não esfregue muito os olhos, ao menos que os cílios sejam muito grossos e evite usar o curvador.

Além disso, retire a maquiagem com cuidado, já que os cílios são muito frágeis e movimentos bruscos podem fazê-los cair.

A seguir, mostraremos algumas receitas caseiras, lembre-se que é vital para a saúde cuidar de cada uma das partes do corpo.

Azeite de oliva

Em suma, serve para limpar os folículos, eliminando aquilo que está contaminando, conseguindo assim estimular o processo de crescimento.

Limpar os cílios com azeite de oliva

Assim sendo, com um pedacinho de algodão, pode-se aplicá-lo todas as noites antes de ir dormir e retirar no dia seguinte.

Óleo de rícino para ter cílios longos

Graças as suas propriedades, o óleo de rícino hidrata e fortalece aumentando o seu crescimento; assim como o azeite de oliva, aplique-o com o algodão antes de dormir e retire-o pela manhã.

Também é possível pegar uma embalagem de rímel que esteja vazio, verter o óleo de rícino e aplicá-lo nos cílios.

Camomila

Depois de ter o rosto lavado e sem maquiagem, ferva uma flor de camomila em um recipiente, espere que esfrie um pouco e empape um algodão e passe sobre as pálpebras.

Estas receitas necessitam ser repetidas diariamente, já que os resultados não são vistos de um dia para o outro. Contudo, se o tratamento for constante, em aproximadamente um mês os resultados aparecerão.

Suco de cenoura, laranja, pólen de flores e noz moscada

vitaminas para nutrir os cílios

Estes ingredientes contêm altas doses de vitaminas que ajudarão a nutrir os cílios.

Misture seis cenouras, quatro laranjas, duas colheres de pólen de flores e uma colher de noz moscada. Em seguida, prepare um suco com estes ingredientes e tome durante a manhã durante dois meses.

Talvez te interesse: Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

Corte seus cílios

Assim como o cabelo, o corte pode estimular o crescimento dos cílios. Corte somente as pontas.

Consuma alimentos que contenham queratina

A queratina é um dos principais nutrientes que conservam o cabelo saudável, por isso é necessário consumir alimentos ricos em proteínas como o frango, peixe, ovos, arroz e legumes. 

Vitamina C

Vitaminas C deixa os cílios longos e mais bonitos.

A vitamina C ajuda a fortalecer tanto os ossos como o cabelo.

Consuma laranja, kiwi, mamão, morango, limão, melão e outras frutas e vegetais que sejam compostos por um nível de vitamina C.

Escove seus cílios

Assim como o cabelo, escová-los todos os dias provoca seu crescimento. Faça-o todas as noites antes de aplicar algum óleo, lembre-se que a escova deve estar muito limpa.

Saiba mais: Escovação a seco: 7 benefícios de praticá-la

Não consuma gorduras

O que consumimos pode afetar o processo normal do corpo. Por exemplo, o consumo excessivo de alimentos gordurosos faz com que os cílios cresçam menos.

Portanto, cuide de sua saúde consumindo muitas frutas e verduras.

Se acaso notar queda dos fios mais que o normal, é necessário visitar um dermatologista, para que o profissional recomende um tratamento.

Estas dicas servem para dar mais brilho, força e alongar os cílios. No entanto, uma infecção pode estar presente ou alguma doença esteja causando problemas. Por isso, é importante visitar um médico.

  • Nóbrega, A. D. T. Desenvolvimento e avaliação da eficácia de formulações cosméticas contendo extrato de camomila ou seus componentes isolados (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
  • Ruivo, J. S. P. (2012). Fitocosmética: aplicação de extratos vegetais em cosmética e dermatologia. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
  • Miranda, T. F. (2018). Eficácia do óleo de rícino (Ricinus Communis) no crescimento capilar (Doctoral dissertation).