Receita fácil para preparar bolo de trufas

A trufa de chocolate é uma iguaria amplamente utilizada na confeitaria para a confecção de bolo de trufas e outras deliciosas receitas.

A trufa de chocolate é uma iguaria amplamente utilizada na confeitaria para a confecção de bolo de trufas e outras receitas. É um doce feito de chocolate e manteiga. A trufa pode ser consumida de várias maneiras e adquire diferenças na sua preparação de acordo com o local onde é feita. A trufa tradicional vem da Bélgica, onde elas são chamadas de ganache.

A trufa tem esse nome porque a forma e textura é bastante semelhante ao cogumelo do mesmo nome. É importante que você não confunda, uma coisa é o fungo e outra é a trufa de chocolate.

Em geral, as trufas podem ser encontradas em nossa padaria favorita e são muito populares. Neste artigo, trazemos uma receita fácil para preparar um delicioso bolo de trufas. Primeiro, vamos rever as vantagens de comer trufas de chocolate e seu valor nutricional.

Benefícios das trufas para a saúde

Trufas de chocolate

A trufa é um alimento muito bom porque é feito com um chocolate com uma alta porcentagem de cacau. Daí as vantagens nutricionais desse doce.

Claro, leve em conta que uma trufa tem calorias suficientes disponíveis na forma de carboidratos. No entanto, as trufas são ricas em fósforo e magnésio. Elas também são uma fonte de cálcio e vitamina A. Muito comum neste tipo de sobremesas é a baixa quantidade de fibras e proteínas.

Um estudo da Universidade de Wayne State, em Detroit, há alguns anos mostrou que o consumo de chocolate amargo na verdade gera a produção de mais mitocôndrias, efeito semelhante ao exercício. 

Em outras palavras, comer chocolate amargo tem o mesmo efeito que o exercício. Agora, vamos preparar a receita do nosso delicioso bolo de trufas.

Ingredientes para preparar o bolo de trufas

Trufas de chocolate

Vamos supor que seja seu aniversário ou você tenha uma reunião e decida preparar um bolo grande. Vamos fazer um bolo que rende cerca de 20 porções.

Prepare sua área de trabalho e você verá como é incrivelmente fácil preparar esta sobremesa. Para isso, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 400 g de chocolate meio amargo (2 xícaras).
  • 150 g de manteiga (1 xícara).
  • 50 gramas de chocolate (70% de cacau).
  • 480 g de ovos (8 unidades médias).
  • 80 g de açúcar (1/2 xícara).
  • 2 g (1/4 colher de sopa) de cremor tártaro*.
  • Açúcar de confeiteiro (a gosto).

*O cremor tártaro pode parecer estranho para você, a menos que você seja um especialista em panificação. Se dissermos que “cremor de tártaro” é o nome comum do composto “bitartarato de potássio”,  é provável que não ajude a esclarecer a dúvida. A verdade é que o produto pode ser comprado em qualquer padaria especializada. Se você não conseguir encontrá-lo, pode substituí-lo pela mesma quantidade de vinagre ou suco de limão.

Leia também: 3 receitas de sobremesas perfeitas para reuniões familiares

Como preparar o bolo de trufas: passo a passo

Bolo recheado

Agora vamos colocar o chapéu de chef e preparar o nosso delicioso bolo. Estes são os passos simples que você deve seguir.

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC.
  2. Enquanto o forno estiver preaquecendo, use papel alumínio para cobrir o molde do bolo. Unte com manteiga e polvilhe tudo com farinha.
  3. Coloque o chocolate meio amargo e a manteiga em uma panela pequena e derreta-os em fogo baixo. Aqui estamos preparando a trufa de chocolate.
  4. Passe esta mistura para um recipiente maior.
  5. Separe as gemas das claras. Bata as gemas em outra tigela por cerca de 8 minutos e adicione à mistura de chocolate e manteiga.
  6. Bata as claras juntamente com o cremor tártaro para chegar ao ponto de neve.
  7. Pouco a pouco, despeje as claras de ovo à mistura de chocolate, misturando muito bem.
  8. Nós já temos nossa mistura. Agora, despeje esta mistura no molde que você preparou no passo 2. Asse esta mistura por 30 minutos.
  9. Retire do forno depois de 30 minutos. Não se preocupe se o bolo parecer um pouco líquido; ele vai endurecer enquanto estiver esfriando por várias horas.
  10. Refrigere o bolo por pelo menos 24 horas consecutivas.
  11. Para separar o bolo do molde, mergulhe uma faca em água quente e depois passe-a pelas bordas da forma para soltar o bolo.
  12. Decore o seu bolo com açúcar de confeiteiro.

Como você pode ver, esta receita é muito fácil de preparar e você verá que tudo ficará delicioso para a sua reunião especial. A parte mais difícil será ter que esperar 24 horas para poder desfrutar desta delícia.

Categorias: Receitas Tags:
Recomendados para você