Receita de salsa de milho: fácil e deliciosa

Sem dúvida, o milho é um alimento que pode ser utilizado em diversas receitas. Se quer aprender a fazer um molho caseiro com este ingrediente não perca esse artigo!
Receita de salsa de milho: fácil e deliciosa

Última atualização: 04 maio, 2022

O molho de milho é uma receita deliciosa para acompanhar uma grande variedade de pratos. Carnes, massas recheadas e legumes são alguns dos exemplos.

Embora a origem desta receita não seja conhecida com certeza, sabe-se que o milho é um ingrediente muito importante na gastronomia de diferentes países da América Central. Então, pode vir dessas áreas.

Como preparar o molho de milho?

Preparar seu próprio molho de milho em casa é muito simples. A seguir, mostraremos a receita para que possa fazê-la você mesmo. Anote!

Milho para o molho.
O milho é um ingrediente clássico na culinária da América Central e tem um papel de destaque em várias receitas da região.

Ingredientes

Prepare o molho de milho com ingredientes comumente usados na cozinha, como os seguintes:

  • Sal a gosto
  • 1 dente de alho.
  • 1 cebola branca.
  • 1/4 xícara de leite (pode ser vegetal).
  • Páprica defumada e orégano a gosto.
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.
  • 3 unidades de milho ou 1 lata de milho amarelo.
  • Opcional: 2 colheres de sopa de iogurte natural ou queijo.

Passo a passo

  1. Para começar, descasque e pique finamente a cebola e o dente de alho (retire o centro para que não invada o sabor do molho). Corte em pedaços pequenos. Se você tiver um processador, poderá triturá-los neste dispositivo. Quando terminar, reserve alguns minutos.
  2. Em seguida, continue com o milho. Se optar por utilizar um produto enlatado é importante que o abra e retire todo o líquido que contém. Lave várias vezes em água corrente para remover o excesso de sódio. Em seguida, escorra e reserve os grãos em um recipiente.
  3. Se preferir usar o milho da espiga, tem que descascar, lavar e depois debulhar as 3 unidades. Para fazer isso, use uma faca. Prossiga segurando o milho firmemente com uma mão e com a outra corte os grãos. Coloque um prato ou fonte para coletá-los.
  4. Depois de ter esses ingredientes prontos, é hora de começar a cozinhar. Coloque o azeite em uma panela, abaixe o fogo e coloque a cebola e o alho que você reservou. Mexa bem.
  5. Cozinhe por 5 minutos ou até a cebola ficar translúcida.
  6. Em seguida, adicione os grãos de milho. Cozinhe por mais 5 minutos sem parar de mexer.
  7. Agora é hora de adicionar o sal e os temperos. Tempere ao seu gosto.
  8. Transfira o conteúdo da panela para o liquidificador, adicione o leite e ligue o aparelho por alguns minutos. Faça isso até que os grãos sejam processados e uma pasta grossa se forme. Nesta etapa você pode adicionar mais ou menos líquido, dependendo de como deseja que o molho de milho fique. Se quiser que fique mais cremoso, adicione as 2 colheres de sopa de queijo ou iogurte natural.
  9. Quando tiver obtido a textura desejada, experimente e se achar necessário, adicione mais sal, páprica ou orégano.
  10. Transfira todo o preparo para uma tigela e pronto, agora você pode acompanhar seus pratos com este delicioso molho de milho.
Lembre-se de que ele pode durar até 3 dias na geladeira e que você deve usar um recipiente com tampa para armazená-lo.

Pratos em que você pode usar este molho

Se você não sabe em quais pratos pode adicionar esse molho, lembre-se de que ele combina com uma grande variedade de opções:

  • Como molho para frango assado com legumes.
  • Para a cobertura da lasanha de legumes.
  • Como um molho de rolo de carne com salada.
  • Para a cobertura de canelone de espinafre e queijo.
  • Para barrar em torradas.
  • Para dar sabor aos hambúrgueres de lentilha.
Lasanha de legumes.
Pode acompanhar a lasanha com este molho e realçar os sabores.

Alguns fatos nutricionais sobre salsa de milho

É importante notar que este molho é nutritivo, já que o milho é considerado um alimento saudável. Em relação a isso, existem vastas evidências científicas de que a ingestão deste e de outros grãos integrais é benéfica para os seres humanos.

O livro da Fundação Espanhola de Nutrição indica que o teor de nutrientes em 100 gramas de milho é o seguinte:

  • 19,5 gramas de carboidratos complexos e simples.
  • 3,3 gramas de proteína.
  • 40 microgramas de folatos.
  • 12 microgramas de beta-caroteno ou precursores vitamina A.
  • 2,8 gramas de fibra dietética.
O milho é um alimento adequado para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Dicas para fazer este molho

Este molho é delicioso e pode ser consumido com alimentos quentes ou frios. Dependendo do prato que você quer comer, você pode reaquecê-lo ou guardá-lo na geladeira.

Se desejar, você pode incorporar algumas gotas de ketchup, molho picante, molho de soja ou gotas de limão para dar ainda mais personalidade a este molho.

This might interest you...
Receita de lasanha de batata-doce
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de lasanha de batata-doce

A lasanha de batata-doce é um prato realmente suculento que vale a pena ser preparado. A culinária vegetariana pode te surpreender de diversas mane...



  • Gutiérrez Peña, F. E. Efecto de la nixtamalización en los compuestos fenólicos totales y antocianinas y su actividad antioxidante en distintas variedades de maíz (Zea mays L.) Mexicano.
  • Ruíz, N. A. (2005). Efectos beneficiosos de una dieta rica en granos enteros. Revista chilena de nutrición32(3), 191-199.
  • Guillén-Sánchez, J., Mori-Arismendi, S., & Paucar-Menacho, L. M. (2014). Características y propiedades funcionales del maíz morado (Zea mays L.) var. subnigroviolaceo. Scientia Agropecuaria5(4), 211-217.
  • Fernández Suárez, R., Morales Chávez, L. A., & Gálvez Mariscal, A. (2013). Importancia de los maíces nativos de México en la dieta nacional: Una revisión indispensable. Revista fitotecnia mexicana36, 275-283.
  • FEN. LA ALIMENTACIÓN ESPAÑOLA: Maíz, mazorca. Disponble en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/2018/libro-la-alimentacion-espanola.pdf