Receita caseira de chimichurri

Descubra a curiosa origem deste molho argentino típico e uma deliciosa receita caseira com a qual você pode apreciar seu sabor autêntico.

Quer conhecer uma deliciosa receita de chimichurri? Trata-se de um delicioso molho ou tempero típico usado nos países da América do Sul para acompanhar os famosos assados ​​ou grelhados, sendo usado ​​principalmente na Argentina.

Acompanha também as empanadas populares daquelas regiões e até as saladas. Em geral, ele é feito de ervas picantes e especiarias combinadas com azeite e vinagre.

Os principais ingredientes do chimichurri são salsa, azeite e pimenta. No entanto, na sua preparação você pode dar preferência a outros elementos, por isso ele é considerado um molho muito versátil e até mesmo personalizável.

Embora na sua elaboração muitas variações da receita original sejam aplicadas, recomenda-se manter as proporções indicadas para obter o sabor tradicional. Desta forma, será perfeitamente complementado com os alimentos que o acompanharem.

Devido à sua popularidade, apresentações comerciais do chimichurri podem ser obtidas e já podem ser compradas em muitos mercados. No entanto, o ideal é prepará-lo em casa com ingredientes frescos e variar as quantidades até obter o sabor desejado.

A seguir, veremos uma receita caseira de chimichurri que tenta preservar as proporções originais desse tempero único. Além disso, mostraremos brevemente outras quatro versões desse molho.

A origem do nome chimichurri

Chimichurri

No mundo gastronômico existem três histórias possíveis sobre a origem desse nome; a atribuição do molho a qualquer uma em particular não é totalmente concreta.

A primeira fala que o molho foi criado por James McCurry, um inglês popularmente chamado de Jimmy que comercializou o produto no século XIX. Diz-se que ele o criou por não ter disponibilidade do molho Worcestershire (molho inglês). Aparentemente, as pessoas que não eram nativas do local, quando tentavam pronunciar seu nome, acabavam dizendo “Yimi Churry”.

Outra vertente histórica garante que os britânicos capturados pelos espanhóis das colônias sul-americanas no início do século XIX pediam na prisão para passar o molho nas refeições. Eles faziam isso usando as expressões “give-me-curry” ou “che-mi-curry”, que foram então modificadas para se tornarem “chimichurri”.

Finalmente, diz-se que o molho poderia ter originado a partir de um termo basco chegado na América, “Tximitxurri”. Isso significa “misturar” e aludiu a um molho feito com ingredientes e técnicas que se repetiam em todos os casos.

Receita de chimichurri caseira e tradicional

Carne com molho chimichurri

Esta receita preserva os ingredientes originais e proporções do molho requintado, e é pensada para aproximadamente seis porções. Se você quiser fazer mais, pode aumentar as quantidades de cada ingrediente proporcionalmente.

Ingredientes

  • 3 folhas de louro.
  • Suco de 1 limão (100 ml).
  • ½ colher de chá de sal (2 g).
  • 1 xícara de azeite (200 ml).
  • ½ xícara de vinagre de vinho (100 ml).
  • ½ colher de chá de pimenta (2 g).
  • 1 colher de chá de tomilho seco (5 g).
  • 3 dentes de alho picado (15 g).
  • 1 colher grande de orégano (10 g).
  • 5 colheres de sopa de salsa picada (40 g).
  • ½ cebola roxa picadinha (20 g).
  • 1 colher de chá de páprica em pó doce (5 g).

Elaboração

  1. Amasse o orégano, salsa, alho e as folhas de louro cortadas em um almofariz.
  2. Misture a cebola e o resto das especiarias (tomilho, pimenta e páprica doce) em uma tigela.
  3. Prepare a base do molho misturando o azeite, o vinagre, o limão e o sal.
  4. Adicione a base do molho à mistura e mexa.
  5. Coloque em um frasco de vidro com tampa.
  6. Deixe o molho marinar na parte menos fria da geladeira por dois dias.

Depois de começar a ser usado, este molho pode ser consumido em até 3 meses se for refrigerado.

Variações da receita de chimichurri original

Receita de chimichurri

A partir desta receita de chimichurri, você pode obter variações se adicionar ingredientes diferentes ou substituir outros. Por exemplo, se você substituir a cebola roxa por um pouco mais de alho, obterá um chimichurri de alho.

Um chimichurri de tomate é obtido se 200 gramas de tomate seco forem adicionados à mistura tradicional, e se dermos tempo suficiente para que ele se hidrate.

Para obter um chimichurri de coentro, precisamos substituir a salsa por essa erva na mesma proporção; o resultado é um molho muito aromático, ideal para acompanhar diversas preparações.

Com esta receita de chimichurri, tão fácil de fazer, não há razão para comprá-lo. Você ainda tem a vantagem dos seus ingredientes frescos lhe conferirem qualidade e uma duração mais longa, sem conservantes ou aditivos químicos.

Categorias: Receitas Tags:
Recomendados para você