Receita de bolo de fubá

Se você quer preparar uma sobremesa sem glúten, nada melhor do que este bolo de fubá. É uma receita simples e muito rápida.
Receita de bolo de fubá

Última atualização: 17 maio, 2022

Arepas, pamonhas, broas, cuscuz, polenta ou pipoca são pratos bem conhecidos que podemos preparar com milho. No entanto, graças às suas propriedades culinárias e ao fato de não conter glúten, é uma boa ideia preparar outras receitas, como um bolo de fubá.

Com este ingrediente obtemos um bolo leve, suculento como poucos e com um sabor delicioso, que não deixa nada a desejar em relação a um bolo de farinha de trigo. Se você tiver ovos, açúcar e óleo à mão, precisará apenas do fubá para começar a trabalhar.

Por que preparar um bolo de fubá?

O ingrediente principal do bolo é o fubá. Este grão tem sido cultivado de forma tradicional pelos povos indígenas da América. Por esta razão, é consumido com mais frequência neste continente do que em outros. Também é comum na África, onde seu uso pode ser comparado ao do arroz em outras latitudes.

Suas principais características nutricionais são semelhantes às dos cereais. É fonte de carboidratos, e tem como principal função de fornecer energia. Também oferece 10% de proteína e quantidades significativas de fibra.

Estudos científicos destacaram a presença de vitaminas do complexo B e alguns minerais como ferro, magnésio e potássio. Também contém compostos fenólicos e betacaroteno com ação antioxidante e prebiótica.

Uma das características mais marcantes em relação ao trigo é a ausência de glúten em sua composição. Consequentemente, ele se tornou um dos grãos mais utilizados para preparar todos os tipos de produtos, como pão, massas ou biscoitos. Assim como bolos, que crescem e ficam bem macios.

A receita que apresentamos a seguir é preparada de forma rápida e fácil, seguindo os mesmos passos de um bolo tradicional com ou sem iogurte. E o sucesso é tão certo, que, sem dúvida, você irá prepará-lo mais vezes.

Pode ser uma opção para o café da manhã, lanche ou sobremesa. Não apenas para pessoas intolerantes ao glúten, mas para toda a família. Além disso, representa uma boa fonte de energia para atletas e pessoas que fazem muita atividade física.

Fubá.
O fubá se tornou relevante devido à ausência de glúten, o que o transformou em um ingrediente essencial para pacientes com doença celíaca.

Ingredientes para preparar um bolo de fubá

Com as quantidades indicadas, obtém-se um bolo de cerca de 6 porções. Alguns ingredientes podem ser alterados de acordo com o gosto de cada pessoa, e os materiais necessários são comuns em muitas cozinhas:

  • 4 ovos tamanho grande
  • 70 gramas de azeite de oliva suave
  • 190 gramas de açúcar
  • 170 gramas de fubá amarelo cru
  • 14 gramas de fermento químico
  • Raspas de limão
  • 1 colher de chá de manteiga para untar a forma
  • Além disso, é preciso um molde de coroa redonda de 24 centímetros de diâmetro e uma batedeira.

Passo a passo

A preparação deste bolo é muito simples. O tempo total utilizado é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos, contando o tempo de cozimento.

  1. Antes de começar o preparo, ligue o forno a 170 graus Celsius.
  2. Unte a forma com um pouco de manteiga e fubá. Agite para remover o excesso.
  3. Em seguida, coloque os ovos junto com o açúcar e as raspas de limão em uma tigela grande.
  4. Bata os ingredientes por cerca de 6 minutos ou até eles ficarem esbranquiçados e aproximadamente dobrarem de volume.
  5. Em seguida, adicione o óleo aos poucos, continuando a bater. Pare quando tudo já estiver incorporado.
  6. Misture o fubá e o fermento, despeje na tigela com os ovos e misture com a batedeira, mas com muita delicadeza e cuidado para não exagerar. Pare quando os caroços desaparecerem.
  7. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 1 hora ou até que um palito inserido saia limpo.

Neste caso, a massa foi aromatizada com raspas de limão. No entanto, você pode trocá-las por outros ingredientes para obter o sabor desejado. Podem ser usadas raspas de laranja, um pouco de coco ralado, canela ou algumas gotas de essência de baunilha.

Quer preparar mais sobremesas sem glúten? Duas receitas de churros sem glúten para celíacos

Como apresentar e acompanhar

Como esse é um bolo muito saboroso e com poucos condimentos, pode-se dizer que é um curinga, pois vai bem em várias ocasiões. Pode ser o doce oferecido às crianças no café da manhã ou na hora do lanche. Torne-o mais saudável e completo, acompanhando-o com alguma fruta fresca.

Mas se você quiser um bolo de aniversário, há muitas possibilidades para realizar algo um pouco mais elaborado. Nesse caso, apenas exigirá um pouco mais de tempo e dedicação.

Uma alternativa é cortar o bolo ao meio e rechear com geleia de laranja, chantilly ou trufa caseira. Por outro lado, se você procura uma decoração exterior, esse bolo combina com uma cobertura de chocolate, açúcar refinado polvilhado por cima ou alguns morangos frescos.

Como conseguir o bolo de fubá perfeito

Adicione outros elementos ao seu bolo de fubá para melhorá-lo.
Adicione outros elementos ao seu bolo de fubá para melhorá-lo.

O fubá é obtido pela moagem do grão integral, por isso sua cor é amarela. Ele não deve ser confundido com o amido de milho, pois este é preparado a partir do amido e consequentemente tem textura e comportamento diferentes nas receitas; por esse motivo, não é aconselhável trocá-los.

Embora esse seja um grão que fornece certos nutrientes e seja uma boa fonte de energia, o ideal é encontrar formas variadas de introduzi-lo na dieta. Dessa forma, você pode deixar o bolo com fubá para comer de vez em quando.

Se por acaso sobrar um pedaço de bolo, é necessário mantê-lo em local fresco e seco; nunca na geladeira. É mais indicado embalar em um recipiente de plástico ou vidro com vedação hermética.

Às vezes, a falta de glúten nas farinhas leva a fracassos nas receitas de bolo. Mas não tenha medo, pois esse não é o caso aqui. Você terá um bolo sem glúten com todo o sabor que deseja.

Pode interessar a você...
Pipoca engorda?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Pipoca engorda?

Há quem se pergunte se pipoca engorda, principalmente quem tem medo de engordar ou está fazendo dieta. Descubra a resposta neste artigo.



  • Cantaluppi E, et al. Nutritional and phenotypical characterization of two South African maize (Zea mais) varieties sampled in the Qwa-Qwa region. Maydica. Enero 2017. 62 (1).
  • Food Data Central.  Corn flour, whole-grain, yellow. U. S. Department of Agriculture. Abril 2019.