Deliciosa receita caseira de guacamole

· 18 de maio de 2018
O guacamole é um molho mexicano muito famoso e delicioso. Apresentamos uma receita caseira fácil de fazer para que você possa desfrutar desse prato quando quiser.

A base desta receita caseira de guacamole é, como poderíamos imaginar, abacate e outros ingredientes de origem vegetal. Você pode fazer combinações com pimentão, cebola, coentro, etc.

Trata-se de um molho mexicano muito conhecido em todo o mundo que, sem dúvida, a cada dia ganha mais seguidores devido ao seu delicioso sabor. Na verdade, é tão popular que pode ser facilmente encontrado pronto em supermercados.

Benefícios do guacamole para a sua saúde

Guacamole com nachos

Comecemos mencionando alguns benefícios desta iguaria nutritiva e colorida. Tenha em mente que o guacamole é rico em calorias devido às gorduras do abacate.

Uma xícara, por exemplo, contém entre 240 a 270 calorias. Para que você se anime a preparar um delicioso guacamole, dê uma olhada nesses benefícios que a receita oferece para a sua saúde.

  • É uma fonte de fibras, graças ao abacate. Um quarto de xícara fornece cerca de 3 g de fibras, importantes para controlar o seu apetite, manter os níveis ideais de açúcar no sangue e para facilitar a digestão.
  • Por seu teor de vitamina A, o guacamole ajuda a manter seu sistema imunológico forte e sua pele saudável. Um quarto de xícara contém cerca de 85 unidades internacionais de vitamina A.
  • Uma porção contém 3 gramas de gordura poliinsaturada e 1 grama de gordura monoinsaturada. Isso o torna um alimento que faz bem ao coração. Ou seja, comer guacamole reduz o risco de doenças cardíacas.
  • O abacate também ajuda a absorver as vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K) e nos ajuda a ter uma sensação de saciedade duradoura.
  • Estas frutas são muito ricas em nutrientes. Isso significa que seu corpo vai se sentir satisfeito com porções menores, o que impedirá que você procure “beliscar” alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios deste molho delicioso, conheça nossa receita caseira de guacamole. Você verá como é fácil e como não terá que correr para o supermercado para conseguir os ingredientes.

Como se come o guacamole?

Guacamole com chips

Trata-se de uma receita ideal para acompanhar uma grande variedade de pratos salgados. O mais comum é a acompanhá-lo de nachos, mas você também pode apreciá-lo com uma torrada de pão crocante. Do mesmo modo, você pode usá-lo para acompanhar saladas e até sopas.

Quase qualquer tipo de lanche ou petisco combina com guacamole. Experimente com chips, tortilhas de milho, salgadinhos, pretzels, biscoitos, palitos de vegetais, frango ou queijo, filés de peixe, camarão, etc. Ufa! A lista é quase interminável.

Agora sim, sem mais demora, apresentamos uma receita caseira de guacamole fácil de preparar, deliciosa e muito nutritiva. 

Ingredientes para a receita caseira de guacamole

Abacate

Este molho mexicano tem várias versões que normalmente dependem da região onde é preparado. Isso é de se esperar, já que, embora o abacate seja fácil de encontrar, há outros ingredientes que são mais próprios de uma região ou que não existem em todos os países e regiões.

A nossa receita é bastante completa. Como já comentamos, não se trata de usar muitos ingredientes, mas de criar um molho com sabor requintado.

  • Sal (a gosto)
  • 1 cebola picada (60 g)
  • Suco de 1 limão (45 ml)
  • 1 tomate médio (30 g)
  • 4 abacates maduros (80 g)
  • 1 pimenta serrano ou jalapeño
  • Coentro picado finamente, sem os talos (a gosto)

Modo de preparo

Abacate amassado

  1. Depois de lavá-los muito bem, pique o tomate e a cebola em pedaços muito pequenos. Tente picá-los o mais finamente possível. Em seguida, faça o mesmo com o coentro.
  2. Coloque dentro do recipiente onde você vai preparar o guacamole. Se tiver um, use um pilão de pedra.
  3. Os abacates devem estar suficientemente maduros. Corte-os ao meio e retire o caroço.
  4. Use uma colher para retirar toda a polpa dos abacates e coloque-os no recipiente onde já estão os vegetais picados.
  5. Junte o suco de limão, uma pitada de sal e a pimenta serrano ou jalapeño, para dar ao nosso guacamole um sabor ligeiramente picante.
  6. Usando um talher ou um almofariz, esmague todos os ingredientes, misturando bem.

Deixe alguns pedaços pequenos inteiros de abacate, que é como tradicionalmente é servido. No entanto, se você prefere um molho mais cremoso e com textura mais uniforme, pode usar um processador ou liquidificador.

Se sobrar algum molho, você pode guardá-lo na geladeira em um recipiente hermético, fechado a vácuo, por apenas dois dias, no máximo.