Quer pegar no sono em menos de 1 minuto?

· 26 de novembro de 2016
Ainda que não acredite, pegar no sono em poucos minutos é muito benéfico, já que ajuda a estabilizar o ritmo cardíaco e isso repercute positivamente no organismo.

Quando estamos submetidos ao estresse, a hora de dormir pode se transformar em um pesadelo. É justamente neste momento que todos os problemas vêm à cabeça. É como se a mente funcionasse sozinha e contra nós. Este surgimento súbito de pensamentos negativos e preocupações não nos deixa pegar no sono; causando uma insônia mais ou menos severa.

Se este for seu caso, é bom aprender a seguinte técnica com a qual conseguirá pegar no sono em menos de um minuto.

Pegue no sono em menos de um minuto com a técnica 4-7-8

O método, desenhado pelo professor de Harvard Andrew Weill, é muito simples:

  • Primeiramente, inspire pelo nariz durante quatro segundos.
  • Em seguida, retenha o ar durante sete segundos.
  • Por fim, expulse o ar lentamente. A expiração deve durar 8 segundos.

Repita isso várias vezes e comprovará a eficácia. No dia seguinte, não se lembrará de quando começou a respirar normalmente, mas asseguramos que pegará no sono em menos de um minuto.

Por que esta técnica é tão eficaz?

Moça que pegou no sono rápido

A chave está nos sete segundos que empregamos para reter o ar.

A razão pela qual isso é tão importante é que prender a respiração reduz o ritmo cardíaco, e faz a ansiedade diminuir.

Nesse sentido, as preocupações sairão da cabeça: o relaxamento fechará a porta para as ideias negativas e não as deixará entrar. Agora você está no comando.

Os resultados também se manifestarão na qualidade do sono, já que quando temos um ritmo cardíaco lento, nosso organismo se oxigena corretamente; e isso é indispensável para conseguir o descanso desejado.

Por outro lado, a respiração das pessoas nervosas é deficiente. O ritmo é acelerado e irregular e, por conseguinte, o ar que chega ao corpo é de má qualidade.

Isso é o que causa aquela sensação de acordar mais cansado do que quando se foi dormir.

Dessa maneira, pegar no sono em menos de um minuto com a técnica 4-7-8 irá libertá-lo da insônia, mas também garantirá um sono de qualidade, pois seus órgãos e músculos estarão perfeitamente oxigenados.

Vantagens de pegar no sono em menos de um minuto

  1. Ficará mais atraente

Mulher com o rosto descansado por causa de um bom sono

A pele se beneficiará do seu descanso. Enquanto você dorme profundamente, seu sistema hormonal se coloca em funcionamento para rejuvenescer e fortalecer as células.

Para que estes componentes funcionem com plenitude é necessário que o resto do corpo esteja em repouso. No entanto, se demorar muito para dormir e, por conseguinte, manter um certo nível de alerta durante o sono, o processo citado se interrompe.

  1. Comerá menos

Descansar bem reduz os níveis de estresse também durante o dia, e por isso pegar no sono em menos de um minuto levará a eliminar, em parte, os efeitos deste estado após acordar.

A ansiedade nos leva a comer mais do que devemos: o prazer momentâneo que experimentamos quando saboreamos um prato que gostamos, atua como um inibidor transitório do estresse; contudo, ganha-se quilos extras que tanto incomodam.

Leia mais: Como podemos dormir melhor?

  1. Aprenderá mais e melhor

Um bom sono ajuda o cérebro

Uma das funções mais elementares do cérebro é o aprendizado. Estamos usando-a continuamente: desde quando ouvimos as notícias no caminho para o trabalho, até quando percebemos um gesto novo em um companheiro, ou quando lemos um livro.

Para isso, este grande músculo precisa de um descanso de cerca de 8 horas diárias.

Caso durma menos ou o faz com dificuldade, ele será obrigado a trabalhar mais do que deveria, e assim seu desempenho piorará progressivamente; com falta de concentração, dificuldade para relacionar ideias, etc…

Leia também: Dormir bem é bom para a saúde?

  1. Pegar no sono em menos de um minuto melhorará a autoestima

Além de ficar mais atraente, terá muita energia para começar o dia. Isso produzirá uma atitude mais positiva em relação ao que tiver que enfrentar, ainda mais quando solucionar alguma dificuldade.

Dado que estará mais descansado e terá mais capacidade para aprender, suas competências para resolver problemas também melhorarão, o que o ajudará a resolver conflitos.

Quando tiver feito isso, ficará satisfeito consigo mesmo e com a autoestima em níveis saudáveis.

Caso tenha insônia, recomendamos que experimente a técnica 4-7-8. Não apenas afastará aquilo que o preocupa, mas o tornará dono da sua própria vigília, proporcionando mais disposição.

Animado para experimentar?

  • Douglas, N. J., White, D. P., Pickett, C. K., Weil, J. V., & Zwillich, C. W. (1982). Respiration during sleep in normal man. Thorax37(11), 840-844.