Quanta água beber de acordo com seu peso

26 de novembro de 2019
Se é difícil para você beber a quantidade de água que precisa segundo seu peso, opte por preparar águas mescladas com frutas ou chás para dar sabor e facilitar o consumo. Mas atenção: não adicione açúcar!

As necessidades de cada pessoa quando se trata de água potável variam de acordo com cada corpo. No entanto, em um nível geral e de acordo com a sabedoria popular, o fato de um adulto precisar de cerca de 2 litros de água por dia é aceito.

60% do nosso corpo é água e, para que ele funcione corretamente, é necessário manter essa proporção equilibrada. Saiba neste artigo quanta água você deve beber por dia. Continue lendo!

É verdade que a água é necessária para nos manter hidratados e saudáveis. No entanto, existem aqueles que cometem o erro de consumir mais água do que o corpo precisa para cumprir suas funções, como afirma essa pesquisa realizada pela Universidade de Guadalajara (México).

Isso é importante porque pode ser algum tipo de distúrbio, conforme sugerido. Por esse motivo, hoje queremos fornecer informações interessantes para que você aprenda a consumir a quantidade certa de água de acordo com o seu peso .

Beba água de acordo com o seu peso

Acredita-se que o peso corporal de cada pessoa tenha muito a ver com a quantidade de água diária que deve beber.

Por exemplo, uma pessoa magra não precisaria beber água na mesma quantidade que a que tem um corpo mais pesado. No entanto, não há evidências científicas para apoiar esse tipo de abordagem.

Beba água para uma boa saúde

Aqueles que defendem essas teorias afirmam que, para saber o valor exato de beber água de maneira saudável, de acordo com o seu peso corporal, o cálculo feito é 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. O resultado dessa operação matemática seria igual à quantidade de água que seu corpo precisa diariamente.

Fórmula geral

  • Fórmula para não esquecer: 35ml de água multiplicado pelo seu peso corporal.
  • Por exemplo:  Uma pessoa pesa 70 kg e multiplica seu peso por 35 (ml); como resultado, tem 2.450, que resulta em média a necessidade de 2 litros e meio de água por dia.

No entanto, como dissemos, não há evidências confiáveis ​​para garantir a verdade disso.

Casos particulares e exceções

  • No caso de praticar algum tipo de esporte ou fazer exercícios intensos, é recomendável consumir  um litro adicional de água por cada hora de esporte.
  • Se você não incluir muitas frutas e legumes em sua dieta, consuma pelo menos 2 litros de água por dia.
  • A hidratação é essencial se sofrermos de alguma doença ou tivermos defesas baixas. De fato, este estudo realizado pela Universidade Complutense de Madri estabelece uma correlação entre a hidratação e uma menor incidência de certas doenças.

Recomendações para beber água facilmente

Já sabemos a fórmula simples para determinar quanta água precisamos por dia. Agora, a ideia é que você comece a consumir essa quantidade de água para se manter hidratado.

No entanto, muitas pessoas se esquecem de beber água suficiente ou acham difícil. Portanto, aqui estão algumas dicas para você atingir a meta diária:

  • Uma boa ideia é consumir um copo de água antes de cada refeição. Dessa forma, será mais difícil esquecer esse bom hábito. Além disso, contribuirá para um melhor metabolismo das refeições.
  • Outra opção que você pode adotar é beber um copo de água com o estômago vazio e outro antes de dormir. No entanto, é conveniente beber mais água durante o dia para atingir a quantidade recomendada de água.
  • Se o seu inconveniente é o fato de a água não ter gosto, uma boa ideia para aproveitar seus benefícios é preparar águas com saborNo entanto, faça-as sem adicionar açúcar. Você pode fazê-las com frutas, ervas ou chá, entre outros. Além disso, de acordo com este estudo realizado pela Graduate College of Mexico, há indicações de que o uso dessas bebidas alternativas para substituir as açucaradas pode servir para combater o diabetes.
  • Se você se esquecer que deve beber uma certa quantidade de água durante o dia, faça uma espécie de programação diária. Marque os quadrados sempre que beber um copo de água.

Como saber se bebemos água suficiente?

A importância da água potável

A melhor maneira de saber se estamos desidratados ou bem hidratados é através da urina. Para isso, é importante considerar a frequência com que vamos ao banheiro e a cor da urina.

Por exemplo, se a urina tem um amarelo muito claro, isso indica que estamos bem hidratados. Por outro lado, uma cor amarela escura na urina e um cheiro forte podem indicar que precisamos beber mais água, de acordo com este estudo realizado pela Universidade Nacional da Colômbia.

Se você observar a pele e os lábios secos, sentir fadiga e não conseguir se concentrar durante as atividades diárias, também é conveniente aumentar o consumo de água. Estes são sintomas claros de desidratação.

  • Mayo Clinic. (2014). Water: How much should you drink every day? Mayo Clinic.
  • Edmonds, C. J., & Burford, D. (2009). Should children drink more water?. The effects of drinking water on cognition in children. Appetite. https://doi.org/10.1016/j.appet.2009.02.010
  • Meyer, F., Timmons, B. W., & Wilk, B. (2013). Water, Hydration and Sports Drink. In Nutrition and Enhanced Sports Performance: Muscle Building, Endurance, and Strength. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-396454-0.00038-2