Qual é o efeito da Lua nos seres humanos?

25 de novembro de 2019
A Lua nunca tem apenas um significado quanto a sua ação sobre os seres humanos. Descubra mais a seguir.

A Lua é o satélite natural do planeta Terra. Presenteia uma vista incrível e sobre ela foram criadas milhares de histórias. E é que, sem dúvida, ela atrai, inspira e põe a imaginação de todos os seres humanos para voar.

Diz-se que a Lua afeta a maré, mas que também poder ter certa influência em nosso comportamento. Desta maneira, nosso humor e nossas decisões podem mudar do mesmo modo em que as fases desse satélite mudam.

Também, acredita-se que a Lua influencia o sono, principalmente quando está cheia. Durante esta fase, as pessoas tendem a demorar mais a dormir ou, então, dormem muito mal.

As crenças mais populares

Desde milhares de anos foi fomentada a ideia de que a Lua tem certa influência no comportamento humano. Acredita-se que a sua energia é tão poderosa que é capaz de modificar nossas vidas.

Por outro lado, desde a antiguidade, acredita-se que a Lua tem efeito sobre as marés, as colheitas, os animais e as emoções humanas.

Até o momento, não há evidências para validar o acúmulo de crenças que existem. Portanto, do ponto de vista científico, as alegações permanecem apenas como crenças populares.

No entanto, isso não impediu as pessoas de continuar compartilhando suas crenças e realizando atividades baseadas na fase lunar do dia. 

As fases da Lua e seus efeitos

Uma das fases da Lua: minguante

Lua nova

Esta fase dura aproximadamente 3 dias. Diz-se que é a fase mais indicada para desintoxicar o corpo.

Considera-se esta fase como o início de coisas novas e por isso é ideal para começar rotinas novas, para mudar hábitos que não gostamos ou não nos beneficiam. Além disso, trata-se de uma etapa ideal para a calma e a introspecção.

Quarto crescente

Uma das fases da Lua: crescente

Durante esta fase, o satélite se encontra visível só pela metade. Diz-se que esta fase é da prosperidade, da saúde e da vitalidade. Sendo assim, se você quiser começar um projeto novo, um negócio ou começar a fazer atividade física, este é o melhor momento.

Acredita-se que a Lua crescente oferece energia positiva aos seres humanos e que influencia em suas ações do mesmo modo. Também é comum ouvir que durante esta fase lunar é bom cortar o cabelo para que cresça mais rápido, mais forte e brilhante.

Leia também: Cortar o cabelo segundo as fases da lua

Lua cheia

Esta é a fase na qual a Lua está completamente redonda e radiante de luz solar. Isso propicia mudanças na conduta dos seres humanos. Estas mudanças podem ir desde um humor um pouco irregular até mudanças de humor súbitas.

A Lua cheia se associa com a euforia e os excessos, mas também com a plenitude e o sucesso. Nesta fase, diz-se que todo mundo fica “lunático” porque a energia que a Lua tem é maior do que a de costume.

Quarto minguante

Uma das fases da Lua: minguante

A fase minguante representa a “morte” do corpo celeste. Trata-se da última fase antes que o ciclo se renove.

Diz-se que este é o momento para tomar decisões e amadurecer. Por outro lado, acredita-se que os problemas e os estados mentais negativos decrescem durante esta fase da Lua.

4 mitos mais comuns sobre a sua influência

1. Favorece a fertilidade

Diz-se que durante a Lua cheia existem mais probabilidades de engravidar. Especialmente se dormirmos sob a luz da Lua cheia. Por outro lado, existe a crença de que a Lua, em linhas gerais, favorece a fertilidade das mulheres.

Leia também: Como aumentar a fertilidade nas mulheres?

2. Aumento da paixão durante a Lua cheia

Casal olhando as fases da Lua

Este fenômeno é conhecido por aumentar a paixão, bem como a sensualidade entre os casais. Por outro lado, este satélite natural sempre foi um elemento romântico para os seres humanos.

3. Casar na fase crescente

De acordo com a crença, casar durante a fase crescente lunar favorece a união do casal. Em outras palavras, faz com que o casamento seja próspero e duradouro.

Isso se deve ao fato de que se considera que tudo o que se faz na fase “do crescimento”, influencia positivamente nos outros hábitos.

4. A Lua de sangue

A Lua vermelha é um dos efeitos das fases da Lua

Quando a Lua tem uma tonalidade avermelhada, considera-se que está cheia de “sangue”. De acordo com a crença popular, nestes momentos, a energia que a Lua transmite é prejudicial para os seres humanos, já que acentua o rancor e o ódio que estão internalizados.

Em conclusão

Apesar de tudo o que geralmente é afirmado na esfera popular, não há evidências científicas que possam confirmar que as fases da lua nos afetam. 

No entanto, não há dúvida de que este belo satélite natural conseguiu nos inspirar bastante por milhares de anos. Portanto, no nível da cultura geral, é muito interessante conhecer as diferentes crenças, mitos e lendas sobre a lua.