Qual é a duração dos protetores solares?

11 de julho de 2019
A aplicação frequente de protetor solar, dependendo das circunstâncias, será o nosso melhor aliado quando se trata de proteger nossa pele contra os possíveis danos dos raios UV.

Escolher um filtro solar pode parecer uma tarefa fácil. No entanto, existem vários elementos a serem considerados, entre eles, o fator de proteção do filtro solar (FPS). Quanto maior, mais cuidado dará à sua pele. Mas você sabe qual é a duração dos protetores solares? Descubra a seguir neste artigo.

Qual é a duração dos protetores solares?

Todos os dias nos expomos ao sol e as radiações tendem a ser cada vez mais intensas e, portanto, mais nocivas. Estas loções são tão importantes quanto a máscara antirrugas ou hidratação no cabelo.

O principal componente para a proteção do protetor solar são os filtros, que impedem a radiação UV de penetrar profundamente na pele. Existem dois tipos: químico (sintético) e físico (mineral).

A maioria dos cremes contém vitaminas A, C e D, que ajudam a neutralizar os danos causados ​​pela exposição ao sol. Ambas as fórmulas podem ser muito eficazes e geralmente duram de 60 a 90 minutos, embora isso possa ser relativo.

O tempo de proteção também dependerá do modo como usamos esses produtos. Aqui oferecemos algumas dicas que ajudarão você a dar ao seu corpo o cuidado que ele merece e conhecer a duração dos protetores solares.

Dicas para melhorar a duração dos protetores solares

Prepare a sua pele

É importante preparar a pele para o sol

  • Aplique o protetor solar na pele seca e livre de impurezas.
  • Se você planejou uma viagem para a praia, é aconselhável esfoliar com antecedência para conseguir uma melhor absorção.
  • A proteção do filtro solar é essencial para cuidar da pele. O uso de protetor solar diariamente ajudará você a prepará-la e protegê-la dos raios solares.

Quer se cuidar do sol? Então leia: Os 10 mandamentos para tomar sol corretamente

Não seja afobada

Sabemos que, quando você chega à praia ou à piscina, quer dar um mergulho. No entanto, seja paciente e coloque o produto 30 minutos antes de se expor ao sol para que ele penetre bem na sua pele. Cuidar da sua pele e aumentar o efeito protetor do creme solar dependerá do tempo de aplicação.

  • Aplique o protetor solar com tempo para obter os resultados esperados. Os produtos químicos no creme levam tempo para penetrar na pele, então você deve esperar e assim, terá a proteção de que precisa.

Evite o sol nas horas mais agressivas

Aproveite os primeiros raios da manhã ou os últimos da tarde para tomar sol e não exceda 20 minutos. Sabemos que você está procurando o bronzeado perfeito, mas o cuidado do seu corpo é muito mais importante.

Quanto mais tempo você receber raios de sol, a duração dos protetores solares diminuirá. O efeito do filtro solar na pele dependerá da duração da exposição aos raios solares.

Permaneça hidratado

  • Não deixe o filtro solar fazer todo o trabalho. Lembre-se de beber bastante água para manter sua pele hidratada, especialmente se você estiver em lugares com temperaturas muito altas.

A água ajudará a manter a pele saudável e forte. No verão, é necessário hidratar constantemente para ajudar a pele a absorver melhor o filtro solar e ter um ótimo efeito.

Não deixe de ler também: Alimentos para reduzir a temperatura no verão

Não economize na quantidade

Colocar cremes para manter a hidratação no verão

  • Quanto mais loção você colocar, maior a proteção do filtro solar. Não é necessário que você acabe como um fantasma, mas você deve aplicar quantidades abundantes uniformemente em todo o seu corpo. Preste atenção especial nas áreas mais sensíveis, como pescoço, rosto, orelhas, etc.

Com o passar do tempo, os raios do sol podem ser mais intensos e a proteção tende a diminuir. É essencial usar um pouco de creme a cada duas ou três horas para manter a pele hidratada e protegida. Uma única aplicação não vai fazer milagres, então você deve aplicar o protetor solar com frequência.

A água pode alterar a duração dos protetores solares

  • Mesmo se você estiver usando um protetor à prova d’água, reaplique-o depois de nadar. Leve em conta que a transpiração excessiva também pode diminuir o efeito de duração dos protetores solares.
  • Se você estiver em áreas muito quentes, é aconselhável colocar novamente uma camada. A água pode reduzir os efeitos do filtro solar, portanto, se você for à praia, deve aplicá-lo o tempo todo para não perder sua eficácia.

Escolha o produto certo

  • Lembre-se que existem várias apresentações de filtro solar, estas podem ser loções, spray, cremes e gel. Entretanto, ao escolher o produto, você deve rever alguns elementos, como o fator de proteção, e conhecer seu tipo de pele.

Em alguns casos, a boa absorção e a reação do creme solar também pode depender se sua pele for normal, oleosa, mista ou seca. Há uma grande variedade de protetores solares, então escolha o produto com calma e avalie os efeitos do creme para cuidar da sua pele.

Mantenha-os em lugares frescos

Como acontece com qualquer produto, mudanças bruscas de temperatura podem danificar os protetores solares. Portanto, mantenha-os em locais frescos e secos e descarte-os assim que passar a data de validade.

  • Evite guardar o protetor solar em locais com altas temperaturas, pois perderá seu efeito e não cuidará da pele. Aliás, é importante também fechar bem o produto depois de usá-lo: isso evitará que ele evapore e perca suas propriedades.

A pele age naturalmente como uma barreira, pois nos protege de fatores externos e lesões causadas pela exposição ao sol. Prestar cuidados especiais ao seu corpo pode ser a chave para a prevenção.