Quais são os benefícios de tomar água com bicarbonato todos os dias?

7 de novembro de 2019
Uma única bebida e um único hábito não são suficientes para desfrutar de uma boa saúde. Portanto, é sempre importante manter um estilo de vida saudável, baseado em hábitos consistentes.

Embora certas bebidas tenham sido afirmadas e recomendadas para “melhorar” a saúde, prevenir ou curar doenças, a verdade é que nenhuma bebida, por si só, é capaz de fazer tais coisas. Nesse sentido, o bicarbonato de sódio ou a água com limão foram duas das opções que conseguiram alcançar maior popularidade.

Certamente, a ideia de preparar uma bebida em casa, de maneira simples, com ingredientes comumente usados ​​e, aparentemente, apenas com propriedades benéficas para a saúde, pode parecer correta. No entanto, essa ideia está longe de ser um hábito saudável ou medicamente aconselhável.

Beber um copo de água com bicarbonato de sódio, limão, laranja, oxicoco, espirulina ou qualquer outro suposto superalimento não fornecerá uma solução para uma doença nem concederá ao corpo uma espécie de escudo protetor contra os excessos. 

Também não ajudará a controlar os níveis de colesterol ou açúcar no sangue. Nem mesmo pelo fato de ser consumido diariamente.

Para entender melhor isso, veremos um pouco mais sobre o bicarbonato de sódio abaixo.

O bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio (NaHCO 3) é um produto químico usado de várias maneiras. É frequentemente usado na produção de panificação, pastelaria e refrigerantes, pois tem a capacidade de liberar dióxido de carbono quando usado em conjunto com alguns compostos.

Também faz parte da composição de vários produtos de limpeza devido ao seu efeito abrasivo e desodorizante.

É comumente usado para desobstruir canos, clarear chão, limpar prata e outras questões relacionadas.

Leia também: 6 mudanças na dieta para alcalinizar o corpo

Utilizações não recomendadas do bicarbonato de sódio

Recentemente, Gemma del Caño, farmacêutica e mestre em Inovação, biotecnologia, segurança e qualidade e coautora do Guia de Bulos Alimentares, desmantelou os mitos mais comuns sobre o uso dessa substância em uma entrevista. Nós os resumimos abaixo:

  • Como remédio para infecções na garganta. Embora seja um remédio tradicionalmente recomendado, o bicarbonato é abrasivo e pode queimar.
  • Como clareamento caseiro. Usar qualquer quantidade de bicarbonato em casa para tentar clarear os dentes pode acabar causando erosão no esmalte. Portanto, é melhor optar por produtos que já foram cuidadosamente preparados para esses fins, como pastas de dentes, enxaguantes e assim por diante.
  • Para ‘desintoxicar‘ cabelo. Como mencionado acima, o bicarbonato de sódio pode ressecar e maltratar o cabelo, portanto, não é recomendável usá-lo para a higiene pessoal.
  • Para aliviar a acidez. Consumir um copo de bicarbonato de sódio com água diariamente pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, alterar o pH do estômago (em vez de “regulá-lo”) e também diminuir as defesas do aparelho estomacal, expondo-o a bactérias patogênicas. 

Por tudo o que foi exposto, beber água com bicarbonato de sódio diariamente, com o estômago vazio ou de qualquer forma, não é recomendado para a saúde e, em vez de fornecer benefícios, pode, na verdade, representar um risco.

Você sabia? Bicarbonato de sódio ajuda a perder peso

A considerar

Se você deseja melhorar os seus hábitos de vida para ter uma boa saúde e não tem certeza do que fazer, é melhor consultar o seu médico. Um profissional sempre pode orientá-lo da maneira mais apropriada para o seu caso.

Por outro lado, se você sofre de alguma doença, está em tratamento farmacológico e deseja experimentar algum tratamento natural, não hesite em informar ao seu médico primeiro. Lembre-se de que os remédios podem produzir interações e reações adversas indesejadas.