6 mudanças na dieta para alcalinizar o corpo

· 17 de junho de 2018
Se você regular o pH do seu corpo, conseguirá alcalinizá-lo e poderá ter uma vida mais saudável.

Neste artigo nós mostraremos as mudanças que você deve fazer em sua dieta para alcalinizar o corpo. Desta forma, você pode desfrutar de algumas novidades benéficas para a sua saúde. A chave para essas diretrizes é regular o pH do nosso corpo, de modo que ele seja ligeiramente inclinado para a alcalinidade.

Desta forma, vamos mudar certos hábitos e seguir algumas dicas para que o nosso pH não seja ácido ou neutro. Com essas diretrizes, você pode aumentar esses níveis de alcalinidade e não terá que esperar muito ou ficar ansioso ao não ver os resultados.

1. Comece com um bom café da manhã

O primeiro conselho para alcalinizar o corpo é baseado em começar o dia com um café da manhã saudável. No mundo ocidental, o café da manhã é considerada a refeição mais ácida de todo o dia, embora também dependa do país em que você se encontra.

Café da manhã saudável

Algumas nações aproveitam esse momento para comer mais do que em outras refeições, enquanto outras são um pouco mais moderadas.

Nos países que tradicionalmente não consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia, os alimentos são pão, cereais, café, geleias, manteiga, suco de laranja, bolos e biscoitos. Nos lugares onde esta refeição é considerada mais importante, o bacon, ovos fritos e omeletes são adicionados.

Muitos desses alimentos são ácidos, e eles são precisamente o que nos impede de melhorar nosso sistema para um estado mais alcalino. Se você quiser reverter essa situação e começar a sentir os benefícios de um corpo alcalino, a primeira coisa a fazer é começar o dia corretamente.

Desta forma, antes de entrar na cozinha, a primeira coisa é beber um copo de água, seja água alcalina, água com limão ou uma infusão de ervas. Assim, suas células se reidratam e reabastecem depois de terem passado longas horas de sono e imobilidade, e contribuem para um aumento na alcalinidade do corpo.

2. Respiração adequada

Muitos não conhecem as vantagens que esse ponto oferece, mas não podemos ignorar um fator tão importante quanto a respiração. Para isso, podemos executar o seguinte exercício:

  • Inspire por 1 segundo.
  • Segure a respiração por 4 segundos.
  • Expire por 2 segundos.

Você pode aumentar o tempo seguindo a proporção, ou seja, se você inspirar por 4 segundos, terá que manter a respiração até chegar aos 16. No entanto, tente não usar  intervalos muito grandes no início, principalmente porque você não está acostumado.

3. A importância de uma hidratação adequada

hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma pequena queda no nível de nossos fluidos corporais pode levar a grandes perdas de energia.

Mulher bebendo água

A água limpa as toxinas ácidas e faz com que o metabolismo acelere. Além disso, a sensação de sede é confundida com a fome, e é por isso que muitas vezes comemos mais. Isso provoca um ganho de peso, o que não é recomendado para a nossa tarefa de eliminar os ácidos e alcançar um pH alcalino.

4. Aposte em gorduras saudáveis

Outra maneira de ajudar a alcalinizar o corpo é consumir uma quantidade maior de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3. Estes são muito importantes para as reações químicas do nosso corpo.

Além disso, ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico, ajudam a melhorar a digestão e previnem o envelhecimento.

5. Receba uma boa massagem para alcalinizar o corpo

Além de conforto e relaxamento, uma boa massagem permite que o corpo se recupere, se fortaleça e liberte as tensões que se acumulam ao longo dos dias.

Mulher recebendo massagem

Por outro lado, permita que o seu corpo se coloque em ação. Isto é, que ligue os mecanismos necessários para permitir que os ácidos armazenados nos músculos sejam eliminados.

6. Cuide da sua pele

Manter a pele limpa, macia e livre de vestígios de impurezas proporciona uma imensa quantidade de benefícios. Isso também contribuirá para o nosso pH alcalino, portanto, uma dica simples, como uma escovação a seco frequente, pode nos trazer vários benefícios:

  • A escovação a seco da pele remove as células mortas, de modo que este órgão é ativado e gera novas células.
  • A escovação a seco também promove a circulação do sangue, de modo que atinge todas as camadas de sua superfície.