Quais os benefícios dos cães durante a gravidez?

· 15 de fevereiro de 2019
Longe de causar riscos ou problemas, ter cães durante a gravidez produz benefícios interessantes para a mãe. O importante é tomar algumas medidas preventivas para que a coexistência seja segura. 

Até alguns anos atrás muitos casais decidiram se afastar de seus cães quando tomaram a decisão de ter um bebê. Infelizmente esta situação ainda está presente hoje, embora tenha sido indicado que viver com animais não é prejudicial para a gravidez.

Por essa razão não é necessário considerar dar o cão para a adoção, muito menos abandoná-lo. Quais os benefícios que os cães trazem durante a gravidez? Seu amor incondicional e comportamento são saudáveis ​​na gravidez, e também quando nasce o bebê. Descubra o porquê.

Benefícios dos cães durante a gravidez

A notícia de uma gravidez traz consigo muitas dúvidas. No caso dos donos de animais, o medo surge por causa da relação da segurança do bebê com estes. Por muito tempo pensou-se que tanto o pelo, quanto o contato com o animal envolviam riscos para a saúde, bem como para contrair infecções.

Cão são uma boa companhia

No entanto, longe da realidade, ter um cão em casa oferece grandes benefícios durante o desenvolvimento da gravidez. Sua lealdade, inteligência e companhia apoiam as contínuas mudanças da gestante, e facilitam o controle de emoções como a ansiedade. Quais outros benefícios eles proporcionam?

Você estaria interessado em ler: Relação entre o autismo e a ingestão de peixe contaminado com mercúrio durante a gravidez

Ajudar a controlar o peso

Ter cães durante a gravidez pode ajudar a prevenir problemas de excesso de peso nas mulheres. Muitos estão acostumados a dar um passeio ou uma pequena caminhada diária. Bem, por causa disso, os cães são a melhor desculpa e companhia para queimar umas calorias “extras”.

Entre outras coisas, essa atividade evita complicações no momento do parto, e diminui o risco de parto prematuro. Além disso, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e diminui o risco de diabetes gestacional. Excelente!

Diminuir o estresse

As alterações hormonais e físicas que ocorrem durante a gravidez são grandes gatilhos de episódios de estresse. Embora existam muitas técnicas de relaxamento para aliviá-las, ter um cão em casa pode ser suficiente para preveni-los.

A companhia canina faz as pessoas se sentirem mais felizes, porque estimula a segregação de endorfinas. Somado a isso, eles são um grande apoio emocional, porque apesar de não poderem falar, têm uma maneira de fazer todos sentirem que tudo vai ficar bem.

Preparam para ser mãe

Nós não queremos dizer que cuidar de um cachorro é o mesmo que cuidar de um bebê. No entanto, ter um em casa ensina sobre responsabilidades semelhantes às da maternidade. Os cães são dependentes e precisam de cuidados como uma mãe dá ao filho.

Benefícios dos cães durante a gravidez: Preparam para ser mãe

Fornecem segurança

Ter cães durante a gravidez é ter protetores incondicionais. Saber que eles estão lá produz uma sensação de segurança, que pode afastar a ansiedade. Graças às suas habilidades eles podem indicar a presença de alguém na vizinhança, ou animais indesejados em casa.

Você deveria ler: Animais de Estimação: Você sabe por que são tão bons para a saúde física e mental?

Entendem as mudanças de humor

Quando ninguém mais parece entender o humor que uma mulher grávida atravessa, surgem os cães. Não importa se há gritos, emoções fortes, ou choros envolvidos naquele momento, os caninos permanecem fiéis e dispostos a ouvir o que quer que seja.

Para as mulheres grávidas este é um benefício muito relevante, porque permite que elas se sintam mais calmas e amadas, quando não conseguem controlar suas emoções.

Cuidam da gravidez

Os cães têm uma qualidade que às vezes as pessoas não têm: empatia. Não importa se são machos ou fêmeas, ou se nunca passaram por uma gravidez, os seus sentidos lhes permitem compreender perfeitamente o estado de sua dona.

Como coexistir com segurança com cães durante a gravidez

Como se tivessem um sentido especial ou extraordinário, esses amigos incondicionais começam a ser mais conscientes, e sabem como fazer a gestante se sentirem melhor. Além disso, os cães não exigirão tantas brincadeiras quanto antes, e permanecerão alertas em caso de qualquer emergência.

E quando o bebê chegar …

Eles são capazes de assumir o papel de “cuidador”. Levam essa tarefa tão a sério que alertam quando uma pessoa desconhecida quer se aproximar da criança. Além disso, embora faltem evidências científicas, diz-se que os cães podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico da criança.

Como coexistir com segurança com cães durante a gravidez?

A questão da segurança de viver com cães durante a gravidez é algo que não podemos ignorar. Embora os benefícios mencionados se apliquem em qualquer caso é prudente levar em conta algumas medidas preventivas.

  • Ao levá-los para passear é importante fazer isso com cuidado e controle, pois um movimento repentino ou brincadeira pode causar uma queda.
  • Para não correr riscos desnecessários o cão deve ter suas vacinas em dia.
  • Não é recomendado que a gestante limpe o cocô do cão, para evitar o possível contato com parasitas.
  • É necessário que a gestante não tenha contato com a boca do cão.
  • O animal deve ser mantido limpo.

Você está grávida e tem um amigo canino? Aproveite estes benefícios sem medo!