O que são as purinas? Descubra tudo que você precisa saber

Quando comemos alimentos ricos em purinas, a quantidade de ácido úrico no corpo aumenta. Se esse ácido úrico se acumular, pode causar diferentes patologias, como a gota.
O que são as purinas? Descubra tudo que você precisa saber

Última atualização: 12 Junho, 2021

A maioria das pessoas está familiarizada com as purinas devido à sua relação com a patologia da gota. No entanto, poucos sabem a real importância dessas moléculas e qual é o seu papel no corpo. Elas são um dos compostos que fazem parte do grupo dos elementos fundamentais do ácido desoxirribonucléico (DNA).

As purinas são um tipo de base nitrogenada, que acabamos de definir como um elemento fundamental para formar o DNA. Elas estão, portanto, em nossas células e nos alimentos que comemos, como a carne.

Além disso, elas seguem seu próprio ciclo de decomposição e eliminação em nosso corpo. Esse processo é decisivo, pois quando se decompõem, elas formam o ácido úrico. Se este não for eliminado corretamente, pode causar a gota.

Dentro do grupo das purinas, encontramos dois tipos básicos: adenina e guanina. Neste artigo, vamos explicar para que servem as purinas e qual é a sua relevância no nosso corpo.

O que são as purinas?

Como já mencionamos, as purinas são uma família de moléculas. Elas são compostos químicos que fazem parte do DNA e de outras moléculas como o ácido ribonucléico (RNA). Dentro desta família encontramos dois importantes exemplos: adenina e guanina.

Como fazem parte do DNA, é lógico que as encontremos em nosso corpo no seu estado normal. Na verdade, nossos corpos podem fabricá-las. Além disso, certos alimentos como carne ou peixe são muito ricos em purinas.

As purinas estão envolvidas em muitos processos do metabolismo celular e também na síntese de proteínas. Existem vários distúrbios que interrompem o ciclo normal dessas substâncias. Por exemplo, quando sua eliminação é afetada, ocorrem patologias relacionadas ao ácido úrico, como a gota.

No entanto, a gota não é a única doença relacionada às purinas, embora seja a mais comum. Existem muitos distúrbios que afetam a sua decomposição e podem ser mais graves do que a gota.

Dor causada pela gota
A gota é a doença mais ligada às purinas, mas não a única.

Como elas estão relacionados ao ácido úrico?

As purinas, quando se degradam em nossos tecidos, dão origem ao ácido úrico. Essa decomposição ocorre principalmente no fígado e no intestino delgado. A quantidade de ácido úrico produzida varia de acordo com diferentes fatores.

O que mais influencia, geralmente, é a dieta. Isso ocorre porque a alimentação é uma das fontes mais importantes de purinas. Quase todo o ácido úrico é excretado na urina, embora parte dele também seja excretada pelo intestino.

Quando muito ácido úrico é produzido ou quando ele não pode ser removido adequadamente, ele se acumula no corpo. Se isso ocorrer, ele é depositado nos tecidos de forma a gerar inchaços. Isso acontece principalmente nas articulações, causando artrite. Essa alta concentração de ácido úrico também pode causar problemas renais.

A gota é uma forma de artrite causada pelas purinas. Afeta principalmente a articulação do dedão do pé. Causa ataques de dor muito intensos, bem como vermelhidão e inchaço nessa região.

Acúmulo de ácido úrico
Na gota, ocorre um acúmulo de ácido úrico nas articulações.

Qual é a importância das purinas na dieta?

Como já mencionamos, a comida é a principal fonte de purinas. Isso torna a dieta um fator determinante no desenvolvimento e controle das doenças causadas pelo ácido úrico.

Embora o ideal seja que todos tenhamos uma alimentação balanceada e saudável, para as pessoas que têm predisposição a sofrer dessas doenças é especialmente relevante manter um controle alimentar. Alguns dos alimentos ricos em purinas são:

  • Carnes em geral, sejam bovinas, suínas, de caça ou aves.
  • Frutos do mar, como lagosta ou mexilhão.
  • Fígado, moela ou rins de qualquer animal.
  • Peixes como salmão defumado e anchova.

Quando há um problema com o metabolismo das purinas, é recomendável evitar esses alimentos. Além disso, é importante beber muito líquido para aumentar a eliminação do ácido úrico. Também é recomendável manter um peso adequado e evitar o álcool.

Conclusão

Apesar de todas as recomendações que fizemos neste artigo, é importante realizar uma consulta médica diante de qualquer dúvida. Devemos destacar que as purinas são essenciais para a nossa vida, mas também podem estar relacionadas a diversas doenças. A gota é o distúrbio mais conhecido e a artrite que causa é muito dolorosa. Daí a importância de estar atento para detectá-la.

Pode interessar a você...
Você sofre com a gota? Conheça 8 alimentos para evitar em sua dieta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Você sofre com a gota? Conheça 8 alimentos para evitar em sua dieta

A gota é uma das formas de artrite mais dolorosas, produzida pela acumulação de cristais microscópicos de ácido úrico no organismo. Evite esses ali...