Quais são os prós e contras de beber café?

23 de novembro de 2019
O café é bom ou ruim para você? Há muitas respostas contraditórias. Saiba mais sobre os prós e contras desta bebida tão popular neste artigo!

O café é uma dessas bebidas especiais que não apenas podem ser combinadas com qualquer refeição do dia, mas também podem ser utilizadas para iniciar conversas ou beber por simples hábito. Para muitos, beber café significa um grande prazer.

No entanto, há muitas dúvidas sobre se é um alimento saudável ou não. Isso se deve ao fato de que, às vezes, pode agravar diferentes problemas de saúde sérios, como indica um estudo realizado pela Universidade de Valladolid.

Neste artigo, descobriremos em detalhes quais são os prós e contras de beber café. O que já sabemos é que sempre devemos moderar seu consumo.

Dados interessantes sobre o café

Algo que devemos saber é que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Estima-se que pelo menos quatrocentos bilhões de xícaras de café sejam consumidas por ano em todo o mundo.

Em quais países o seu consumo é mais frequente? Os países que lideram este ranking são Finlândia, Suécia e Holanda. Embora na Espanha também se consuma muito café; aproximadamente 4,5 kg por pessoa anualmente.

Leia também: 7 dados que todos os amantes de café deveriam conhecer

O café e os analgésicos

Dados interessantes sobre o café

A relação que podemos estabelecer entre o café e os analgésicos não é infundada. De fato, acredita-se que pode ser muito benéfico para a nossa saúde.

O motivo disso é que combinar o café com o uso de analgésicos aumentaria em 40% seus efeitos, o que aceleraria a resposta do medicamento. No entanto, não existem evidências científicas que comprovem tal afirmação.

Devemos tomar cuidado especial ao combinar o café com outros tipos de medicamentos, sejam eles analgésicos ou não. Primeiro consulte um médico, ou você poderá ter problemas.

Pode te interessar: 8 poderosos analgésicos naturais sem efeitos secundários

Beber café é benéfico para a nossa saúde

Beber café pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Algumas de suas propriedades podem, inclusive, fazer desta bebida uma excelente maneira de prevenir determinadas doenças. Vejamos alguns de seus benefícios:

  • Efeitos contra a diabetes tipo 2: embora o café seja uma bebida rica em magnésio e cromo, substâncias que estimulam o uso de insulina pelo organismo e regulam o açúcar no sangue, de acordo com um estudo realizado pelo Hospital Universitário Carlos Haya de Málaga, ainda é cedo para falar sobre suas supostas propriedades benéficas para este tipo de diabetes.
  • Diminui chances de desenvolver transtornos mentais: de acordo com um estudo do Institute of Environmental Medicine, na Suécia, tomar café regularmente pode nos tornar 60% menos propensos a desenvolver doenças ou transtornos como a demência ou o mal de Alzheimer, .
  • Previne a constipação: embora funcione como um laxante, é preciso ter cuidado. De acordo com um estudo publicado pela Associação Espanhola de Gastroenterologia, seu consumo excessivo pode contribuir para o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável.
  • Melhora o desempenho físico: a cafeína contida no café ajuda a aumentar os níveis de adrenalina, um hormônio que prepara o corpo para esforços físicos significativos.
  • Combate a depressão: de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, o consumo de café contribui para o controle da depressão. Novamente, este benefício é atribuído à cafeína.

Problemas que o café pode causar

Apesar dos benefícios que o café pode nos trazer, a verdade é que o consumo dessa bebida tem uma série de “efeitos colaterais”. Vejamos alguns deles:

Problemas que o café pode causar

Apesar de haver falado anteriormente sobre o quão positivo o café é para pessoas que sofrem de constipação, seu consumo excessivo pode causar diarreia, cólicas, a já mencionada síndrome do intestino irritável e dispepsia. Por esse motivo, sempre é melhor consumi-lo com moderação.

O café e as alucinações

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Antioquia, na Colômbia, outra consequência de beber café em excesso são as alucinações. Estas podem ser visuais (ver coisas que não reais), auditivas (ouvir sons que vêm do nada) ou presenciais (ter a sensação de estar acompanhado por alguém).

As alucinações geralmente surgem quando se consome um grande excesso, o que não acontece com doses moderadas.

O consumo moderado de café pode trazer benefícios. No caso de pessoas com úlcera no estômago ou mulheres grávidas, o consumo desta bebida deve ser interrompido. Nessas situações, e em muitas outras, pode acabar fazendo mal.