Propriedades curativas do cacto
Trata-se de uma planta da família dos cactos que habita em toda América e cresce de maneira silvestre. O cacto não é exigente para se manter e pode ser plantado em qualquer tipo de solo.
Por isso é tão popular neste continente. Mas, além disso, está comprovado que oferece grandes qualidades que o tornam um remédio natural para várias enfermidades.
Neste artigo, aprenda um pouco mais sobre as propriedades curativas do cacto.
Valores nutricionais do cacto
Esta planta é rica em cálcio, potássio, sódio e também oferece glicídios, componentes nitrogenados, fibras, vitaminas dos grupos A, B, C e K, clorofila, riboflavina e proteínas.
Muitos são os estudos e pesquisas que afirmam que o cacto é realmente valioso para a saúde das pessoas, ajudando os sistemas glandular, nervoso, imunológico, circulatório, digestivo e respiratório.
Por sua vez, tem várias propriedades para uso externo, sendo possível a produção de cosméticos, cremes e tratamentos de beleza tanto para a pele como para o cabelo.
Foram criados também sabonetes, xampus, condicionadores, géis, umectantes, loções, pomadas, sombras para os olhos, etc. com o cacto.
Na medicina tradicional foi utilizado para tratar feridas ou queimaduras leves na pele.
Pode-se consumi-lo de diferentes formas: sucos, molhos, em pó, doces, com carnes, saladas, geleias, sopas, caldos, combinado com cereais, frutas ou linhaça.
Para seu uso gastronômico, o cacto é usado como forragem e seus cachos são tão macios como uma verdura.
É muito popular usá-los em batidas com frutas.
Propriedades do cacto para a saúde
- Poderoso antibiótico: inibe ou suspende diretamente o crescimento e desenvolvimento de várias bactérias. O cacto é usado como um cataplasma (seus cachos) e tem efeitos muito bons para a pele, tanto em feridas como em infecções.
- Trata a arteriosclerose: essa inflamação cardiovascular causada pela placa do vaso sanguíneo pode ser tratada com essa planta, já que é antioxidante e anti-inflamatória. Consumir regularmente o suco de cacto fresco ou em pó ajuda a prevenir o aparecimento desta doença.
- Não permite proliferar o câncer: o cacto tem muitas fibras dietéticas, solúveis e insolúveis. As últimas absorvem a água e ajudam os alimentos em sua “passagem” pelo trato digestivo. Sendo assim, melhora a digestão e são as encarregadas de diluir a concentração de células, que podem ser potencialmente cancerígenas no cólon, prevenindo a aparição desta doença.
- Ajuda a regular o colesterol: graças aos aminoácidos, a vitamina B3 e as fibras. O cacto previne, por sua vez, o excesso de açúcar no sangue e sua conversão em gordura, reduzindo de maneira substancial o colesterol “ruim” e os triglicerídeos. Elimina, ainda, os ácidos biliares, que se tornam colesterol.
- Melhoram o trabalho do cólon: devido aos seus ingredientes ativos, ajudam na prevenção da absorção de gordura e carboidratos. Mantêm o balanço do nível do sangue e ajudam a controlar a obesidade. O cacto tem fibras que absorvem a glicose até o intestino. Mantendo, dessa forma, esse órgão limpo e em excelente estado.
Mais propriedades
- Regula o diabetes: melhor dizendo, o nível de açúcar no sangue para os que sofrem com essa condição. Graças aos 18 aminoácidos presentes na planta, o corpo terá mais energia e reduzirá a fadiga, visto que a glicose também diminuirá. Fortalece o fígado e o pâncreas e aumenta a sensibilidade à insulina, estimulando o movimento de glicose em todas as células do corpo. Também diminui a digestão de carboidratos, reduzindo a produção de insulina.
- Melhora a digestão: devido às vitaminas do grupo B (1, 2 e 3) e C, além do cálcio, do potássio, magnésio, sódio e ferro. Com seu poder antioxidante, nos dá grande proteção ante as toxinas que são ingeridas com a comida e reduz os efeitos prejudiciais da ingestão de álcool ou determinados alimentos “pesados”.
- Evita a prisão de ventre: as fibras que o cacto contém ajudam na digestão, como dito anteriormente, tendo em vista que evita os problemas para ir aos banheiro.
Leia também: Menus para aliviar a prisão de ventre que você vai gostar
Obesidade e sistema imune
- Um aliado contra a obesidade: devido às grandes quantidades de fibras que contém, ajudando a retardar o processo de absorção dos alimentos e a entrada dos nutrientes no sangue, facilitando também sua eliminação. Permite que os líquidos cheguem mais rápido à corrente sanguínea, ajudando a diminuir a celulite e a retenção de líquidos. Recomenda-se consumir o cacto com sucos, como o de laranja, por exemplo. As fibras insolúveis que ele tem geram a sensação de saciedade e evitam que comamos em excesso. E, como se fosse pouco, regula o movimento intestinal para a evacuação correta.
- Fortalece o sistema imunológico: isto se deve ao fato de que o cacto oferece muitas vitaminas, sobretudo, as do complexo A, B e C. Também aporta minerais e muitos aminoácidos que ajudam a eliminar toxinas, desintoxicar o fígado e eliminar os efeitos nocivos da contaminação ambiental, os ambientes com fumaça de cigarro, os problemas que derivam do álcool, etc. Os fotoquímicos ajudam o corpo a se defender de qualquer ataque de vírus ou bactérias.
- É um excelente diurético: o suco de cacto é usado para desinchar o sistema urinário e reduzir as dores nos rins ou bexiga.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- López-Romero, P., Pichardo-Ontiveros, E., Avila-Nava, A., Vázquez-Manjarrez, N., Tovar, A. R., Pedraza-Chaverri, J., & Torres, N. (2014). The Effect of Nopal (Opuntia Ficus Indica) on Postprandial Blood Glucose, Incretins, and Antioxidant Activity in Mexican Patients with Type 2 Diabetes after Consumption of Two Different Composition Breakfasts. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. https://doi.org/10.1016/j.jand.2014.06.352
- Hernández-Urbiola, M. I., Contreras-Padilla, M., Pérez-Torrero, E., Hernández-Quevedo, G., Rojas-Molina, J. I., Cortes, M. E., & Rodríguez-García, M. E. (2010). Study of Nutritional Composition of Nopal (Opuntia ficus indica cv. Redonda) at Different Maturity Stages. The Open Nutrition Journal. https://doi.org/10.2174/1874288201004010011
- Medina-Torres, L., Gallegos-Infante, J. A., Gonzalez-Laredo, R. F., & Rocha-Guzman, N. E. (2008). Drying kinetics of nopal (Opuntia ficus-indica) using three different methods and their effect on their mechanical properties. LWT – Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2007.07.016
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.