5 estratégias para promover hábitos saudáveis nos adolescentes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a adolescência como a fase que uma pessoa vive entre os 10 e os 19 anos. Nesta etapa, ocorrem transformações corporais e psicológicas que condicionam a percepção de si mesmo. Por sua vez, a construção da identidade está no auge, por isso é oportuno começar a promover hábitos saudáveis nos adolescentes. Como fazer isso?
Os adolescentes muitas vezes enfrentam o seguinte dilema: “Não sou criança, mas não sou adulto, o que posso fazer?” Sem dúvida, é uma pergunta com muitas respostas possíveis. Portanto, como pais, é conveniente estarmos atentos para poder fornecer as ferramentas necessárias para que se sintam bem. A seguir, veremos algumas recomendações.
Dicas gerais para pais com filhos adolescentes
A adolescência, de acordo com a idade, é dividida em três fases: precoce, intermediária e tardia. Em cada uma, o crescimento é um fator fundamental que deve ser cuidado. Portanto, é necessário criar rotinas saudáveis para um bom desenvolvimento. Quais aspectos devem ser levados em consideração?
Preste atenção à personalidade que eles estão formando
Cada momento da adolescência possui características emocionais que se refletirão na personalidade. Como pais, é imprescindível estarmos atentos a isso, pois assim as preferências dos filhos podem ser canalizadas para atividades do seu agrado e que promovam o seu bem-estar.
Plano de alimentação
Um fator-chave para todas as fases da adolescência é, sem dúvida, a dieta alimentar. Uma boa alimentação é decisiva para o crescimento e para a saúde física e mental. Por isso, é necessário planejar com antecedência as refeições e, se possível, consultar um nutricionista.
Isso certamente vai ser do seu interesse: Transtornos do sono em adolescentes: saiba mais
Promova atividades recreativas
Recreação e esportes são, juntos, um complemento tão importante para a saúde quanto a alimentação. Compartilhar atividades divertidas com adolescentes ajudará a fortalecer os laços afetivos. Além disso, torná-las um hábito promoverá a formação de memórias familiares positivas.
Quais hábitos saudáveis devemos promover nos adolescentes?
Devido ao comportamento dos adolescentes, parece difícil estimular hábitos saudáveis. No entanto, existem algumas estratégias que ajudam a facilitar esse processo. Não deixe de colocá-las em prática!
1. Alimentação
A contribuição nutricional do que os adolescentes consomem é um tema de revisão permanente. Poucas pessoas estão acostumadas a consumir frutas e vegetais diariamente, embora sejam fundamentais para fortalecer o sistema imunológico. Se você tem filhos nesta fase, as seguintes recomendações são úteis:
- Depois de saber quais são as suas frutas favoritas, mantenha o maior número possível pela casa e tente deixá-las sempre à vista. Assim, quando chegar a hora do lanche, esses alimentos estarão sempre por perto. As frutas são boas aliadas porque podem satisfazer rapidamente a necessidade de um doce.
- Certifique-se de nunca pular o café da manhã. Esta primeira refeição do dia é fundamental para a obtenção de energia e nutrientes. Desde que se escolha um alimento de qualidade, ele pode ser muito bom para a sua saúde. No entanto, os adolescentes muitas vezes ignoram isso e optam por consumir alimentos não saudáveis nessa hora do dia.
- Outras boas opções nutricionais são alimentos como oleaginosas e sementes. Por serem fáceis de armazenar, podem ser levados nas atividades diárias para consumir a qualquer hora.
- Promova o consumo de água e bebidas saudáveis. Para isso, uma boa ideia é ter sempre uma garrafa de água à mão. Por sua vez, é necessário garantir que eles não consumam muitas bebidas açucaradas ou refrigerantes. Estes últimos, em particular, podem causar graves consequências para a saúde.
2. Estabilidade emocional
As mudanças do corpo na adolescência podem ser a causa de inseguranças que muitas vezes se manifestam por meio do estresse, ansiedade ou mudanças de humor. Para evitar esses estados emocionais, o ideal é incluí-los em atividades e conversas que lhes permitam desenvolver a sua autoconfiança. Também é conveniente deixá-los desfrutar de momentos de lazer com seus amigos.
3. Esporte e atividade física
Atualmente, existem muitas alternativas para a prática de exercícios. Encontrar um que se adapte ao seu gosto não será difícil. Este é um dos principais hábitos que se pode promover nos adolescentes, pois a médio e longo prazo, é um fator determinante para cuidar da sua saúde.
Algumas atividades simples são as seguintes:
- Caminhar ou correr.
- Esportes (futebol, basquete, vôlei, etc.).
- Treinos e aulas online em casa.
- Passeios de bicicleta.
- Academias.
4. Vida social
Os adolescentes, ao conviverem com outros jovens, colocam em prática muitos dos valores e costumes que aprendem em casa, à medida que vão tomando suas próprias decisões. Portanto, deve haver a possibilidade de interação com seus amigos e, de maneira geral, a sua convivência social. Isso, em grande medida, contribui para que aprendam a ser independentes dos pais.
5. Descanso de qualidade
O descanso é outro fator que você não pode ignorar nos adolescentes. Fazê-lo de forma adequada ajudará sua mente a estar em seu melhor estado para processar as atividades relacionadas ao desenvolvimento do seu conhecimento.
Portanto, é bom proporcionar um espaço confortável em casa onde possam dormir, cochilar e praticar atividades que requeiram concentração e silêncio.
Não deixe de ler: Como os videogames afetam os adolescentes?
Promover hábitos saudáveis nos adolescentes é responsabilidade dos pais
Os pais têm a responsabilidade de promover hábitos saudáveis nos adolescentes; para isso, nada melhor do que o exemplo. É importante que toda a família seja fisicamente ativa, alimente-se bem e pratique atividades que contribuam para o bem-estar físico e mental.
É importante proporcionar os espaços e as condições necessárias para que os jovens possam ter um estilo de vida saudável. Além disso, não podemos esquecer que o apoio e o acompanhamento nesta fase são essenciais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kaplan, L.J. Adolescencia: el adiós a la infancia. Paidós, 1991.
- Lillo Espinosa, José Luis (2004) Crecimiento y comportamiento en la adolescencia. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0211-57352004000200005
- Shaw, Mary E. 1998 Adolescent Breakfast Skipping: An Australian Study Adolescence, Winter 1998, 33(132): 851-861.http://digilib.library.uq.edu.au/eserv/UQ:7963/ms_ad_33_98.pdf
- Bleich SN, Vercammen KA. The negative impact of sugar-sweetened beverages on children’s health: an update of the literature. BMC Obes. 2018;5:6. Published 2018 Feb 20. doi:10.1186/s40608-017-0178-9
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.